Entenda tudo sobre o Lean Transformation e sua importância em empresas

O ciclo do Lean

O Lean Transformation está vinculado a um tipo de processo que incentiva a introdução de mudanças positivas em uma empresa, implementando a maximização do fluxo de valor produzido.

Lembramos que a geração de valor consiste em entregar excelência de funcionalidade e qualidade para o cliente. As aplicações referentes à produção enxuta visam redução de custos, desperdícios e eliminação de erros.

Neste artigo falaremos mais sobre a abordagem da produção e da transformação enxuta numa empresa.

Mas afinal, o que é Lean Transformation?

Sabemos que a filosofia de produção enxuta tem como principal objetivo a redução de desperdícios de recursos e tempo. Pretende a produção de mais valor para o cliente, incluindo a redução de resíduos como consequência direta.

Atualmente, muitas empresas realmente buscam reduzir o desperdício, porém esse tipo de iniciativa não resume os principais objetivos do Lean Manufacturing (produção enxuta).

Dessa forma, o Lean Transformation (transformação enxuta) apresenta a oportunidade de introduzir alterações que geram mudanças favoráveis para a empresa elevar o fluxo de valor para o cliente e para a marca.

Na aplicação da transformação enxuta, os responsáveis conseguem identificar atividades desnecessárias que devem ser removidas ou otimizadas.

O processo produtivo orientado dessa forma tem como principal objetivo otimizar etapas, produzir mais valor para o cliente e remover resíduos. Existe todo um roteiro de transformação que podem variar de empresa para empresa.

A origem da transformação enxuta

Sabemos que o Lean Manufacturing ou Sistema Enxuto de Manufatura, foi criado pela Toyota na década de 1950, no Japão.

Esse sistema foi o principal propulsor na transformação da empresa em uma das principais indústrias do segmento automotivo em todo o mundo.

No método que incluía a eliminação das atividades que não agregam valor ao processo, a empresa japonesa se tornou no maior exemplo de empresa enxuta no mundo e no seu segmento.

Fluxo de valor

O Lean Transformation também está vinculado com a criação de fluxo de valor.

Mas o que seria o fluxo de valor na concepção da produção enxuta? Quando abordamos sobre os benefícios do Lean, no contexto dos fluxos de valor, podemos incluir as atividades necessárias para a produção de todos os produtos.

Abrange desde a matéria-prima fornecida até produto entregue ao consumidor final.

O fluxo de valor está presente na pesquisa e desenvolvimento de um produto até lançamento de um novo produto no mercado.

Com essa visão, os gestores e investidores podem enxergar todas as etapas de desenvolvimento, produção e entrega que envolve o fluxo de processos e compreenderem melhor o que é Lean Manufacturing na prática.

Mapeamento do fluxo

Dentre os principais benefícios, consideramos o mapeamento do fluxo de valor como uma ferramenta essencial utilizada para proporcionar:

– Ajuda a visualizar mais do que os processos individuais e ter uma visão abrangente de todo fluxo;

– Apoia a identificação das fontes de desperdício no fluxo de valor;

– Cria uma linguagem comum para se entender e discutir os processos por setores e equipes;

– Gera transparência na tomada de decisões, permitindo melhores análises;

– Adiciona conceitos e técnicas enxutas;

– Cria base fundamental para o plano de produção;

– Permite enxergar a ligação entre o fluxo de informação e o fluxo de material;

– Apresenta de maneira qualitativa, como a sua unidade produtiva deve operar para criar o fluxo.

Além disso, incentiva a aplicação de diferentes soluções sobre as variáveis presentes nos setores de produção de produtos e serviços.

O principal objetivo é reduzir custos, criar qualidade e fluxo de produção mais otimizado permitindo entregar um produto ou serviço melhor para o cliente.

Os principais benefícios

Quando falamos nos principais benefícios do lean manufacturing e do lean transformation, podemos citar: redução de erros, redução de etapas desnecessárias, redução de desperdícios, melhoria contínua, elevação de produtividade eliminando excesso de estoques, entre outros resultados positivos para a empresa.

A melhoria das atividades com o fluxo contínuo

A realização de atividades sem interrupção gera o fluxo contínuo, este que permite a redução de esperas entre atividades e do nível de estoques.

Essa medida permite a eliminação de fila podendo produzir em conformidade com o ritmo da demanda.

Numa visão inicial, a aplicação de um fluxo melhor implica em reduzir as etapas, tempo, os custos e todos os esforços desnecessários para não sobrecarregar a equipe.

Numa empresa, cada atividade é necessária para o processo, mantendo sempre um fluxo contínuo de pedido e entrega sem perder a qualidade.

Benefícios consolidados

Na consolidação dos benefícios alcançados como o lean manufacturing, incluindo o lean transformation. A seguir apresentamos as principais vantagens já atingidas por outras empresas.

1 – Produção por demanda

Através do lean manufacturing, a produção responde à demanda. Ou seja, quem ordena o ritmo de produção na linha de produção é a demanda do cliente. A demanda se resume ao pedido, necessidade e desejo do consumidor.

Dessa forma, o foco será gerar valor. É fundamental focar nas necessidades mais efetivas do consumidor, atendendo de forma pontual ao que ele precisa e no tempo solicitado.

Dessa forma, a empresa reduz desperdícios e não gera sobrecargas, sem fazer com que o estoque fique superlotado.

2 – Otimização do uso da matéria-prima

Quando a otimização dos processos é definida na fábrica, a empresa conduzirá para a redução do desperdício de matéria-prima e demais tipos de insumos.

Neste caso, a proposta da empresa é minimizar erros cometidos como o de superprodução e de geração de peças defeituosas.

Assim, a corporação pode reduzir os gastos com excedentes, perda de padrão e até mesmo planejar investimentos.

3 – Redução da mão de obra

A manufatura enxuta proporciona a empresa ter e manter um quadro de funcionários menor, focando sempre nas atividades importantes.

É necessário investir no desenvolvimento dos integrantes de cada equipe de trabalho. Os envolvidos precisam estar treinados quanto à metodologia e à importância da redução de desperdícios no contexto do lean transformation.

4 – Produtos com qualidade

A partir da implantação do Lean, a empresa poderá entregar produtos com qualidade com excelência.

Dessa forma, a linha de produção estará concentrada em manter parâmetros de qualidade, seguindo padrões. As etapas produtivas serão conduzidas com mais cuidado e fiel ao projeto.

A corporação correrá menos riscos de gerar produtos finais apresentando defeitos. Permite a geração de mais valor para o cliente e melhora o posicionamento da empresa no mercado.

5 – Gestão de estoque

Sabemos que a gestão de estoque é um dos pontos mais fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

Esse tipo de gestão pode criar dados relacionados à venda dos produtos. Quando a empresa controla a produção, maiores são as chances de obtenção de mais organização do estoque.

A empresa pode reduzir o peso de ter produtos excedentes que não tem saída e poder reduzir os custos de armazenagem.

6 – Mais segurança

Citamos a alta produtividade como essencial para prezar pela segurança e pela saúde da equipe. Através do lean transformation, a ergonomia é um dos principais pontos envolvidos, considerando que reduzir a movimentação dos colaboradores e o transporte de produtos faz parte da redução de desperdícios e de sobrecarga de pessoal.

7 – Produção veloz

Quando a empresa prioriza processos e reduz erros, ela consegue atingir alta qualidade e atinge uma produção mais rápida. Ao aplicar as ferramentas da manufatura enxuta, a empresa pode distribuir seus produtos com mais agilidade para o mercado.

8 – Mais lucro

A empresa obtém com esses benefícios a possibilidade de elevar seus lucros. A empresa poderá investir na melhoria contínua dos processos e ganhar vantagem competitiva no mercado.

Esse alcance ocorrerá graças à redução de gastos enquanto entrega produtos com muito mais qualidade para o cliente final.

Os sistemas de gestão

A gestão também se torna melhor com a aplicação do sistema lean manufacturing, permitindo tornar os processos da sua fábrica mais simples e práticos.

A automatização

A automação na transformação enxuta

Os sistemas podem ser acompanhados de inclusão de automatização das tarefas burocráticas e a integração de muitas ferramentas que permitirão que os seus funcionários obtenham mais tempo para concentrar em outras atividades mais estratégicas.

A automatização facilita a tomada de decisão dos gestores, tendo em vista que as informações mais relevantes sobre o negócio.

A transformação

Depois de compreender os benefícios e os processos, é indicado conhecer sobre o modelo de lean transformation.

Geralmente, a transformação enxuta envolve as seguintes atividades:

1 – Abordagem Situacional;

2 – Melhoria de processos;

3 – Desenvolvimento de Capacidades;

4 – Liderança Responsável;

5 – Pensamento básico e nova mentalidade.

O suporte para a transformação

A implementação da transformação enxuta envolve suporte sólido em todos os níveis da organização para evitar velhos modos ou vícios. A empresa deve tornar transparentes as questões que a corporação está tentando resolver com o Lean.

O treinamento

A aplicação do lean transformation pode envolver etapas de treinamento. Dessa forma, a empresa deve prestar atenção especial ao treinamento de gerentes e membros regulares da equipe.

A corporação pode esperar que poucas mudanças surjam, mas a menos que seu pessoal adote uma nova mentalidade e transforme a maneira como ele funciona no dia a dia.

A seguir, vamos apresentar um roteiro bastante utilizado como padrão no processo de implementação do lean transformation.

Lembramos que conforme a implementação consumir tempo, a empresa pode antever a aplicação das etapas seguintes

Os oito estágios da transformação Lean

Leia a seguir os oito estágios referentes à transformação Lean que devem ser seguidos na empresa.

1 – Avaliação;

2 – Iniciação;

3 – Treinamento e Ferramentas;

4 – Fluir através de um único serviço;

5 – Análise e Otimização;

6 – Fluir através de vários serviços conectados;

7 – Estabelecendo métodos de governo;

8 – Melhoria contínua de processos e serviços.

Avaliação

Essa primeira etapa do roteiro de transformação enxuta considera avaliar os problemas reais da empresa e subjacentes, além de identificar as possíveis soluções.

Nessa etapa, a empresa deve escolher sabiamente se deve começar pequeno e espalhar o Lean a tempo ou iniciar com um conteúdo para começar sua transformação com grandes mudanças em larga escala.

Iniciação

Na segunda fase, a iniciação gera a necessidade integrar o C-suite com a transformação e garantir financiamento para o treinamento e as ferramentas necessários.

A empresa precisa conquistar uma pessoa com autoridade inquestionável que estaria pronta para apoiar a transformação enxuta, mesmo que as coisas não corram conforme o plano inicial.

Treinamento e Ferramentas

Depois de planejamento e de obter o orçamento, a empresa pode investir em uma quantidade substancial dos fundos em treinamento para a equipe de gerenciamento.

É importante identificar um consultor para trabalhar com você e aconselhá-lo sobre como transformar sua empresa.

Fluir através de um único serviço

A organização comercial pode ter uma função que receba uma determinada entrada, depois a manipula e produz uma saída específica.

É importante enxergar as etapas necessárias para produzir a saída é vital para obter o máximo do Lean.

Análise e Otimização

Depois de alguns meses, a empresa poderá gerar dados suficientes para analisar de forma lógica o fluxo de trabalho e perceber mais espaço para melhorias.

Continue lendo: Veja como realizar uma análise de dados!

Fluir através de vários serviços conectados

Na sexta etapa do lean transformation, a empresa pode estar pronta para expandir o mapeamento do fluxo de valor (citado no início deste artigo) em todos os setores da empresa.

Estabelecendo modelos de governo

Para a empresa gerenciar o fluxo de valor de maneira eficaz, o gestor precisa selecionar uma variedade de métricas unificadas para acompanhar como número de tarefas em andamento.

Melhoria contínua de processos e serviços

Na conclusão da transformação Lean, a empresa pode implementar a melhoria contínua como parte da cultura organizacional da empresa.

A estrutura

O roteiro e sua implementação ajudarão a melhorar os resultados obtidos com o lean manufacturing. Compartilhar esse modelo com a equipe envolvida pode ajudar outras pessoas a praticá-lo e desenvolvê-lo nos projetos essenciais da empresa.

Avaliando os esforços da comunidade ao longo de muitos anos, observamos que a transformação bem-sucedida exige uma abordagem situacional baseada em inovar as principais dimensões de uma empresa.

Quando o modelo de transformação Lean surgiu depois de anos experiência, as análises iniciais passaram a representar caminhos essenciais para apresentar as condições de uma empresa.

Novos resultados

A aplicação do processo de transformação se baseia na aplicação de ciclos PDCA em todos os níveis.

O pensamento e a prática enxutos também propõem um ponto de vista específico em torno de cada questão. Basear-se em um conjunto comum de princípios, mas na aplicação situacional, oferece uma rica oportunidade para o desenvolvimento de conhecimento interno.

Portanto, determinadas empresas iniciam as melhores práticas com ferramentas enxutas, implantando em equipes com projetos, identificando seus  desperdícios fundamentais e se dedicando muito.

O lean transformation facilita esses caminhos. Porém, é necessário treinamento, identificação de habilidade, determinação, e até mesmo sorte tendo a habilidade focada no objetivo para que a empresa possa vencer a concorrência.

Grandes corporações operam como uma equipe de revezamento, porém na linha de produção e gestão é fundamental treinamento e orientação.

Cada colaborador é selecionado e treinado conforme sua habilidade na equipe. Os colaboradores precisam treinar intensamente, depender de outros membros da equipe e garantir uma transferência certa entre cada fluxo da corrida produtiva.

Ressaltamos que o lean transformation está ligado a um tipo de processo que introduz de mudanças numa empresa carente de mudanças ou de inovação na busca de maximização do fluxo de valor produzido.

A geração de valor significa a entrega de excelência de funcionalidade e qualidade para o cliente final. As implementações do lean manufacturing estão ligadas à produção enxuta visa redução de custos, desperdícios e eliminação de erros.

Neste artigo apresentamos os principais passos e etapas para a inclusão dessa ferramenta sem perder o ritmo e a produção de toda a empresa

Os benefícios também foram apresentados como forma de conscientizar investidores e empreendedores a ter uma visão ampla sobre os pontos positivos que a ferramenta gera para a empresa.

Também ressaltamos a necessidade de projeto e de etapas de clara de treinamento e aplicação dos métodos seguindo roteiro claro de aplicação das ideias e projetos de produção enxuta e de sua transformação dos processos como um todo para o ambiente interno e externo da empresa.

 

 

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.