Interação de fatores: uma característica do DOE Design de Experimentos

Design de Experimentos (DOE) é um método comprovado para entender efeitos e interações.

interação
vídeos

Mais sobre esse material

1. Introdução

O termo experimento é definido como o processo sistemático concluído sob condições controladas, a fim de descobrir um impacto desconhecido, para examinar ou estabelecer uma teoria, ou para ilustrar um efeito ou interação especificada.

Ao analisar um procedimento, os experimentos são freqüentemente usados ​​para avaliar quais entradas de processo têm um efeito substancial na saída do processo.

As experiências podem ser feitas com várias técnicas diferentes para coletar essas informações. Design de Experimentos (DOE) também pode ser conhecido como Experimentos Projetados ou Design Experimental – todos os termos têm exatamente o mesmo significado.

O projeto de design pode ser usado no ponto de alavancagem máxima para reduzir os custos de projeto, acelerando o processo, reduzindo as modificações de projetos de tecnologia mais recentes e diminuindo a complexidade do material e da mão de obra do produto.

Os experimentos projetados também são ferramentas poderosas para reduzir os custos de produção, minimizando a versão do processo e reduzindo o retrabalho, o refugo e também a demanda por revisão.

 2. Interação é um aspecto importante

Existem três aspectos deste procedimento que são examinados com uma experiência projetada:

Fatores ou entradas no processo. Os fatores podem ser classificados como fatores controláveis ​​ou incontroláveis.

Em casos como este, as variáveis ​​controláveis ​​são os ingredientes para um bolo e o forno onde o bolo é assado. Os fatores controláveis ​​são conhecidos como fatores.

Níveis ou configurações de todos os fatores do estudo.
Resposta ou saída desta experiência. No caso do bolo, o sabor, a consistência e a aparência deste bolo são resultados mensuráveis ​​potencialmente influenciados pelas variáveis ​​e seus níveis individuais.

Interações dos fatores. Um ou mais fator pode interagir e provocar um efeito na variável de resposta. Por exemplo, a massa do bolo colocada no forno por 1 hora a temperatura de 200 graus pode provocar um efeito positivo ou negativo no sabor esperado.

Experimentos planejados têm muitas aplicações potenciais na melhoria de produtos e processos, incluindo:

Avaliação de alternativas. No caso do exemplo de bolo, podemos querer comparar os resultados de dois tipos diferentes de farinha. Se a farinha de vários fornecedores não fosse importante, poderíamos escolher o fornecedor de menor custo. Se a farinha fosse significativa, escolheríamos a melhor farinha. O (s) experimento (s) deve (m) permitir-nos tomar uma decisão instruída que avalie a qualidade e o preço.

interação

0

Já possui uma conta? Faça seu Login