Pareto 80 20: Possibilita visão ampla e precisa de causas raízes principais

Pareto é uma das ferramentas mais usadas nas organizações e na área da qualidade.

ferramentas

Mais sobre esse material

O que é o Pareto 80 20?

Um gráfico de Pareto 80 20 é:

uma sucessão de barras cujos picos refletem a frequência ou o efeito dos problemas. Isso geralmente significa que os grupos representados pelas barras altas à esquerda são relativamente mais significativos que os da direita. O gráfico recebe o nome do Pareto Principle, que postula que 80% dos problemas vem de 20% de causas.

O objetivo de um diagrama de Pareto é separar os aspectos substanciais de um problema dos triviais. Ao simplesmente separar as facetas de um problema, a equipe saberá para onde direcionar seus esforços de melhoria.

Reduzir as maiores barras identificadas no diagrama provavelmente fará mais para melhoria geral em comparação com a redução das demais.

Por quê usar?

Um diagrama de Pareto é usado por diversos profissionais como engenheiros de produção, de processo, gerentes, Green Belts, Black Belts dentre outros.

Também é usado em projetos DMAIC, Kaizen, etc.

É uma boa ferramenta para usar quando o processo que está sendo pesquisado produz dados que são divididos em grupos, e você pode contar o número de vezes que cada classe ocorre.

Um diagrama de Pareto 80 20 coloca informações em uma ordem hierárquica, o que permite que os problemas mais importantes sejam corrigidos primeiro.

O objetivo do desenvolvimento deste diagrama de Pareto é:

a. Separar os poucos problemas principais dos vários problemas em potencial para que você possa concentrar seus esforços de melhoria;

b.Organizar os dados de acordo com a prioridade ou significância;

c. Determine quais questões são importantes usando informações, não percepções;

d. Avaliar dados sobre a frequência de problemas ou causas em um processo;

e. Concentrar esforços quando há muitos problemas ou causas;

f. Avaliar causas amplas, observando seus próprios elementos Particulares;

Benefícios

Eficiência Organizacional

Uma análise de Pareto exige que os indivíduos listem as mudanças necessárias ou os problemas organizacionais. Depois que as modificações ou problemas são listados, eles são classificados em ordem do maior no mais grave. Os problemas com a classificação mais alta devem se tornar o foco principal para resolução ou melhoria de problemas. Concentrar-se em problemas, causas e resolução de problemas contribui para a eficácia organizacional.

Habilidades Enriquecidas para Resolução de Problemas

Você pode aprimorar suas habilidades de solução de problemas ao executar uma análise de Pareto 80 20, pois isso permite organizar problemas relacionados ao trabalho em fatos coesos. Depois de resumir claramente esses detalhes, você pode começar a preparação necessária para corrigir os problemas. Os membros de um grupo podem executar uma análise de Pareto coletivamente. Chegar ao consenso de um grupo em relação às questões que requerem mudança promove o aprendizado organizacional e aumenta a coesão do grupo.

 

Conheça mais sobre o pareto em: https://www.gradusct.com.br/2018/08/23/pareto/

 Pareto 80 20

0

Já possui uma conta? Faça seu Login