Inspeção de Qualidade usa como base a Folha de Verificação de processo

Folha de Verificação é usada em qualidade como uma das bases do sistema de gestão da qualidade.

ferramentas

Mais sobre esse material

Inspeção de Qualidade

Inspeção de qualidade compreende medidas destinadas a avaliar, medir ou testar uma ou mais características do produto, e relacionar os resultados aos pré-requisitos para confirmar a conformidade.

Esta tarefa é normalmente executada por pessoal técnico, mas em algumas empresas passou a ser responsabilidade dos operadores.

Os produtos que não estão em conformidade com as especificações são rejeitados ou devolvidos para aprimoramento.

A inspeção de qualidade é o primeiro estágio de desenvolvimento da estratégia de qualidade. A qualidade não acompanhou o rápido aumento da produtividade do trabalho. Muitas vezes, o cliente precisa lidar com produtos defeituosos, o que é muito prejudicial a imagem da empresa fornecedora.

Para aliviar a frustração do cliente, o problema é resolvido com a substituição do produto defeituoso por um novo. A realização desse tipo de procedimento implica em problemas comerciais grandes.

Tipos de inspeção de qualidade

Abaixo elencamos alguns dos tipos de inspeção de qualidade praticados no mercado:

1. Uma inspeção de pré-produção informa ao cliente que tipo de matéria-prima (ou peças) será utilizada. Muitas vezes, as fábricas são suspeitas de diminuir seus custos comprando material abaixo do padrão, e isso pode ser devastador para o comprador (por exemplo, o tipo errado de processador em um aparato eletrônico).

A inspeção de pré-produção também pode se concentrar nos procedimentos seguidos à medida que a produção é iniciada. Ocasionalmente, isso também pode ser crítico, pois as fábricas chinesas, por exemplo, muitas vezes cortam cantos dos tecidos (por exemplo, padrões de corte de tecido são recebidos do cliente e são modificados para tornar o processo mais fácil e rápido).

2. Uma inspeção durante a fabricação permite ao cliente ter uma noção de qualidade média da mercadoria, no início do ciclo de fabricação.

Isso normalmente acontece quando alguns produtos estão sendo produzidos, e se forem encontrados problemas de qualidade, o que já foi produzido pode ser segmentado e atividades corretivas podem ser tomadas.

3. A inspeção aleatória final (também conhecida como “revisão pré-embarque”) é, sem dúvida, o tipo mais comum de verificação.

A sua finalidade seria realmente confirmar a qualidade do que foi produzido, em vez de detectar problemas antecipadamente.

4. A inspeção de carregamento do contêiner ou transporte, como a inspeção de pré-produção, raramente é usada. No entanto, pode ser uma opção válida em alguns cenários específicos.

Pode ser útil se o cliente tiver um procedimento de carregamento preciso muito específico para assegurar eventuais danos ao material antes, durante e depois do carregamento.

inspeção de qualidade

0

Já possui uma conta? Faça seu Login