O que é um relacionamento interpessoal nas empresas?

Você acha que é o único que já teve problema de relacionamento interpessoal na empresa? A boa notícia é que você não esta só, e a notícia melhor é que vamos lhe dar todas as informações para você melhorar neste quesito. Vamos lá!

Um relacionamento interpessoal ou profissional é uma interação contínua entre indivíduos que tem limitações definidas e aceitas por ambas as partes. Normalmente é esperado que este relacionamento seja benéfico para todos os envolvidos, além de criar um ambiente profissional de alta produtividade e solução de problemas.

relacionamento interpessoal
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Seja você um CEO ou um profissional iniciante, reunir-se com outras pessoas é fundamental para o sucesso, e o seu caso não é uma exceção à regra.

Embora a tenacidade, o trabalho árduo, a inteligência e a tomada de decisões corretas sejam elementos significativos na equação do sucesso, os relacionamentos sociais podem abrir portas ou criar obstáculos desnecessários para obter tudo o que você precisa ou deseja.

Entenda que estabelecer uma boa relação profissional é uma arte, cuja vitória não ocorre da noite para o dia, nem pode ser simplificada, especialmente quando há colegas difíceis na equação.

Por que criar relacionamentos profissionais ?

Os seres humanos são animais sociais, e como tais ansiamos por amizade e conseqüências favoráveis. Portanto, é razoável que, quanto maiores e melhores nossos relacionamentos no trabalho, mais felizes e mais efetivos seremos.

relacionamento interpessoal
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Relacionamentos bons de trabalho nos proporcionam outras vantagens: nosso trabalho é muito mais agradável quando temos ótimos relacionamentos com as pessoas ao nosso redor.

Além disso, excelentes relacionamentos nos proporcionam liberdade: em vez de gastar tempo e energia superando os problemas relacionados a relações negativas, podemos nos concentrar em oportunidades.

Relações também são freqüentemente necessárias se esperamos desenvolver nossas profissões. No final, se seu chefe não confia em você, é improvável que ele ou ela pense em você se uma nova posição abrir na empresa. Em geral, a maioria de nós deseja trabalhar com pessoas com quem temos bons relacionamentos.

Clientes, fornecedores e principais interessados ​​são essenciais para o nosso sucesso, sendo assim, é muito importante desenvolver e manter relações com esses indivíduos.

Conforme declarado pela pesquisa em 10 países feita pela empresa Recruiter, os recrutadores disseram que 78% dos candidatos de maior qualidade vinham de referências.

Relacionamento interpessoal não é um procedimento que você fará sozinho. Construir e manter relações profissionais não apenas o ajuda na busca de emprego como também em crescer dentro da sua organização, proporcionando uma sensação de orgulho e prazer.

Benefícios de um bom relacionamento profissional

Para o profissional:

Melhorar a capacidade de cultivar boas relações interpessoais é importante para o crescimento profissional, e pode abrir muitas portas. Veja:

relacionamento interpessoal

Benefício no mercado competitivo: Um especialista com habilidades para gerenciar pessoas, trabalhar em grupo, tem mais oportunidades numa seleção para uma vaga.

Auto-conhecimento: antes de aprender a cuidar de outras pessoas, você precisa aprender como negociar com você mesmo, ver seus erros e onde você precisa melhorar.  O autoconhecimento é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento, e é sem dúvida um grande benefício para os profissionais.

Reconhecimento: quem sabe cultivar boas relações sociais está mais inclinado a se desenvolver em um negócio, além de ter seu trabalho mais respeitado e reconhecido.

Respeito: As pessoas admiram e respeitam aqueles que são empáticos, e entendem como se colocar no lugar do outro, que não desencadeiam conflitos e, portanto, são modestos em reconhecer seus erros junto com os sucessos do outro.

Satisfação: ter o seu trabalho visto como algo que agrega valor gera estabilidade e o crescimento das pessoas ao seu redor, trazendo ainda mais satisfação e motivação, e facilitando o relacionamento interpessoal.

Para a Empresa:

Ao fortalecer as relações sociais em um negócio, é provável que evite problemas, descubra soluções e encontre novas oportunidades para impulsionar os resultados organizacionais.

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Veja algumas vantagens:

Profissionais mais competentes: para que haja melhoria contínua nos resultados, a empresa investe no desenvolvimento dos funcionários, gerando um bem estar, aumentando a produtividade e o relacionamento com as pessoas.

Melhorar o clima organizacional: Um negócio que promove relacionamento interpessoal proporciona um ambiente mais harmonioso para os trabalhadores que, por sua vez, se tornam mais motivados e produtivos.

Maior produtividade: um negócio que investe em relações sociais apresenta melhor produtividade de seus trabalhadores, uma vez que o cenário emocional positivo aumenta a motivação e aumenta o desempenho dos profissionais.

Profissionais mais engajados: utilizando uma cultura organizacional mais aberta amplificam-se comportamentos positivos, além do envolvimento e desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Maior sustentabilidade: usando um bom clima organizacional o trabalhador se sente motivado a alcançar resultados sempre melhores, favorecendo, a longo prazo, a sustentabilidade da corporação.

Redução da rotatividade de funcionários: como o ambiente de trabalho é benéfico, os profissionais sentem-se à vontade para permanecer, interagir e fazer realmente parte da empresa.

Redução de custo: com profissionais muito mais engajados, motivados e bem sucedidos, os custos de rotatividade também serão reduzidos.

Como estão os seus relacionamentos interpessoais?

O que você faz para promover e manter as conexões em seu mundo profissional?

Começar uma relação profissional com a mentalidade de “apenas as coisas do trabalho serão tratadas“, impede você de entender as pessoas importantes em seu negócio.

As pessoas empregam profissionais de que gostam, e também os encorajam e os apoiam a crescer na empresa. A grande maioria dos líderes quer indivíduos engajados e animados em sua equipe, pois fazer somente o trabalho não basta, afinal de contas não somos robôs.

O desenvolvimento desta boa relação deve ser uma parte significativa da sua semana, algo que conscientemente você tem tempo para fazer, e deve ser feito corretamente, ou seja, faça um planejamento antes de iniciar qualquer atividade de aproximação.

Comece a fazer questão de consultar as pessoas nos corredores, e levantar e fazer perguntas importantes e inteligentes em reuniões. Escolha entre 3 a 4 pessoas e faça uma tentativa de ter uma conversa não relacionada ao trabalho semanalmente.

Vá almoçar com seus colegas de trabalho, com seu chefe e também com pessoas que não fazem parte do seu departamento.

Levante da sua cadeira e vá conversar com seu cliente interno, com o externo, com influenciadores na empresa e com seus fornecedores estratégicos.

Estratégias de relacionamento interpessoal para a sua subsistência

A busca por profissionais que trabalham e criam grandes relacionamentos é um pré-requisito nas empresas para o setor de rh e gestão de pessoas.

Desejar desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal é possuir um diferencial de mercado competitivo? Sim, é um grande diferencial para o profissional no mercado atual, e por este motivo separamos algumas dicas para você:

1. Busque o autoconhecimento

Conheça um pouco sobre você mesmo o ajuda a iniciar o processo de entender o outro. Este é o primeiro e mais crucial passo de pessoas que buscam seus próprios relacionamentos interpessoais.

2. Seja comunicativo

Ser comunicativo não falar sem parar, mas entender como abordar um indivíduo com simpatia, criar um diálogo com clareza, objetividade e também saber mais sobre a pessoa.

3. Mostrar interesse por pessoas

Ouça atentamente, seja honesto, mostre interesse real pelas pessoas que se aproximam. Tenha a mente aberta, educada para que as pessoas não sejam artificiais, inibidas ou fiquem desconfortáveis ​​com você.

4. Ouça pessoas

Sorria para as pessoas, isto tornas as pessoas mais receptivas. Se você sorri, as pessoas sorriem de volta e abrem uma oportunidade para você conversar e ouvir atentamente o que elas tem a dizer.

5. Seja atencioso

Sempre respeite as pessoas, do Operador ao Presidente.

6. Assuma seus Erros

Não há mal algum em cometer um erro, e muito menos em o reconhecer. Reconhecer um erro ou uma falha é uma indicação muito maior de humildade, e isso faz com que as pessoas se sintam bem ao seu redor.

7. Simpatia

Sempre tente “calçar o sapato da outra pessoa”, sem julgamento, e tente entender o que ela precisa, e principalmente como você pode ajudar.

8. Dosar a Crítica

Receba e emita críticas com humildade e foco. E ao emitir uma crítica, tente ser gentil e fornecê-la de forma construtiva, para que o outro tenha uma chance de evolução.

9. Preserve os Dentes

Já dizia meu irmão mais velho: “Educação faz amigos e preserva os dentes!”. Isso mesmo que você ouviu! Brincadeiras a parte a educação é uma característica primordial para gerar relacionamentos interpessoais de qualidade, pois todos nós gostamos de lidar com pessoas educadas.

Isto vale para TODOS! Não entendeu?! Vou tentar ser mais explícito: você tem que ser educado com a recepcionista, o faxineiro, o zelador, a copeira, o terceiro, estagiário, seu chefe, diretores, presidentes,….. entendeu agora?!!!!

Algumas palavras que muitas pessoas desconhecem atualmente em algumas empresas: bom dia, boa tarde, bom final de semana, parabéns, feliz aniversário, excelente trabalho, etc…..

Nossa recomendação: seja sempre gentil sempre!

10. Tenha Bom Humor

O costume do bom humor traz inúmeros benefícios ao ambiente corporativo, por exemplo: casamento entre profissionais, diminuição de conflitos e ansiedade, fluidez de ideias, incentivo à criatividade e maior abertura para enfrentar desafios.

11. Fornecer ajuda

Oferecer assistência a um colega que está tendo dificuldades em certas atividades é uma forma de demonstrar preocupação e ser gentil com outras pessoas.

Essa mentalidade iniciará uma onda de cooperação que, por sua vez, criará o ambiente interno mais propício a relacionamentos.

12. Pedir ajuda

Pedir ajuda também é um meio de construir um ambiente de trabalho muito melhor, pois ninguém é uma ilha.

13.  Respeite as Diferenças

Nenhum profissional é igual a outro. Por isso, é crucial que todos os funcionários tenham a capacidade de respeitar as diferenças entre a maioria – seja orientação étnica, espiritual ou sexual.

14. Fuja de Fofocas

Fofocas e discussões infundadas sobre outros trabalhadores apenas contaminam o ambiente de trabalho e atrapalha a coexistência entre cada um dos profissionais envolvidos. Fique longe e tente contrariar esta prática imprudente!

15. Seja Grato

Ser grato a outros profissionais garantirá uma ótima convivência coletiva, além de ser uma boa maneira de mostrar que a gentileza é parte da sua vida profissional.

Plano de Ação?

Agora que você esta armado até os dentes o que vai fazer? Dica: um plano de ação seria bem apropriado agora.

 

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