Plano de Carreira

O Plano de Carreira ou Processo de Planejamento da Carreira engloba atividades para que haja a descoberta de um plano de carreira, incluindo autoavaliação, pesquisa, experimentação, tomada de decisão, procura de emprego e aceitação de uma oferta de emprego.

“Onde você pretende estar em 5 anos? E em 10 anos?”

Geralmente ouve-se essas questões em entrevistas de emprego. Mas você certamente deve ter pensado isso depois ou antes da entrevista, quando se perguntou se a sua trajetória profissional reflete a carreira certa para você.

Primeiro: não existe “carreira certa”. Liberte-se desse tipo de dogma e saiba que é comum que todas essas perguntas permeiem a nossa vida profissional.

Por isso, numa etapa antes do planejamento, onde geralmente mora muita ansiedade, você precisa considerar que:

  1. Você vai mudar, e o mundo também
  2. O mercado vai continuar mudando, setores e profissões podem seguir se extinguindo ou modificando
  3. Você vai aprender muito mais sobre o que é bom para você; será difícil prever o que será bom. O melhor é continuar mudando.

Por mais que a gente faça o exercício de antever alguns cenários, é muito provável que, com a velocidade das mudanças, que vivemos hoje em dia, tudo esteja um pouco diferente antes que os planos sejam concluídos, pois isso a importância da revisão periódica. Ainda assim, só existem benefícios ao traçar um planejamento de carreira!

Estabeleça um Plano Flexível

Pense alternativas usando linhas de fundo, como planos A, B e Z. As macro propostas devem estar baseadas em:

  • Prazos – pense em curto, médio e longo espaço de tempo
  • Riscos – calcule com você vai programar-se economicamente para enfrentá-los
  • Pesquisas – entenda quais pesquisas serão necessárias para estabelecer as metas
  • Nível de segurança – verifique o seu nível de segurança para implementar as ações: sente-se seguro, muito repleto de incertezas ou pode arriscar?

Por exemplo:

Plano A – será a opção que você quer seguir, estando confiante sobre o que quer fazer em médio prazo.  Você considera a melhor opção e, se ainda está inseguro com este plano, será importante experimentar várias opções de diferentes de carreira antes de decidir-se por esta. Ainda sente muita insegurança quanto a essa opção? Então planeje fazer mais pesquisas, informe-se sobre suas possibilidades e vá sedimentando esse caminho com paciência.

Plano B – aqui você concentra alternativas promissoras, próximas das quais você poderá utilizar e pensar, caso o Plano A não funcione como deveria. Certifique-se de que seja uma escolha consciente, tanto quanto o plano A, e verifique seu nível de segurança em médio e longo prazos, quando pensar em colocar o plano B em prática.

Plano Z – essa é uma opção temporária, caso tudo de errado. É uma alternativa fácil de conseguir, você se sente seguro para enfrentá-la por um tempo e saberá que correrá riscos maiores.

 

Importantíssimo:  revise seu plano, pelo menos uma vez ao ano! Não tenha medo de lançar mão de técnicas e ferramentas que te auxiliem a evitar percalços previsíveis.

Plano de Carreira em 4 passos

 

  1. Determine onde quer chegar;
  2. Saiba onde você está;
  3. Escolha a rota;
  4. Descubra os atalhos;

Tendo em conta as alternativas que você já verificou, passe a pensar a sua carreira olhando o horizonte. Enxergue as possibilidades com organização e sistematização, em cada etapa.

1)Primeiro passo: determine onde quer chegar

Agora sim, pense onde você quer estar. Visualizar seus objetivos pensando em que cidade quer morar, o mercado que pretende atuar, tipo de trabalho que vai realizar e o nível hierárquico que almeja alcançar.

Os questionamentos podem soar muito abstratos, mas a finalidade aqui não é encontrar respostas definitivas para todas essas perguntas, e sim traçar o seu perfil profissional.

2)Segundo passo: saiba onde você está

“Conhece-te a ti mesmo.” A filosofia grega já apontava que o autoconhecimento é uma das chaves para a evolução. Planejar a carreira exige saber quais são suas habilidades e quais as habilidades que deverá adquirir para chegar à meta final. Você estabelece o ponto em que está e visualiza o ponto onde quer chegar, o caminho entre eles será o seu plano de carreira.

Reflita sobre perguntas abstratas novamente: é feliz exercendo a função atual? O que mais te satisfaz nessa ocupação? O que não gosta de fazer? Consegue identificar quais as palavras que definem esses problemas?

 

3) Terceiro passo: escolha a rota

Sabendo quais são os pontos de saída e chegada, você consegue dividir o caminho em rotas. Os caminhos percorridos serão as metas a serem cumpridas passo a passo, e cada uma delas precisa ter um prazo para conclusão. Exemplo: determine percorrer a distância entre A e D, em 15 dias. E assim por diante.

Lembre-se: quando não há meta, nem prazo, não existe o compromisso! Divida seu plano em planos menores, assim as chances de sucesso aumentam substancialmente, assim como a motivação para conquistar cada passo se mantém em alta, em todo o trajeto.

 

4) Quarto passo: descubra os atalhos!

Para todo caminho, pode existir uma maneira mais eficaz e rápida de chegar: antecipe-se! Descubra quais são os atalhos perguntando para quem já está nos cargos que você almeja alcançar. Peça direcionamento para seu gestor, pergunte sobre a trajetória percorrida até ele chegar à sua posição. Entenda as evoluções mapeando o que foi importante para essas pessoas, enquanto percorriam o caminho até lá.

Nessas conversas você vai mapear as capacitações que, talvez ainda necessite, pesquisar novos cursos, aprimorar o conhecimento técnico ou estudar outros idiomas. Tudo isso é atalho! E pode te guiar mais rápido para o ponto de chegada.

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