24 tipos de Engenharia- Qual é a melhor opção para você?

 Para o estudante que gosta de cálculos, área de exatas e projetos, ele deve ficar atento aos tipos de Engenharia que são oferecidos em cursos acadêmicos e técnicos.

Mulher trabalhando em um dos tipos de Engenharia

O mercado sempre demanda por mão de obra especializada e de alto nível. Na área da engenharia existem diferentes cursos específicos que oferecem formação e visão aprofundada sobre cada tipo de setor produtivo e automotivo.

É importante ficar atento na hora de escolher uma profissão na área, pois cada tipo de graduação apresenta características  próprias.

Os tipos de engenharia

Existem várias áreas de conhecimento no ramo da engenharia e das exatas. É importante que o estudante e o pesquisador tenham habilidades com números, cálculos e projetos de alto envolvimento científico.

Assim como ocorre com todos os profissionais de diferentes carreiras, o engenheiro não pode errar, o seu erro pode comprometer uma edificação, o sistema de segurança, a qualidade de estradas e até de máquinas numa linha de produção.

Até o computador e o celular que vocês está usando agora teve a colaboração de um engenheiro que aplicou seus conhecimentos para aprimorar os equipamentos de informática, de construção de antenas de sinais, entre outros aspectos.

Tipos de graduação

O estudante da área pode realizar as graduações tradicionais e se especializar ainda mais através de cursos de pós-graduação. Existem cursos técnicos que visam formar mão-de-obra técnica para o mercado de trabalho.

Porém, o curso superior permite a formação em nível superior certificando o formando a se tornar num engenheiro pleno com a capacidade de assinar e orientar projetos.

A seguir apresentamos uma lista com os principais cursos e tipos de engenharia para orientar os futuros engenheiros a se tornarem mais competentes e bem formados.

1 – Engenharia Aeronáutica

É uma área de conhecimento da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais.

O profissional que atua como engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites.

2 – Engenharia Ambiental

É um setor da engenharia dedicada para o desenvolvimento econômico sustentável. Uma das formas de aliar a produção com o meio ambiente, é através dos sistemas de gestão ISO, conheça mais sobre a ISO 9001 e ISO 14001 

Visa criar projetos que respeite os limites dos recursos naturais. O profissional que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas.

3 – Engenharia Cartográfica

É uma área da engenharia que trabalha e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. O engenheiro cartógrafo faz pesquisas de campo e cálculos para elaborar mapas e cartas impressas ou digitais.

4 – Engenharia da Computação

Refere-se ao conjunto de conhecimentos aplicados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos.

O profissional que atua como engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software.

5 – Engenharia de Alimentos

Homem fazendo experimento com alimentos, um dos tipos de Engenharia

Essa área da engenharia está envolvida com as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados.

Em tempos nos quais repensamos a produção de alimentos e o desperdício, o engenheiro especializado em alimentos cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal.

6 – Engenharia de Controle e Automação

Atua na área da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial.

Esse engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral.

7 – Engenharia de Horticultura

Entre os tipos de engenharia, essa área é a menos conhecida pelos estudantes.

Esse profissional lida com os conhecimentos usados no cultivo de plantas medicinais e ornamentais.

Atua também na silvicultura e na produção de hortifrutigranjeiros. Ele aplica tecnologia de ponta no cultivo de frutas, verduras, legumes, plantas ornamentais, medicinais e aromáticas.

8 – Engenharia de Minas

É a área de conhecimento que se envolve com a pesquisa, a prospecção, a extração e do aproveitamento de recursos minerais. O profissional engenheiro desta área trabalha com projetos de minas localizadas em jazidas e analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local.

9 – Engenharia de Petróleo e Gás

Essa área cresceu muitos entre os anos de 2005 e 2014 no Brasil, É referente ao conjunto de técnicas usadas para a descoberta de jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural.

O profissional em engenharia de petróleo e gás trabalha em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas.

10 – Engenharia de Segurança do Trabalho

É a área de conhecimento responsável pela prevenção de riscos à saúde e à vida do trabalhador. O engenheiro de segurança do trabalho atua para assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidente sem sua atividade profissional.

11 – Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista atua em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio.

Ele também planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.

Esse profissional é muito demandado no mercado atual de energia elétrica.

12 – Engenharia Florestal

Esse engenheiro trabalha no estudo e no uso sustentável de recursos florestais.

Ele avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja o modo a preservar a flora e a fauna.

13 – Engenharia Industrial

O engenheiro industrial trabalha para cuidar dos recursos necessários à produção industrial. Essa área de estudos é muito concorrida nas universidades.

É visto como o profissional que atua no chão de fábrica para acompanhar de perto a utilização e a manutenção da infra-estrutura industrial, como redes de água e de gás.

14 – Engenharia Mecatrônica

Uma área recente entre os tipos de engenharia. Ela desenvolve e executa projetos de automação industrial.

O profissional é referido como engenheiro mecatrônico com a capacidade de projetar e operar equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias.

15 – Engenharia Naval

Mulher à bordo de navio exercendo um dos tipos de engenharia

Outra área muito concorrida nos vestibulares e no mercado, é a área da engenharia naval.

Ela exige do profissional atenção ao projeto geral, sobre a construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos.

16 – Engenharia Sanitária

É a área da engenharia dedicada para o projeto,a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto.

É uma das áreas que devem crescer muito no Brasil, devido à demanda por obras nas áreas de redes de esgoto.

17 – Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária

Envolver os conhecimentos utilizados na cadeia produtiva têxtil, o engenheiro desta área precisa ter conhecimentos na fabricação de fios até a comercialização do produto final.

18 – Engenharia Acústica

Abrange o conjunto de conhecimentos usados para o desenvolvimento de  novos sistemas eletroacústicos e para determinação da intensidade de ruídos e vibrações.

O profissional é referido como engenheiro acústico e trabalha com o desenvolvimento de técnicas e equipamentos para controlar o ruído ambiental.

19 – Engenharia Agrícola

Outra área disputada entre os tipos de engenharia é a Engenharia Agrícola. Envolve as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agropecuários.

O engenheiro agrícola é responsável para projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola.

20 – Engenharia Biomédica

É uma área da engenharia que cresceu muito nos últimos tempos. Essa área de conhecimento atua no desenvolvimento de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, dedicados para diagnóstico ou tratamento terapêutico.

O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção preventiva.

21 – Engenharia Civil

Essa área é clássica e tradicional, pois permite o trabalho de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas,barragens, canais e portos.

Os cursos de Engenharia Civil estão entre os mais concorridos. O profissional que atua como engenheiro civil tem como capacidade a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local.

22 – Engenharia de Materiais

Nessa área o profissional graduado atua para a pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais existentes.

O profissional pode se envolver com pesquisas, criação de materiais, estudos com resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas.

23 – Engenharia de Produção

Entre os tipos de engenharia, essa é uma das mais procuradas pelos estudantes.

O engenheiro de produção é responsável pelo gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais para otimizar a produtividade de uma empresa.

24 – Engenharia de Telecomunicações

Homens trabalhando em torres de comunicação, um dos tipos de Engenharia

É uma área que exige conhecimentos para a operação e a manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. O engenheiro de telecomunicações trabalha para a implantação de redes de telecomunicações.

Plano de carreira

É fundamental que o profissional tenha um plano de carreira sempre se atualizando realizando cursos de extensão e de pós-graduação para absorver novos conhecimentos.

O mais indicado é avaliar os objetivos profissionais e a área de atuação desejada.Não existe o engenheiro pleno que atua em todas os tipos de engenharia apresentados neste artigo.

É natural que cada estudante e profissional busque a sua área de especialização e atuação.

Determinado nível de formação pode ser alcançada através de um curso superior, enquanto que outros níveis de formação exigirão a realização de uma pós-graduação.

O conhecimento em exatas e ciências aplicada é fundamental para o profissional que está atuando em uma área específica e deseja se aprofundar sobre o assunto.

A formação e a carreira precisa ter um projeto sistemático, porém adaptável às suas reais necessidades profissionais para o mercado.

O futuro engenheiro precisa fortalecer os seus conhecimentos e o seu crescimento profissional. Buscando sempre o benefício de um currículo que será analisado de forma positiva nas organizações pelos recrutadores das empresas.

É importante verificar quais áreas estão com maior oportunidade no mercado tentando equilibrar as oportunidades de mercado com a aptidão natural.

Lembramos que a Engenharia é uma área importante tanto para a infraestrutura do país como um todo como para a economia. É orientado que profissionais sempre busquem especializações e conhecimentos aplicados ao seu trabalho.

Outras áreas

O pesquisador e o estudante podem pesquisar por outras áreas de engenharia para complementar sua formação e área de atuação caso já seja formado.

As colaborações da área da Engenharia para o desenvolvimento de um país e da sociedade são fundamentais. É importante valorizar a atuação desses profissionais.

Afinal, como seria o dia a dia das pessoas nas grandes cidades sem edificações, estradas e linhas de energia?

Dessa forma podemos analisar que a engenharia faz parte da vida das pessoas.

Podemos estimar que a Engenharia está presente na vida de todo mundo. Dentre as mais tradicionais temos a Engenharia Civil que é responsável pelo planejamento, execução e gerenciamento de edifícios, casas, viadutos, barragens, portos, pontes, estradas, canais, entre outras estruturas.

Conclusão

Apresentamos nesse artigo as 24 áreas de engenharia mais conhecidas na atualidade. Porém, há outras áreas cujas graduações e pós-graduações podem habilitar o profissional com conhecimento de alto nível.

Nas universidades entre os principais cursos de engenharia a área de conhecimento de  engenharia, produção e construção delimitada pelo MEC pode incluir ainda outros cursos como agrimensura, tecnologia e aeroespacial, por exemplo.

Escolha uma instituição que seja referência na área de seu interesse e que apresente alto reconhecimento.

É fundamental investir em um curso de pós-graduação oferecido por uma organização qualificada.

O estudante deve avaliar cada curso e cada oportunidade perguntando sobre a instituição, verificando se os cursos de graduação e pós-graduação são destinados para a engenharia com representatividade.

Depois da graduação, é importante que o aluno invista num curso de pós-graduação e extensão.

Portanto, além de significar uma oportunidade profissional no mercado de trabalho, os projetos de um engenheiro são muito essenciais para a organização do dia a dia social e laboral de uma sociedade.

Os tipos de engenharia oferecem diferentes cadeiras para o desenvolvimento de conhecimento e especialização do estudante e do pesquisador já formado.

É importante analisar cada área de conhecimento para o desenvolvimento de conhecimentos antes de se inscrever no vestibular ou se matricular no curso.

Atualmente, em pleno século XXI o profissional em engenharia terá bastante campo de atuação com a geração de novas oportunidades de pesquisa e trabalho. O site de empregos Adzuna conta com milhares de vagas nos mais diversos tipos de engenharia em todo o Brasil.

Se inscreva em no curso GRATUITO de Lean Manufacturing: http://bit.ly/2MlLZ0m

Aprenda mais com o nosso Treinamento de Ishikawa:  http://bit.ly/2Z5KZPM

Veja nosso post sobre Poka-Yoke: http://bit.ly/2Mo4j90

 

Imagem mostrando um dos tipos de engenharia

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.