5S: produtividade alta e melhoraria significativa no ambiente de trabalho

5S é um método mundialmente conhecido para aumento de produtividade, do moral das pessoas e de outros benefícios.

e-book

Mais sobre esse material

5S

Representa palavras em japonês que descrevem as etapas de um processo de organização do local de trabalho, possibilitando aumento de produtividade, moral, eficiência e segurança em qualquer tipo de empresa e ou segmento de atuação. Há muitos benefícios além da produtividade, veja quais são neste texto.

Seiri (Classificar)
Seiton (Ordenar)
Seiso (Brilhar)
Seiketsu (Padronizar)
Shitsuke (Sustentar)

Essencialmente, as cinco etapas auxiliam um local de trabalho a remover itens que não são mais necessários, organizam os objetos para maximizar o fluxo, a eficiência e a produtividade.

Limpam a área para identificar facilmente problemas (brilho), empregam codificação de cores e os rótulos devem permanecer consistentes com outras áreas (padronizar).

Também criam comportamentos que mantenham o local de trabalho organizado em um prazo muito longo.

Ganhos além da produtividade

Produtividade

Toda organização deseja melhorar a produtividade, pois aumenta o retorno total do investimento. O processo de implementação do 5S freqüentemente fornece esse avanço. A remoção de itens desnecessários e a maximização apenas da eficiência do espaço de trabalho podem ajudar a criar uma produtividade aprimorada ao restringir a quantidade de tempo desperdiçada. Quanto menos tempo gasto pesquisando itens desnecessários ou se movendo em espaços de trabalho mal organizados, mais tempo para fazer o que importa.

Segurança

A segurança reflete outra vantagem da execução do 5S. Um ambiente de trabalho limpo, especialmente na fabricação, pode reduzir significativamente o número de ferimentos sofridos pelos funcionários. Derramamentos de produtos químicos ou líquidos que não são monitorados aumentam as chances de escorregões e quedas. Processos de limpeza metódicos limitam a probabilidade de tal ocorrência. A diminuição da quantidade total de viagens através do ambiente de trabalho também minimiza o risco, limitando a exposição desnecessária a riscos em outras partes.

De acordo com o EMS Consulting Group, alcançar a lealdade dos funcionários aos princípios do 5S é um dos principais objetivos de uma execução do 5S, já que eles serão os principais responsáveis ​​por utilizá-lo no pregão. No entanto, o 5S também incentiva a participação do trabalhador no projeto e manutenção do trabalho. Esta participação serve para envolver os trabalhadores na sustentabilidade a longo prazo do escritório e pode aumentar o seu compromisso e orgulho no trabalho. Melhoria nos relatórios, orgulho da Strategos, tem o benefício adicional de menor absenteísmo no local de trabalho.

produtividade

0

Já possui uma conta? Faça seu Login