Competitividade: analise com a ferramenta de fatores de compra chave

Com a ferramenta de fatores de compra chave é possível facilmente avaliar a competitividade de uma empresa.

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Competitividade

As empresas tem um alto nível de competitividade umas com as outras, entre unidades da mesma empresa e entre funcionários também. Novas propagandas surgem a todo o tempo na internet e em todos os meios de comunicação, usando técnicas diferentes e atrativas para garantir a obtenção ou manutenção dos clientes.

Uma empresa de sucesso envolve uma quantidade surpreendente de criatividade, mas como as empresas competem?

Existem várias metodologias e ferramentas para ajudar na análise da concorrência como: Análise de SWOT, QFD, fatores de compra chave, entre outras.

Reconhecer a concorrência é uma atividade comercial crucial para qualquer empreendedor ou executivo de negócios.

Algumas empresas contratam profissionais para acompanhar os concorrentes, e avaliar regularmente o cenário competitivo.

No entanto, nem sempre tem que ser um processo complicado e demorado, especialmente considerando a nova riqueza de informações que podem ser montadas usando a Internet.

Investindo até mesmo um pouco de tempo, empresas de qualquer tamanho podem desenvolver uma estrutura para a criação de testes de mercado agressivos, reunir inteligência sobre os concorrentes de negócios e entender como posicionar sua própria marca, produtos e empresa no mercado.

Além de aprender as melhores práticas dos oponentes, você também pode aprender a evitar os erros cometidos.

Manter o controle de quem são seus oponentes, o que as pessoas estão fazendo ou dizendo podem ajudar a diferenciar sua empresa, e ficar à frente das tendências que podem impactar no mercado, diz Michele Levy, consultora independente de estratégia de marca.

Manter-se atento no cenário competitivo ajuda você a tomar decisões muito práticas sobre desenvolvimento de produtos, preços, promoções, mensagens, além de onde você se encaixa no cenário da marca.

Estratégias para Concorrência

Uma empresa precisa buscar se diferenciar no mercado com base na análise dos seus concorrentes, podendo almejar liderança de preço, liderança de diferenciação (produtos exclusivos), foco em custo (preços imbatíveis), etc.

Em uma abordagem de liderança de preço, por exemplo, uma empresa geralmente produz em massa para induzir custos realmente baixos, obtendo uma vantagem no campo da competitividade.

Em uma liderança de diferenciação, geralmente o negócio criará uma faceta de distinção com diferente e atraente produtos ou serviços.

Em um foco de custo, a empresa se concentrará para reduzir os preços e conquistar a popularidade do cliente.

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