Lean Seis sigma – Metodologia de melhoria contínua focada em resultados

Lean Six Sigma é uma metodologia para melhorar processos consistentemente.

Lean Six Sigma
vídeos

Mais sobre esse material

A definição de Lean

Antes de abordar o Lean Seis Sigma, é preciso entender as duas partes separadamente, e sendo assim vamos iniciar com o conceito de Lean, que na realidade é uma metodologia focada na eliminação (ou redução) de desperdícios em todo e qualquer processo, deixando somente atividades que agregam valor ao cliente.

Criada na Toyota tem como meta combater desperdícios como defeitos, espera, excesso de produção, excesso de processamento, retrabalho, movimentação, transporte, inventário e pessoas.

O Seis Sigma é um programa de controle de qualidade desenvolvido em 1986 pela Motorola, que enfatiza redução de defeitos de fabricação para um nível não superior a 3,4 por milhão. A partir de 2016, o Seis Sigma evoluiu para uma filosofia de gerenciamento de negócios mais geral, focada em atender às necessidades dos clientes, melhorando a retenção de clientes e aprimorando e sustentando serviços e produtos comerciais.

O Seis Sigma é apropriado para a maioria das empresas, e vários fornecedores, como a própria Motorola, oferecem treinamento Seis Sigma.

Sinergia Lean Seis Sigma

Lean Seis Sigma representa a sinergia de duas metodologias comprovadas para melhorar qualquer processo. Combina as vantagens da manufatura enxuta e da metodologia Seis Sigma para criar um sistema muito avançado que pode oferecer qualidade e velocidade.

A metodologia Lean acelera o processo e reduz seu custo a partir da eliminação de resíduos e, assim, aumenta a velocidade do processo. Por outro lado, o Seis Sigma reduz a variabilidade do processo, trazendo mais força ainda ao Lean Seis Sigma ao melhorar a previsibilidade.

Aplicabilidade

O Lean Seis Sigma pode ser aplicado a qualquer processo ou atividade de qualquer empresa ou organização. Não há limites de onde esta combinação de metodologias pode alavancar resultados consistentes.

A grande observação que se faz é que tanto os conceitos quanto as ferramentas sejam usadas corretamente, obedecendo premissas criadas para assegurar a qualidade da análise e resultados esperados.

Outro item importante é garantir o bom treinamento dos Green Belts, Black Belts e demais agentes de mudança.

lean Seis sigma

0

 

Já possui uma conta? Faça seu Login