O que é Measurement System Analysis (MSA)?

O MSA (Measurement System Analysis) é referente a uma análise de sistemas de medição. Na prática permite aos usuários dessa metodologia uma análise mais ampla a respeito de um processo de medição já existente.

Ilustração de uma Análise do Sistema de Medição

Geralmente, pode envolver o uso de experimento projetado para determinado tipo de medição visando a identificação de componentes de variação numa mesma medição.

Sabemos que as variações podem se fazer presente em diferentes processos, mesmo em processos de produção de produtos, sendo fundamental a seleção e uso de medições de dados para desenvolver a variação correta.

Como já mencionamos, o MSA trata-se de uma análise de sistemas de medição que avalia o método de teste. Também pode avaliar instrumentos de medição e todo o processo de obtenção de medições.

A aplicação visa a garantia da integridade dos dados usados ​​para análise, principalmente, quando vinculados à área de qualidade da empresa.

Benefícios iniciais

Dentre os benefícios iniciais, Análise do Sistema de Medição lida com possíveis variações de qualidade e processos avaliando as próprias medições e testes aplicados.

Visa desenvolver um padrão de recursos e processos de medição, verificando a consolidação da qualidade em cada sistema.

Possibilita compreender os erros, desvios de dados e qualquer implicação causadora do erro na medição proposta. Ajuda muito nas etapas de tomada de decisão em relação a um determinado produto ou processo.

Podemos afirmar que essa metodologia ampla é um item fundamental na aplicação de metodologia Six Sigma e sistema Lean.

Lembramos que o sistema Lean e suas ferramentas conceituais oferecem a possibilidade de desenvolver uma cultura, mecanismos e observações a favor de uma produção enxuta que diminua os desperdícios no processo de produção e, sobretudo, permita a melhoria contínua.

O Measurement System Analysis pode também aplicado em outros sistemas de gestão de qualidade do processo de produção, do ciclo logístico, do produto final e até mesmo de certas áreas de produção de serviços.

Outro fator importante, é ressaltar que sistemas de qualidade em geral e o sistema Lean visam entregar valor para o cliente para a obtenção de alta taxa de retorno de mercado e geração de receita.

Tarefas do MSA

O MSA permite analisar um conjunto de equipamentos instalados numa determinada fábrica. Avalia as medições aplicáveis nas operações, nos procedimentos de produção, software e pessoal envolvido.

Tudo o que afeta a um determinado número e situação de um determinada medição deve ser revisto e analisado pelo Measurement System Analysis. O MSA analisa a coleção de equipamentos, operações, procedimentos, software e pessoal que afeta a atribuição de um número a uma característica de medição.

Benefícios consolidados da Análise do Sistema de Medição

Verificamos dessa forma que o MSA pode gerar mais benefícios para a organização em seus processos de produção e sistemas de qualidade.

Pode ajudar, por exemplo, na prevenção do surgimento de novos erros nas medições e nos processos em si. Dessa forma, cria um ambiente favorável para a consolidação de uma cultura organizacional focada na prevenção e na avaliação, e menos dependente de reparos.

Considerações das atividades do MSA

O Measurement System Analysis deve considerar determinadas atividades dentre o seu conjunto de avaliações, tais como:

  •  Seleção de medida e a abordagem correta;
  • Avaliação de dispositivo de medição;
  • Análise de procedimentos e operadores;
  • Análise de interações de medição.

Essas avaliações em conjunto ajudam a nortear as principais atividades a serem executadas dentro do conceito fundamental do MSA.

Interações de medição

As interações estão relacionadas com a avaliação de diferentes interações locais e variações nas medições.

Ao calcular a análise das incertezas de medições e seus dispositivos podemos abordar outras ferramentas direcionadas de cálculos e avaliação como: estudos de calibração, ANOVA de efeito fixo, componentes de variância, estudo de medidores de atributos, R&R de medidores, R&R de medidores de ANOVA e análise de testes destrutivos.

No processo de avaliação, a ferramenta certa a ser selecionada geralmente é determinada pelas características do próprio sistema de medição.

Mas o que pode afetar a medição?

Measurement System Analysis

Vários fatores podem influenciar negativamente na medição e alterar os resultados ou alternar os dados das variações.

Em certos casos, os fatores a serem avaliados pela Análise do Sistema de Medição envolvem equipamentos, pessoas da equipe, processos, amostras, ambientes e gerenciamento.

É importante que cada medição e reavaliação seja feita a cada setor sem perder os objetivos de cada projeto de análise.

Veja os exemplos de fatores a seguir:

  • Equipamento: instrumento de medição, calibração, fixação;
  • Equipe: operadores, treinamento, educação, habilidade, cuidado;
  • Processo: método de teste, especificação;
  • Amostras: materiais, itens a serem testados, plano de amostragem, preparação da amostra;
  • Ambiente: temperatura, umidade, condicionamento, pré-condicionamento;
  • Gerenciamento: programas de treinamento, sistema de metrologia, suporte a pessoas, suporte ao sistema de gestão da qualidade.

Os principais objetivos do MSA

Dentre os principais objetivos técnicos do MSA é necessário a elaboração de um documento de análise que permita a quantificação precisa de cada erro.

Nos procedimentos de aplicação e objetivos dessa ampla metodologia podemos citar como principais objetivos: quantificação da incerteza de medição, incluindo a precisão, precisão incluindo repetibilidade e reprodutibilidade, estabilidade e linearidade dessas quantidades ao longo do tempo e no intervalo de uso pretendido do processo de medição.

A aplicação dessa análise procura o desenvolvimento de planos de melhoria, quando necessário e critérios de decisão se um processo de medição é adequado para uma aplicação específica de engenharia.

O manual MSA

As ferramentas e conceitos presentes no manual MAS também são direcionadas para empresas ou laboratórios que desenvolvem equipamentos e dispositivos de medição.

Caso alguma fábrica desenvolva algum tipo de equipamento ou dispositivo de medição para uma determinada característica a ser medida no seu produto, o método MSA pode ser adaptado.

ISO TS 16.949

Na busca de selos de qualidade, podemos inferir sobre o fato de algumas empresas serem certificadas pelo ISO TS 16.949, podendo as corporações fazer um estudo orçamentário para a aplicação das metodologias de análise de medições.

No caso, essas empresas podem realizar treinamentos internos ou externos seguindo os manuais do MSA.

De todo modo, independente da certificação da empresa, é fundamental calcular o tempo que será gasto, os custos de mão de obra, além da participação nos treinamentos, realização dos estudos e análise estatística dos dados de todos os sistemas de medição dos planos de controle e planos de estudos.

Outras tarefas para implementação

Em outros casos, a empresa pode também contratar consultoria para a implantação de métodos de análise, aquisição de software para aplicação dos métodos, além do custo e valor a ser investido em treinamentos e demonstração de evidências para as auditorias internas e externas.

Outras etapas no processo MSA

Para a implementação do Measurement Systems Analysis na empresa, a mesma deve fazer um levantamento dos sistemas de medição desde a implantação e certificação tiveram que ser alterados, incluindo o equipamento de medição e o método aplicado.

Depois dessas verificações, a empresa deve considerar mudanças de ambientes ou possíveis impactos na empresa como um todo.

Verificações do processo

Na revisão dos processos de implementação, é importante avaliar quantas reclamações em relação aos seus fornecedores houve, cujas causas estavam relacionadas com sistemas de medição inadequados.

Quando a empresa é certificada pelo ISO TS 16.949, seus fornecedores são ao menos ISO 9001, portanto não tem que aplicar MSA, mas calibram os equipamentos e o pessoal que usa é qualificado para o objetivo do projeto.

Conclusão

Ressaltamos que o MSA (Análise do Sistema de Medição) é um sistema de análise de sistemas de medição. Ele permite aos aplicadores dessa metodologia realizar uma análise mais ampla a respeito de um processo de medição da produção e de demais processos.

Quando processos de medição exigem o MSA, é importante a empresa fazer estudos para verificar se suas máquinas ou ferramentas de produção, são adequadas para aquilo que se propõem na linha de produção.

Nessa abordagem, o desempenho dos indicadores dos processos,  permitem uma boa análise que orientem onde atuar e o mesmo vale para os sistemas de medição.

É importante buscar treinamentos, consultorias e aplicações que prevejam uma ampla qualificação na empresa para a implementação do MSA.

Trata-se de um importante método experimental desenhado para identificar os vários componentes de variação de uma medição e determinar a adequabilidade do sistema.

Sabemos que o processo de medição não pode interferir nos processos de produção, podendo também introduzir mais variabilidade nos produtos a medir.

Compreendendo as possíveis variabilidades, a empresa pode atuar para reduzi-las, elevando a confiança dos dados recolhidos e das tomadas de decisão suportadas nos mesmos.

Ele envolve método experimental e matemático para determinar a quantidade de variação que existe num processo de medição, sendo utilizado na seleção de adequação do sistema de medição para uso, avaliando a exatidão, precisão e estabilidade do sistema de produção.

Leia mais: Veja um estudo completo de aplicação do MSA no Seis Sigma

Empresas tem o 5S como base para melhorias

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.