O que é o PERT?

O PERT é uma ferramenta de planejamento de gerenciamento de projetos usada para calcular o tempo necessário para concluir um projeto de maneira realista.

pert

PERT significa “Program Evaluation Review Technique” ou em português: técnica de revisão de avaliação de programas.

Estes gráficos são ferramentas usadas para planejar tarefas, facilitando muito o agendamento e a coordenação dos membros da equipe e das próprias tarefas.

Foram criados a partir da década de 1950 para ajudar a gerenciar a invenção de armas, e projetos de proteção para a Marinha dos EUA.

Enquanto o PERT foi lançado na Marinha, o setor privado deu origem simultaneamente a um procedimento idêntico chamado Caminho Crítico ou em inglês Critical Path.

O PERT é semelhante ao caminho crítico, pois ambos são usados ​​para visualizar a linha do tempo, e o trabalho que deve ser executado para um projeto.

Mas com o PERT, você cria três cotações de tempo distintas para o trabalho: calcula o menor tempo possível para cada tarefa, a quantidade de tempo mais provável e a maior quantidade de tempo que os trabalhos podem levar se as coisas não saírem como planejado.

Um gráfico PERT usa círculos ou retângulos denominados “nós” para indicar eventos ou pontos de referência do projeto.

Esses nós são conectados por vetores ou linhas, que representam vários trabalhos. São usados nos dias de hoje ​​para projetos de um modo geral, mas quando foi concebido era usado para projetos complexos.

Trabalhos dependentes são tarefas que devem ser executadas de uma maneira específica. Por exemplo, para entregar um produto ao cliente, é necessário produzir o produto, ou seja, a tarefa “entregar” é dependente da tarefa “produzir”.

Há também as tarefas que são executadas concomitantemente, ou seja, em paralelo. Este tipo de tarefa é independente das demais que estão sendo feitas no mesmo tempo.

Exemplo: durante o processo de fabricação do produto acima, podemos ter uma atividade que é verificar o transporte adequado para o produto.

Vantagens

Um gráfico PERT possibilita que os gerentes avaliem o tempo, e os recursos necessários para gerenciar um trabalho.

Isso inclui a capacidade de rastrear ativos necessários durante qualquer período no decorrer de todo o projeto.

A análise PERT incorpora dados e informações de vários departamentos. Isso incentiva a responsabilidade de cada departamento envolvido.

Além disso identifica todas as partes responsáveis ​​em toda a organização, aprimora a comunicação durante o projeto, e permite uma dedicação dos recursos aos trabalhos que estejam conectados ao posicionamento estratégico.

Finalmente, os gráficos PERT são úteis para análises hipotéticas. Compreender as possibilidades relativas ao fluxo e recursos do projeto permite que a administração realize a rota de projeto mais eficiente e útil.

Desvantagens

O uso de um gráfico PERT é extremamente subjetivo, e está sujeito à expertise de quem o administra, pois as tarefas, prazos e recursos são definidos pelas pessoas, e em muitos casos pelo próprio gerente do projeto.

  • Por este motivo os gráficos PERT podem incluir dados não confiáveis ​​ou estimativas erradas de tempo, recursos e custo.
  • Gráficos PERT são focados no prazo, e podem não se comunicar completamente períodos corretos de pagamentos de terceiros por exemplo.
  • Muitas vezes não há a atualização devida dos gráficos, o que é um erro passível de acontecer e seus desdobramentos podem custar muito caro para pessoas e empresas.
  • Os gerentes de projeto ou responsáveis pelos gráficos devem garantir que todas as informações estejam atualizadas no tempo devido acordado.

Para que podem ser usados?

Os gerentes de projeto podem utilizar gráficos PERT para resolver os seguintes problemas:

  • Planejar um cronograma realista para a conclusão do projeto.
  • Identificar o caminho crítico: determinar o caminho que demanda maior tempo para completar o projeto, pois quaisquer falhas nessas tarefas afetarão a conclusão do projeto total.
  • Identificar tarefas que podem ser realizadas simultaneamente.
  • Identificar tarefas que precisam ser compactadas se o tempo total do projeto tiver que ser reduzido.
  • Identificar o período de folga, em que as tarefas específicas não são tão críticas quanto o prazo geral.

Como fazer um gráfico PERT?

A preparação do PERT implica as seguintes medidas:

  1. Identifique as atividades e marcos específicos.
  2. Verifique a seqüência correta das ações.
  3. Veja os recursos e tempo para cada atividade.
  4. Anote as dependências.
  5. Atualize o calendário marcando feriados e dias inativos.
  6. Crie o PERT. (caso queira veja abaixo nosso vídeo de como criar um PERT).
  7. Atualize o gráfico PERT à medida que o trabalho progride.

Softwares para PERT:

Fizemos um levantamento de algumas ferramentas que podem lhe ajudar a construir o PERT.

Verificamos que a primeira opção GanttProjet é uma aplicação livre, simples e uma boa opção para gerenciamento de projetos.

Caso queira pode assistir nosso vídeo de como baixar, instalar e usar o GanttProject: https://app.popt.in/landing/b57de5cd28a57

1. GanttProject

Este é um dos melhores softwares para gerenciamento de projetos se você deseja não gastar.

pert

pert

Muito fácil de instalar e usar, e decidimos fazer um tutorial simples para você aprender a instalar, usar e gerar o básico para uma boa gestão de projetos, incluindo GRÁFICO PERT, carga de trabalho por pessoa e gráfico de gantt.

2. LucidChart

Mantenha seus projetos no prazo, e funcionando sem problemas com gerador de gráfico PERT da Lucidchart.

pert

Como nosso software de gráficos PERT é baseado em nuvem, você pode manter sua equipe na mesma página, independentemente de onde eles trabalhem ou de qual sistema operacional eles preferem.

3. Visual Paradigm

Mantenha-se competitivo e receptivo a mudanças mais rápidas e melhores no mundo digital.

pert

Simula visualmente a execução do processo de negócios para estudar o consumo de recursos (por exemplo, recursos humanos, dispositivos etc.) ao longo de um processo, avalia custos, identifica gargalos, testa as possíveis opções de melhoria de processos sendo implementadas em negócios reais.

4. PERT Chart Expert

Os gráficos PERT são muito mais do que fotos bonitas, e é por isso que você precisa de mais do que um quadro branco para desenhá-los.

A representação gráfica pode esclarecer falhas óbvias em sua programação, mas o poder real da PERT está no cálculo instantâneo de linhas de tempo com cada alteração em seu fluxo de trabalho.

O PERT Chart Expert permite fácil clicar, preencher e arrastar e soltar o design de suas dependências, e torna os cálculos ainda mais fáceis – porque o software faz tudo automaticamente!

pert

O software integra-se ao Microsoft Project, porque os projetos são o objetivo completo do gráfico PERT.

Um botão “PERT” é adicionado ao Project, e pode gerar instantaneamente gráficos para projetos existentes.

Se você não fizer o download da demonstração gratuita e tentar com as tarefas atuais, não saberemos o que dizer. Exceto “faça isso”.

5. Project Manager

Crie, monitore e compartilhe seus planos de projetos on-line, com várias visualizações para sua equipe. À medida que trabalham em tarefas, o seu plano de projeto é atualizado automaticamente em tempo real.

pert

Capacite sua equipe com gerenciamento fácil de tarefas para todos os seus projetos. Eles podem ver quais tarefas precisam fazer hoje em suas próprias listas de tarefas pessoais, mesmo que você os tenha atribuído a vários projetos ao mesmo tempo.

6. Visio PERT

O lugar mais simples para começar é com o software que você já tem. Se você já possui o Visio, a Microsoft fez um tutorial rápido para criar seu próprio gráfico PERT.

pert

Não é automatizado, tornando-o um passo melhor do que desenhar o seu em um pedaço de papel, mas esse passo é “poder projetá-lo em reuniões ou enviá-lo para as pessoas”.

7. Microsoft Project

O software Microsoft Project continua sendo uma das opções mais populares disponíveis no mercado, pois pode ser uma das mais econômicas – especialmente se sua organização já estiver investida no Office 365.

pert

Ajudá-lo a fazer as escolhas certas
Um requisito fundamental é que ele o ajude a tomar decisões sobre o gerenciamento de recursos, custos, pessoas e equipamentos de uma maneira que resulte no maior valor comercial.

Prever resultados futuros
Algo inesperado sempre acontecerá. Portanto, os riscos precisam ser planejados. O que é necessário é uma solução que forneça insights e previsões para ajudar os projetos a serem executados sem problemas.

Visualize o que está acontecendo
Os gerentes de projeto precisam ser capazes de ver o que está acontecendo. As melhores soluções geram relatórios claros e concisos sobre como os projetos se desenvolvem, para que você possa acompanhar o progresso (e a falha) e fazer as escolhas certas usando relatórios em tempo real.

Permitir colaboração
Muitas vezes negligenciada em ferramentas de PPM, a comunicação é vital. Todo mundo precisa saber o que está acontecendo, o que é esperado deles e ser alertado quando novas tarefas são atribuídas a eles. Além disso, os usuários precisam relatar qualquer barreira imprevista, pedir orientação quando necessário e compartilhar documentos e arquivos.

Conheça mais sobre o nosso Green Belt Especialistahttps://www.gradusct.com.br/treinamentos/green-belt-especialista-combo/

probabilidade

10

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.