Saiba como fazer uma introdução de TCC e sua relevância

A introdução de TCC é a primeira abordagem para indicar qual tema e quais caminhos foram traçados pelo pesquisador na realização do trabalho final de curso acadêmico.

Homem trabalhando em uma Introdução de TCC

Geralmente, representa um dos primeiros textos que compõem uma monografia, podendo ser antecipada por outros conteúdos textuais como a apresentação, dedicatória, a sinopse e a metodologia empregada na elaboração dos estudos e pesquisas.

Objetivos da introdução de TCC

Devemos ressaltar que o principal objetivo da introdução é posicionar o conteúdo inicial e o tema da pesquisa que compõe o documento para o leitor e demais pesquisadores compreenderem a pesquisa, as análises e demais especificações do estudo em questão.

Através da introdução o autor e pesquisador deve passar informações com exatidão a respeito da intenção de pesquisa.

A introdução permite compreender o contexto do assunto e acompanhar o que será apresentada nas páginas posteriores.

A intenção e tema da pesquisa

A monografia não pode fugir do tema e nem fazer citações aleatórias. A introdução visa informar sobre o tema, pesquisa e trabalho realizado dentro da intenção da pesquisa.

Numa visão prática da escrita, o texto da introdução deve apresentar o tema,  delimitar a área pesquisada e  a problemática que será analisada durante o trabalho da conclusão do curso.

Saiba mais: sobre como fazer referências de acordo com a ABNT

O conteúdo do trabalho de pesquisa

A introdução de TCC deve apontar sobre as questões, problemas e contextos que o tema escolhido está sendo desenvolvido e apresentado através da pesquisa.

A introdução é percebida como um iniciador ou cartão de visitas para o leitor da monografia. É utilizada para situar o leitor sobre o conteúdo.

Dessa forma, a introdução por fazer parte da abertura do documento precisa explicar o contexto em que o tema está inserido e deixar claro o motivo do assunto e do tema.

Distribuição do conteúdo

A parte da introdução não pode ser longa demais e nem curta, sendo essencial explicar os objetivos da pesquisa e as metodologia selecionadas no processo de pesquisa.

Geralmente, a introdução é redigida no formato de texto e deve ter no máximo 10 ou 11 parágrafos.

A introdução pode informar sobre o tema, a questão, o problema, os objetivos e a metodologia utilizada.

O desenvolvimento do TCC

O pesquisador, na hora de determinar o espaço da introdução, precisa desenvolver o conteúdo distribuindo as abordagens iniciais em cada parágrafo da introdução.

Porém, o assunto do desenvolvimento do TCC não pode ser logo apresentado na introdução, o aprofundamento ocorre naturalmente no decorrer do trabalho.

A problematização do tema pode ser abordada e citada na introdução, sempre, focando em algo específico para não confundir o leitor. Sendo importante que um parágrafo seja a sequência do outro.

O que descrever?

Homem pesquisando e fazendo anotações da sua Introdução de TCC

Na introdução o pesquisador por descrever objetivos geral e específicos, os métodos utilizados na pesquisa e os problemas iniciais e centrais da pesquisa.

É indicado fazer apenas um resumo dos tópicos, eles serão desenvolvidos no decorrer da monografia.

Quando for redigir sobre os tópicos e capítulos, use linguagem objetiva, mesmo que haja uma grande quantidade de capítulos, é bom desenvolver o conteúdo em um ou dois parágrafos.

Posteriormente, faça a pergunta problema da pesquisa e acrescente a justificativa. Nessa parte estamos na hipótese da pesquisa que terá a suposta resposta nas páginas posteriores.

Estrutura da introdução de TCC

A introdução de TCC também possui uma estrutura básica, assim como ocorre com as demais partes do documento de pesquisa.

Lembramos que a densidade e tamanho da introdução vai depender muito do tamanho da monografia, também da quantidade de assunto pesquisado.

Dependendo do aprofundamento do tema, a introdução pode ter mais de uma página, mas sem alongar demais o assunto.

Leia a seguir mais dicas sobre a estruturação da introdução e abertura do documento.

Apresentação do Tema e Contexto

Nesta parte do documento, o pesquisador precisa explicar no texto a respeito do contexto em que o tema está inserido. É bom imaginar que o leitor não conhece da área então antes de explicar o assunto específico que será abordado, você deve explicar onde ele está inserido.

Delimitação do Tema

Nessa área o redator e pesquisador do projeto pode explicar o tema dentro do contexto, qual a sua delimitação e qual a importância de se aprofundar.

Problema

Qual problema o projeto pretende resolver? Lembramos que a pesquisa da monografia procura responder a uma pergunta, ou discutir um problema. Permite atingir conclusões e considerações.

Na parte da problematização é explicado qual será o problema a ser respondido pela pesquisa e pesquisador.

Objetivos e metodologia

Nessa parte do TCC o pesquisador deve se preocupar em levantar os objetivos da monografia, abordando os itens e tópicos, sendo apresentado quais os métodos utilizados para atingir esses objetivos.

Onde é colocada a introdução de TCC ?

Geralmente, a introdução tem seu lugar no início do projeto, antes de elaborar o texto, mas é inevitável que durante o processo, e ao final dele, o texto seja revisto para verificar a sua ligação com o restante do conteúdo pesquisado e redigido no projeto.

Formatos

O formato do projeto incide sobre a fonte e formatação que será usada na introdução de TCC.

Ou seja, a fonte usada no trabalho inteiro deve ser a mesma utilizada na introdução, por outro lado, é sempre indicado buscar as normas da ABNT para definir a formatação do projeto.

Orientação

Durante o curso acadêmico, é importante seguir as orientações do professor orientador para a realização da pesquisa, do projeto e conteúdo.

Na abertura do projeto, por exemplo, é indicado adicionar a dedicatória e os agradecimentos. A introdução também ajudará a elaborar uma boa conclusão e indicará caminhos para a continuidade do conteúdo e sua apresentação para a banca avaliadora.

Caminhos a partir da introdução de TCC

Em relação ao TCC, a área dedicada à apresentação e introdução prepara o leitor sobre a ideia prévia do conteúdo. Permite que outros leitores saibam sobre o que você vai falar, como você vai desenvolver a sua pesquisa, quais é a importância do seu trabalho e quais são os seus objetivos na área de estudos.

A linguagem

É necessário manter uma linguagem formal que obedeça às regras das normas da língua portuguesa.

A linguagem pode seguir o padrão do tema apresentado, podendo ser técnica e detalhista ou teórica conforme o segmento de estudos, o curso e linhas pesquisadas.

Melhorando o conteúdo da introdução de TCC

Pensando em apresentar e introduzir o assunto, é importante manter o contexto, o assunto precisa ser  esclarecido para o leitor, que pode não conhecer o tema ou não.

É fundamental manter a restrição do tema, para que ele possa ser investigado sem gerar dúvidas e arestas. A justificativa responderá sobre as razões de se investigar o tema e o assunto.

É necessário convencer o leitor que o seu tema é mesmo importante. Quando for abordar sobre o problema que se refere à base de todo o conteúdo do seu TCC, lembramos que o problema é a questão a ser respondida pela pesquisa.

Ao redigir sobre os objetivos, deve-se estar preparado para observar os objetivos gerais, secundários e específicos, lembrando que o objetivo geral é o seu problema na afirmativa e com um verbo à frente: identificar, analisar, avaliar, verificar, realizar, entre outros.

Os objetivos específicos são as etapas para alcançar o seu objetivo geral. Sendo importante que esses detalhes estejam em um único texto coeso, com início, meio e fim, ligados ao restante do conteúdo do documento da pesquisa.

O que transmitir na introdução de TCC?

Pessoa compondo uma Introdução de TCC

A introdução de TCC permite transmitir aos leitores o contexto do tema, como o tema é abordado na realidade. Permite delimitar o tema para expressar como o assunto será tratado em relação a um problema.

Ressaltamos que antes de finalizar a introdução, seja feito um parágrafo abordando o que vai ser apresentado em cada um dos capítulos do desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

Conclusão

Portanto, a introdução de TCC é parte fundamental na área inicial do projeto. O pesquisador nunca deve fugir do assunto, do tema e da justificativa do projeto, e isso vale também para o artigo que compõe a introdução.

É importante definir o tema e publicar para as pessoas qual é o tema situando o tema num determinado contexto. É fundamental delimitar o tema para dizer exatamente qual aspecto do assunto escolhido a ser tratado.

Para ser aprovado, o documento da pesquisa deve ter uma boa introdução, problema, justificativa, referencial teórico, desenvolvimento, hipóteses, metodologia, capítulos, obedecer às normas da ABNT entre outros detalhes que comporão todos os detalhes do TCC.

É importante manter os estudos em dia e seguir as orientações do professor orientador que possui larga experiência na área de estudos e na elaboração de projetos.

É fundamental que a ideia central seja mantida apesar da sequência dos tópicos que farão parte de toda a pesquisa. A introdução esmiúça os detalhes iniciais do tema e contexto do trabalho de pesquisa.

Confira nosso treinamento de Gestão de Projetos com MS Project: https://www.gradusct.com.br/treinamentos/gerenciamento-de-projetos/

Conheça mais sobre Ishikawahttps://www.gradusct.com.br/treinamentos/fishbone/

Introdução de TCC

0

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.