O que é Qualidade de vida no trabalho?

Qualidade de vida no trabalho é a ocorrência de um conjunto específico de requisitos ou práticas organizacionais. Essa definição freqüentemente afirma que a alta qualidade do trabalho existe quando os métodos de gestão são utilizados corretamente, as tarefas dos trabalhadores são melhoradas, os trabalhadores são tratados com dignidade e as condições de trabalho seguras existem.

qualidade de vida
qualidade de vida: equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Nos últimos anos, o termo “Qualidade de vida” foi usado com freqüência crescente para caracterizar valores específicos como tempo com a família, ambiente de trabalho, Hobbies, etc., que acabaram sendo esmagados ​​pelo crescimento industrial, e pelo desenvolvimento econômico.

O foco das organizações estava no perfil profissional na área de trabalho. Precisamente ao mesmo tempo, muitas empresas não tinham viabilidade em mercados mundiais cada vez mais competitivos, onde não somente os aspectos profissionais eram necessários.

Essas preocupações geraram um crescente fascínio pelas possibilidades de redesenhar a relação com trabalho.

Muitos experimentos organizacionais atuais querem aumentar tanto a produtividade para os negócios, quanto a qualidade da vida profissional para os próprios funcionários.

Qualidade de vida no trabalho identifica a quantidade de satisfação, motivação, participação e dedicação que os indivíduos experimentam conectados às suas próprias vidas no trabalho.

Qualidade de vida no trabalho é o nível em que as pessoas podem atender às suas necessidades pessoais significativas, enquanto trabalham com a empresa.

Empresas interessadas em melhorar a qualidade do trabalho dos funcionários geralmente tentam incutir nos funcionários sentimentos de equidade, segurança, orgulho, democracia interna, posse, liberdade, responsabilidade e resistência.

Elas tentam lidar com os trabalhadores da maneira justa e encorajadora, abrir canais de comunicação em todos os níveis, oferecer aos funcionários oportunidades de participar das decisões que os afetam, e capacitá-los a continuar com seus deveres.

A noção é de alcançar maiores graus de participação e, consequentemente, motivação, aumentando a beleza do trabalho em si, em vez de melhorar somente as condições.

Quem quer qualidade de vida no trabalho?

Todos nós queremos, mas também sabemos que simplesmente não podemos desistir de “trabalhar”, encontrar, compartilhar e criar coisas novas.

qualidade de vida
qualidade de vida: todos querem

Estamos tão ocupados emocionalmente com este assunto, que ele sempre esteve entre as mais importantes das experiências individuais.

Independentemente de quanto as pessoas fazem no trabalho, a maioria de nós possui algum tipo de agenda própria para o trabalho, pois não é raro pessoas trabalharem 14 horas por dia, trabalharem em casa, nos finais de semana, etc.

E com todas essas pessoas tendo a facilidade de continuar a jornada de trabalho em casa usando a Internet, com quantidades crescentes de ansiedade e estresse relacionadas à entrega dos trabalhos, o corpo cobra seu preço: depressão, pressão alta, constante fadiga, burnouts, enfartes, etc.

Uma opção é redesenhar as tarefas para que possuam os recursos balanceados, e redesenhar também as empresas para obter o ambiente necessário para as pessoas.

E dentro desta opção, há a necessidade de fornecer aos funcionários mais que uma tarefa, mais de algo por inteiro que dê mais chance de utilizar seus pensamentos.

A noção é que os recursos humanos devem ser desenvolvidos e não apenas empregados.

Além do mais, o trabalho não deve colocar os funcionários sob tensão indevida.

Não deveria ferir ou degradar sua humanidade. Não deve ser ameaçador ou indevidamente perigoso.

No final, deve trazer, ou deixar intactas ou desenvolver as habilidades dos funcionários para que estes possam desempenhar outros papéis da vida, como o contribuinte, Pai, Mãe, filho, etc.

Em outras palavras, o trabalho deve resultar em progresso social geral.

Motivação

Motivação é um assunto complexo. Implica sentimentos, ideias e experiências prévias excepcionais de cada pessoa, à medida que discutimos uma série de relacionamentos dentro e fora das empresas.

qualidade de vida
qualidade de vida: motive os funcionários

No entanto, a motivação pode ser descrita como a entrada de um indivíduo para agir positivamente em determinado assunto, atividade ou projeto, não porque ele é obrigado, mas porque ele quer.

A motivação não é linear, ou seja, se o funcionário que estava motivado, ficar desmotivado devido ao ambiente de trabalho, a recuperação desta “motivação” é  muito lenta.

Abaixo temos alguns itens que as empresas devem trabalhar para melhorar, sensivelmente, não somente a motivação no ambiente de trabalho, mas todos os aspectos de qualidade no trabalho:

-Elevar produtividade individual, responsabilidade e dedicação dos funcionários.
-Estabelecer plena comunicação em todos os níveis e mais ainda com a trabalho em equipe.
-Melhorar o moral dos trabalhadores.
-Reduzir o estresse organizacional.
-Melhorar os relacionamentos dentro e fora da empresa.
-Melhorar as condições de trabalho e segurança.
-Patrocinar programas de desenvolvimento dos empregados.
-Aumentar a satisfação dos funcionários.
-Fortalecer a aprendizagem no local de trabalho.
-Gerenciar a transição de mudanças que ocorrerem, suavizando seus impactos

– Garantir remuneração adequada e justa.
-Prover ambiente saudável.
-Criar oportunidade de crescimento.
-Promover a integração social na organização do trabalho

Aspectos a se trabalhar para aumentar a competitividade e melhorar o ambiente:

-Melhorar desempenho da organização através do desenvolvimento de pessoas.
-Ter maior cooperação e trabalho em equipe dentro, e entre todos os níveis da organização e áreas.
-Melhorar desempenho de qualidade.Maior comprometimento com os valores e objetivos da organização.
-Focar no desenvolvimento de uma organização de qualidade.

-Melhorar comunicação.
-Melhorar moral.

-Melhorar compreensão de qual é o melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
-Redução do estresse.
-Mudar o estilo de liderança: ao invés de mandar, é importante mostrar o objetivo da ação.

-Implantar sistema de avaliação de desempenho.
-Criar sistema de sugestão
-Ter flexibilidade nos horários de trabalho

Dicas para você que é líder ou será um:

qualidade de vida
qualidade de vida: dicas

-Divertir-se no trabalho e melhorar a qualidade de vida tem sido associado à maior participação e produtividade dos funcionários, além da retenção dos mesmos.

-Estudos recentes revelam que o prazer no trabalho também reduz os cuidados de saúde dos funcionários, e aumenta o bem-estar geral do empregado.

-A pesquisa prova que os funcionários mais felizes recebem 66% menos licenças médicas, e pode aumentar consequentemente o humor dos colegas de trabalho.

-Possuir um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e o prazer não apenas aumenta a disposição, mas também a produtividade.

-Um estudo idêntico relatou que funcionários satisfeitos relataram passar 80% da semana em assuntos relacionados ao trabalho, enquanto funcionários menos satisfeitos gastam apenas 40% do tempo.

Seguem algumas dicas:

1 – Equipes e pessoas trabalham muito melhor sem microgerenciamento:

  • Os trabalhadores têm que ter liberdade para pensar por si mesmos e tomar decisões.
  • Para poder produzir efeitos excepcionais, interrompa o microgerenciamento.

2 – Reconheça os trabalhos bem feitos:

  • Como algo tão simples pode melhorar a qualidade do trabalho?
    • À medida que a Geração Y começa a se tornar uma das maiores demografias da força de trabalho, eles dependem do reconhecimento constante.
    • Como líder você tem que ter sempre algo positivo a dizer sobre seus funcionários e seu trabalho.
    • Não confie no antigo princípio se você não disser nada, o que significa que está tudo bem, porque a Geração Y considera isso como algo pior.

3 – Recompense:

  • Recompensas e outras formas de manter os funcionários felizes farão com que eles sintam que seu esforço está sendo reconhecido, e que a empresa precisa deles.
  • Estabeleça metas, recompense se cumpridas.
  • Tem metas de produção que precisam ser atendidas até o final do dia?
    • Defina um objetivo e faça algo divertido se o objetivo for alcançado.
    • Dar a seus funcionários um desafio ao longo do dia lhes dará algo para trabalhar, e geralmente eles vão acima, e além para cumprir a meta.
    • Por exemplo, concentre-se nas metas de produção ou prazos que devem ser cumpridos. Se os encontrarem antes do horário, saiam para happy hour na companhia, estendam seus almoços ou, se for viável, deixe-os levar meio dia. Essas recompensas simples revitalizarão seus funcionários e darão a eles mais impulso para produzir os mesmos resultados fora de um sistema de recompensas.

4 – Desafie seus funcionários:

  • Para dar um passo adiante na definição e cumprimento de metas, desafie seus funcionários com novas tarefas que possam estar fora da função de trabalho.
  • Você tem algum problema em sua organização que precisa ser corrigido?
    • Desafie um funcionário a liderar um grupo de trabalho ou comitê para identificar, avaliar e apresentar uma solução.
    • Fazer com que os funcionários sejam parte de uma mudança maior irá encorajá-los, e manter a qualidade de sua produtividade.

5 – Entrosamento:

  • A comida pode ser um poderoso motivador de curto prazo para o seu local de trabalho.
  • Por exemplo: café da manhã no departamento, almoço fora da fábrica, happy hour, etc.
  • Mas o líder não deve falar sobre trabalho, mas sim estreitar os laços com sua equipe nestes momentos.

planejamento estratégico

10

    2 replies to "Qualidade de Vida no trabalho: 05 dicas para melhorar este tema"

    • Ana

      Boa tarde – adorei o artigo. Todos nos queremos ter um bom trabalho que pode melhorar a qualidade da nossa vida. Infelizmente az vezes isso demora, ou seja impossivel para implementar – por isso devemos fazer tudo o que possivel para não deixar os problemas ultrapasssar os momentos lindos na nossa vida. Minha unica dica: Planeja e organiza de qualquer forma – Eu utilizo kanbantool.com, mas az vezes tambem caneta e papel 🙂 – Vida bem controlad por ti mesmo, parece vida mais feliz 🙂

      • Marcello Soares Gomes

        Muito obrigado pelos comentários Ana! Obrigado, Marcello

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.