Resolução de Problemas: 8 Ferramentas da Qualidade para Ajudar

Ferramentas da Qualidade são muito usadas para a resolução de problemas e também de modo preventivo.

e-book

Mais sobre esse material

Resolução de problemas com Ferramentas

Existem vários tipos de ferramentas que podem ser usadas na qualidade para a resolução de problemas ou de modo preventivo. O número é muito maior que as 7 discutidas regularmente. A grande questão não é de modo algum o número de ferramentas, mas sim quando e como usá-la.

Nas empresas normalmente existe um mar de ferramentas, principalmente na área de qualidade e melhoria contínua, mas o ideal é que as pessoas certas sejam treinadas nas ferramentas que usarão na sua atividade rotineira.

Isto permite a empresa criar uma cultura de uso de ferramentas para ter solução robusta.

Benefícios

Redução de custo:

Quando implementadas de forma consistente ao longo do tempo, as ferramentas da qualidade possibilitam reduzir os custos em toda a organização, especialmente nas áreas de refugo, retrabalho, serviço de campo e redução do custo de garantia.

Como essas reduções de custos fluem diretamente para os ganhos da empresa, o balanço final pode ser muito positivo.

Satisfação do cliente:

Considerando que o negócio tem melhores serviços e produtos, e suas interações com os clientes são relativamente livres de erros, deve haver menos reclamações de clientes.

Menos reclamações também podem significar que os recursos dedicados ao atendimento ao cliente podem ser reduzidos.

Um maior grau de satisfação do cliente também pode causar aumento de participação de mercado, já que os clientes existentes agem em benefício da empresa para atrair mais clientes.

Redução de Defeitos:

Forte foco em melhorar a qualidade de um processo, em vez de inspecionar a qualidade em um procedimento. Isso não apenas diminui o tempo necessário para reparar erros, mas também torna menos necessário contratar um grupo de pessoal de controle de qualidade.

O sucesso contínuo estabelecido pela Qualidade e suas ferramentas em diversas organizações precisa aliar e garantir o comprometimento das “pessoas” da empresa, não somente para melhorar, mas também para sustentar todos os ganhos já conquistados.

Resolução de Problemas

0

Já possui uma conta? Faça seu Login