O que é o Six Sigma ou Six Sigma

Six sigma é uma metodologia para a eliminação ou redução de variabilidade em todo e qualquer processo ou atividade, independentemente do setor em que esteja inserido. É mundialmente usado por trazer resultados consistentes a empresas e organizações espalhadas pelo globlo, como GE General Electric, Motorola e outras.

Six Sigma ou Six Sigma (em inglês) é ter 3.4 defeitos em um milhão de Oportunidades. O equivalente a dizer:3.4 defeitos em 1 Milhão de produtos produzidos.

six sigma

A definição simplificada de Six Sigma acima é muito mais complexa do se parece, pois na realidade o que se deseja é reduzir a variabilidade dos processos.

E tudo varia, desde a temperatura do ambiente até o hábito de consumo dos clientes de modo geral, mas a velocidade destas variações e mudanças vem crescendo em ritmo acelerado graças ao crescimento da tecnologia e ao próprio conceito de globalização das multinacionais. Isso reflete em todo o cenário mercadológico.

Para acompanhar esse turbilhão de mudanças, a indústria precisa em tempo recorde se reposicionar. E então cada vez mais a busca pelo aperfeiçoamento vira uma corrida de gigantes.

Aquele velho ditado em que diz “Tempo é dinheiro” nunca foi tão real no mundo das transformações. E aí eu pergunto: Onde entra o Six Sigma nessa corrida?

A metodologia Six Sigma alia, por exemplo, o método DMAIC (Fase Definir à Controlar) com ferramentas como :

  • correlação
  • regressão
  • testes hipóteses
  • dentre outras

Cria-se um diferencial competitivo através aumento da satisfação do cliente e mapeamento de seus hábitos de consumo para melhor atende-lo.

Mas qual a grande mudança afinal?

O que mudou de lá pra cá foi a uso das habilidades e talentos de cada organização por meio das pessoas. O Six Sigma preza reconhecer esta união, uma vez que, conceitos, métodos e ferramentas não se sustentam sem pessoas, e bons resultados devem ser incentivados e comemorados.

O que há décadas era apenas uma necessidade de aperfeiçoamento, hoje se transformou em uma necessidade de sobrevivência entre as indústrias.

Quem consegue aplicar o Seis Sigma e desenvolver pessoas, está um passo à frente nesta corrida.”

Um grande exemplo de empresa que implementou e divulgou os benefícios do Six Sigma é a GE (General Electric), na pessoa do seu líder Jack Welch. Um exemplo a ser seguido de competência, competitividade e reposicionamento de mercado.

A dica que fica para todo profissional que está se especializando nessa área é conhecer muito bem os conceitos dos Six Sigma, conhecer a realidade da sua empresa e seu potencial, conhecer seus consumidores e suas necessidades, e por último mas não menos importante, conhecer na prática o dia a dia da sua equipe.

Acompanhe diariamente as necessidades da sua empresa e terá acesso a esse mundo de transformações.

Benefícios do Six Sigma

1. Ajudar sua organização a eliminar erros

Do ponto de vista de uma empresa, a aquisição de uma certificação Six Sigma permite que um indivíduo se torne crucial para a capacidade de uma organização de identificar e eliminar erros de processo produtivos.

Usando uma certificação Six Sigma, você estaria em uma posição para transformar, e permitir que uma empresa melhore a receita, identificando e removendo erros que, que causariam a insatisfação do cliente e reduções de pedidos para a empresa.

Profissionais credenciados do Seis Sigma podem ajudar a reduzir erros na produção, nos processos, no faturamento, em reclamações de clientes, e várias outras atividades.

 2. Desenvolvimento profissional

Depois de alcançar o certificado Seis Sigma, você será capaz de provar que tem o conhecimento para identificar as qualidades dos processos de produção, e de negócios de uma empresa, e ser capaz de medi-los, analisá-los, controlá-los e melhorá-los.

Você também terá a capacidade de realizar uma análise abrangente das práticas atuais, e desenvolver uma compreensão muito clara de seus efeitos na área de qualidade.

Você também desenvolverá a capacidade de atingir o nível de melhoria excelente sustentada necessária pelas empresas, acompanhando os processos de perto para garantir que haja pouco ou nenhum desvio, tomando medidas corretivas e preventivas.

3. Diferencial Competitivo

Qual é o valor de um certificado Six Sigma? Bom, você pode aplicar a metodologia seis sigma em todo e qualquer processo ou atividade como setor aeroespacial, eletrônico, telecomunicações, serviços bancários e financeiros, TI, RH, marketing e muito mais indústrias.

Fazer uma certificação Six Sigma, em entidades onde o instrutor tenha experiência prática e teórica pode levar a melhores oportunidades de emprego e salários no mercado de trabalho, servindo de diferencial competitivo.

Entre essas razões, os profissionais credenciados pelo Six Sigma são tão respeitados, pois são bem treinados e o exame de certificação normalmente não é fácil, sendo que executivos e gerentes de contratação de grandes empresas estão bem cientes.

Com uma certificação Six Sigma, você terá a capacidade de se colocar como um agente de mudança dentro da organização, liderando o desenvolvimento da qualidade e contribuindo para a sua capacidade de liderança e gestão de pessoas.

Profissionais certificados em Seis Sigma têm conhecimento de dezenas de métodos e ferramentas exclusivos para agilizar os processos de negócios, melhorar a satisfação dos clientes, reduzir despesas e aumentar os ganhos, e todos resultam em melhores resultados, independentemente do setor.

4. Garantir a conformidade

Com os rigorosos critérios de qualidade do Six Sigma, os erros de fabricação e de processo são reduzidos a quantidades insignificantes. Isso significou que vários fornecedores, compradores e organizações de supervisão aplicam os padrões Six Sigma ao avaliar contas ou produtos.

Como um profissional certificado do Six Sigma, você terá a capacidade de ajudar sua organização a cumprir os padrões internacionais, bem como manter contratos lucrativos.

5. Contribui para capacidade gerencial e de liderança

O treinamento Six Sigma também prepara você para papéis de liderança, com as técnicas e o conhecimento para diminuir custos, aumentar a receita e abordagens para melhorar a eficiência do processo da empresa.

As pessoas que alcançam o certificado de Green Belt, Black Belt e Master Black belt não são apenas instruídas sobre as metodologias do Six Sigma, elas também estão bem preparadas para serem agentes de mudança em seus negócios, liderando esforços para melhorar os procedimentos e a qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes.

É muito comum no mercado treinamentos que abrangem o Lean Six Sigma, juntando os benefícios destas duas distintas metodologias.

Uma vez que você termine seu curso de Six Sigma e obtenha seu certificado, você terá uma compreensão muito clara de medir e quantificar os ganhos financeiros da execução de qualquer projeto Seis Sigma.

Como a gestão financeira e a avaliação de riscos são altamente desejáveis ​​para os gerentes de nível superior e médio, os profissionais credenciados do Six Sigma têm uma excelente chance de ascender a cargos de gerência sênior.

6. Excelente Salário

De acordo com uma pesquisa realizada pela indeed.com, os salários das pessoas licenciadas Six Sigma dividem-se rotineiramente na faixa salarial de $ 100.000 (dólares) + e estão entre os profissionais mais bem pagos do mundo.

7. Ganhe experiência

Ao contrário de outras certificações, o processo de certificação Six Sigma inclui trabalho prático em empregos na indústria, e experiência com a implementação de princípios teóricos para cenários da vida real.

Como um profissional certificado do Six Sigma, você pode ganhar uma experiência valiosa mesmo antes de entrar no mercado de trabalho.

Quais cursos fazer?

Para adquirir conhecimento em Six Sigma, há vários cursos que podem ser feitos, e dentre eles temos por exemplo 3 principais:

Conheça mais sobre o Treinametno Especialista Kaizenhttps://www.gradusct.com.br/treinamentos/kaizen/

Saiba mais em:  https://www.gradusct.com.br/o-que-e-o-six-sigma/

10