Pensando de uma forma útil para a liderança e o trabalho em equipe

As crenças limitantes que mantemos, isto é, o que acreditamos e dizemos a nós mesmos de maneiras que não são úteis para alcançar o que desejamos, geram pensamentos inconscientes negativos através de padrões repetitivos capazes de gerar - e quase sempre geram - consequências no mundo real, e especialmente no mundo ao nosso redor e influências.

Como as Crenças Influenciam a Liderança

No caso de trabalho em equipe, por exemplo, se você acredita ou diz a si mesmo que as pessoas o decepcionarão, então você terá instintos de preservação que o manterão acobardado em seu próprio mundo, os colegas pensarão que você trabalha sozinho por causa do profissionalismo e que você tem uma natureza competitiva e é pouco provável que o apoie, e como você pode ver tudo isso reforça suas “crenças”. Liderança Vice-versa, sempre em trabalho de equipe, se você acredita que as pessoas são colaborativas, então seus instintos o levarão a buscar contato e troca de informações abrindo-se ao mundo, os colegas terão prazer em lidar com você e pensarão que você é uma pessoa útil e capaz de trabalhar em equipe, eles o apoiarão, reforçando suas crenças e fornecendo a você exatamente o que você pensa. Naturalmente, tudo isso segue o conceito de que:

A vida é como um espelho: ela retorna o que somos.

A maneira mais insidiosa pela qual tais crenças realizam seu mundo é precisamente através do comportamento influenciador. Como diz a Dra. Juliana Breines em Psychology Today, se você acredita que é capaz, competente, que merece o trabalho de sua vida, será altamente provável que você perceba todas as coisas que podem levá-lo a esse trabalho e consequentemente encontre as oportunidades que o entregarão diretamente em suas mãos.

Como funciona o mecanismo?

Uma das crenças mais poderosas que existe é:

não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos.

que, para os praticantes de PNL, anda de mãos dadas com:

o mapa não é o território

Imagine um belo caminho através das montanhas, campos verdes, picos de rochas escuras subindo com cumes cobertos de neve, em um belo dia de sol, em meio ao céu azul, em ar fresco e agradável, e você se sente totalmente energizado. Este é o território.

O mapa é o que, de acordo com nossas experiências, distorce de uma forma ou de outra o que está com o que percebemos. Uma pessoa que teve dias de caminhada emocionante em dias como este só falará bem de você e terá excelentes lembranças de tal cenário. Uma pessoa que, durante um dia assim, perdeu um ente querido devido a um acidente nas montanhas, provavelmente terá muito más lembranças do mesmo cenário.

Para ambas as pessoas, a ancoragem ao evento distorce o território, ou como as coisas realmente são, com o mapa, ou o que sabemos sobre essas coisas.

Outro exemplo é a comida com crianças: quantos provam o repolho com base no que vêem e cheiram, e quantos sem saber o que é, provam cegamente e o comem?

Mudando as crenças para ser um líder

Felizmente, o mapa pode ser alterado. E você o faz mudando suas crenças, e olhando as coisas como elas são, em vez de como elas nos fazem sentir ou as âncoras que trazem à tona as lembranças da mente.

Muitas das crenças que temos, ao que parece de vários estudos de psicologia americanos e europeus, são instaladas antes dos 6 anos de idade e são influenciadas por: professores, pais, avós, colegas e jornais de rádio-TV, a internet e tudo mais que se comunica. Tudo isso cria um par de óculos distorcidos que nos fazem perceber o mundo não como ele é, mas como nós somos.

Quando compreendemos que as crenças são simplesmente pensamentos repetidos repetidamente em nossas cabeças, ouvidos ou vistos com nossos olhos, seremos capazes de questionar certas verdades e ser capazes de inspirar outras. E para fazer isso, uma pergunta útil que você pode fazer a si mesmo é:

Como o que eu vivi está afetando o que é?

Tenha o hábito de questionar o que você sabe. A verdade não é uma só, e depende de muitos fatores. Coloque-se em outros planos de observação, pense fora da caixa, seja imaginativo. Seja um líder.