Variação – entenda como o Seis Sigma pode reduzi-la

O objetivo do Seis Sigma é reduzir a variação de todo e qualquer processo.

Seis Sigma
e-book

Mais sobre esse material

Qual a relação entre Variação e o seis sigma?

O conceito de seis Seis Sigma pode ser traduzido como uma técnica para reduzir a variação dos processos, medindo a qualidade de qualquer tipo de processo com o objetivo final da perfeição quase total, uma vez que um processo é chamado de seis sigma se tiver somente 3.4 defeitos por milhão de oportunidades.

Por exemplo: 3.4 bicicletas com defeito em 1 milhão de bicicletas produzidas.

O objetivo de utilizar o Seis Sigma é melhorar o produto final para o cliente, eliminando erros no processo de produção em qualquer esfera onde é aplicável.

É principalmente uma estratégia baseada em dados que se fundamenta em planos de gerenciamento para melhorar o fluxo do processo e os resultados finais.

Quando as decisões são baseadas em fatos e dados, a capacidade do processo é aprimorada, os erros são reduzidos ou mesmo eliminados, a classificação do sigma aumenta. Este é o caminho de redução de variação dos processos usando o seis sigma.

Essa evolução é obtida quando empresas decidem implantar o seis sigma, selecionando bons instrutores e empregados para serem Green, Black Belt, etc.

Cada projeto único dentro de uma determinada organização que utilizar o conceito Seis Sigma terá um conjunto ou princípios muito rígidos para os custos envolvidos e os resultados finais esperados.

Uma breve história de seis sigma – não muito completa, não muito chata.
Foi após uma revisão séria da má qualidade que o executivo sênior Art Sundry foi pressionado a fazer algo a respeito. É assim que o conceito do seis sigma começou, é introdução lenta. Uma ligação entre a melhoria da qualidade e redução de custos foi descoberta e as coisas saíram de lá. Mais tarde, em 1986, a noção foi inventada e tem se tornado mais popular desde então.

Agora, um argumento importante que muitos crentes Seis Sigma roncam ocasionalmente é que o conceito não é algo revolucionário. Não veio apenas do nada – conceitos comparáveis ​​existiam antes da fórmula do seis sigma e todos eles compartilham um terreno comum.

Por exemplo, tornar o processo menos fator resultaria em um sucesso final mais seguro. E no final do dia deve ser usado em toda a organização, não apenas por elementos discretos.

variação

0

 

Já possui uma conta? Faça seu Login