ISO 9001 e ISO 14001: O que são e como são aplicadas?

A boa gestão de uma empresa é indispensável para que os negócios sejam bem-sucedidos e você garanta o lucro no fim do mês. Mas além da gestão administrativa, existem outros Sistemas de Gestão que você deve prestar atenção, como é o caso da ISO 9001 e ISO 14001, descubra o que elas significam abaixo.

ISO 9001 e ISO 14001

O que são os sistemas de gestão ISO?

Uma empresa tem vários setores que trabalham mutuamente para produzir algum produto ou serviço. Esses setores são inúmeros, como o marketing, o chão de fábrica, a manutenção, o administrativo ou até o RH.

E cada setor desses tem uma particularidade ou outra, o que faz ser necessário ter um sistema para gerenciar todas essas particularidades de cada setor.

A ISO surge para isso, ela define uma série de medidas e ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas para garantir uma gestão mais eficiente.

Então, um sistema de gestão ISO é uma estratégia baseada nas normas da ISO que melhoram algum setor de sua empresa.

E qual a diferença entre o sistema ISO 9001 e ISO 14001?

Como cada empresa tem diferentes setores, e cada um deles precisa de estratégias diferentes, existem também diferentes sistemas ISOs, cada um comprometido a melhor um setor diferente.

No caso da ISO 9001, é um sistema de controle de qualidade, que garante que o controle dos seus produtos, sua comunicação com o cliente e vários outros fatores de qualidade estejam sendo atendidos.

Já a ISO 14001 é um sistema que gerencia as medidas ambientais da empresa, garantindo que todos os processos e materiais são ambientalmente corretos, impedindo poluições excessivas e ações equivocadas.

O primeiro resultado de aplicar as medidas da ISO é ganhar um selo nos seus produtos, o que atesta o compromisso da sua marca para com o cliente e com o meio ambiente.

E quais as vantagens de aplicar estes sistemas?

Além do selo ISO, as medidas tomadas nos sistemas de gestão são pensadas e estudadas cuidadosamente para garantir o melhor funcionamento de uma empresa.

São estratégias, que muitas vezes parecem extremamente simples, mas que garantem que um produto não saia da fábrica com um defeito, por exemplo.

Os benefícios de todos os sistemas são imensos, mas focando na ISO 9001 e ISO 14001 podemos citar algumas vantagens:

  • Excelência operacional: As medidas da ISO 9001 visam um processo de fabricação mais enxuto, promovendo a maior eficiência das máquinas e dos operadores.
  • Menor desperdício: O desperdício de material e de tempo é uma realidade em muitas fábricas, com as medidas dos sistemas de gestão você garante que vai usar o mínimo necessário de recursos para produzir o produto.
  • Organização interna: Outro problema muito comum nas empresas é a desorganização, a ISO tem medidas para organizar e gerenciar melhor os arquivos, documentos e até peças de estoque.
  • Evita multas ambientais: No caso da ISO 14001, as medidas regulam a sua empresa com as leis ambientais, evitando as multas que são bem salgadas.

E é difícil de aplicar?

Todo sistema quando é implantado sofre um tempo de adaptação para que os funcionários abracem a ideia das melhorias propostas e algumas medidas podem precisar de um investimento inicial.

As principais dificuldades, então, são:

  • O período de adaptação: Muitas pessoas acreditam que realizam o seu serviço da melhor forma possível, tanto os funcionários de base como os próprios chefes. E tentar mudar essa mentalidade de uma hora para outra não é fácil.
  • Tempo e custo: O tempo e o custo das medidas é algo que dificulta a implementação, porque nenhuma empresa tem dinheiro e tempo sobrando, mesmo que seja para uma boa causa.

Essas dificuldades são encontradas por todos que começam a implementar a ISO 9001 e ISO 14001, mas com um bom planejamento e dedicação à causa, tudo é possível.

Mas, o que é a ISO 9001?

ISO 9001 e ISO 14001

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade, baseado na ideia do PDCA, do inglês Planejar, Executar, Checar, Agir, onde também se baseia a ideia de melhoria contínua, ou seja:

  • Planejar: Realizar o planejamento para melhorar os processos da empresa.
  • Executar: Colocar os planos para funcionar, tomando as medidas que a equipe pensou.
  • Checar: Realizar auditoria para avaliar até onde aqueles planos melhoraram o processo.
  • Agir: Manter os planos que deram certo e garantir que continuem funcionando.
  • Planejar, novamente: Fazer novos planejamentos para melhorar ainda mais e continuar o ciclo.

Com essa ideia em mente, a ISO propõe uma série de princípios que toda empresa deve ter, e são essenciais para ganhar o selo de qualidade.

Os princípios da ISO 9001

Os princípios da ISO são ideias básicas que fazem a gestão funcionar, sempre pensando na melhor qualidade de processo e do produto para o cliente.

  • Foco no cliente: O cliente é o principal foco de qualquer empresa, tudo o que for feito deve ser pensado para melhorar a relação com ele, já que sem cliente, não há empresa.
  • Liderança: Líderes são pessoas que mantém sua unidade unida e produzindo com mais motivação, que ensina e acolhe os funcionários pensando no grupo.
  • Engajamento de pessoas: Essa ideia é essencial na ISO 9001 e ISO 14001, já que para as medidas darem certo é necessário a contribuição de todos os envolvidos.
  • Melhoria: A melhoria contínua é o que faz uma empresa continuar competitiva, quem não se renova e não melhora perde espaço no mercado.
  • Método Lean: A lean manufacturing é a manufatura enxuta, ou seja, usar o mínimo de recursos possível para realizar o produto, evitando desperdícios e aumentando os lucros.
  • Procedimento operacional padrão: A padronização de processos é importante, já que um processo bem padronizado garante que as peças saiam mais uniformes, reduzindo os custos de qualidade.

E a ISO 14001?

ISO 9001 e ISO 14001

O sistema de gestão ambiental é outra metodologia importante para as empresas, já que a preocupação com o meio ambiente é algo fundamental na sociedade atual.

O grande objetivo dessa ISO é incluir o pensamento de sustentabilidade ambiental e mesclar com a ideia de sustentabilidade da empresa.

Ou seja, ela visa estratégias que reduzem consumos e danos ambientais e que também proporcionam menos despesas e mais lucros para as empresas.

Os dois sistemas, a ISO 9001 e ISO 14001, visam algumas estratégias para melhorar a empresa e garantir um desenvolvimento sustentável, sem danificar o meio ambiente.

Os princípios da ISO 14001

Entre os tópicos do sistema de gestão, as ações apresentadas procuram estabelecer alguns ideais, como:

  • Proteção ao meio ambiente: As ações da ISO procuram prevenir os impactos ambientais ou, pelo menos, reduzir os danos.
  • Redução dos problemas causados pelo ambiente da empresa: Muitas empresas trabalham com materiais tóxicos e altamente poluentes, as ações da ISO visam um manuseio mais correto dessas substâncias, reduzindo os danos tanto no meio ambiente quanto no ambiente empresarial.
  • Aumento do desempenho ambiental: Outro ideal bem presente no sistema de gestão é a melhoria das estratégias de desempenho ambiental.

Esses são apenas alguns dos princípios da ISO 14001, lembrando que muitas ações vão depender de cada empresa, então não tem como generalizar as medidas, apenas idealizar o que deve ser feito,

E quais os benefícios do sistema ambiental

Quando falamos em ISO 9001 e ISO 14001 fica fácil perceber os benefícios do controle da qualidade, já que toda empresa sonha com um bom relacionamento com o cliente é produtos ótimos.

Porém na gestão ambiental ainda fica uma dúvida, “Eu estou ajudando o meio ambiente, mas existe um benefício direto para minha empresa?”

Então separamos algumas vantagens de aplicar o sistema de gestão ambiental em sua corporação:

  • Redução de riscos de acidentes e multas: As medidas ambientais também regularizam sua empresa, evitando acidentes com materiais perigosos e multas ambientais.
  • Redução de consumo: Economia de água, melhor utilização de energia e economia de matéria prima são tópicos da ISO, acarretando menores custos para o seu bolso.
  • Melhora a imagem da marca: Hoje em dia quem não é amigo do meio ambiente é visto com maus olhos, o que pode prejudicar a sua marca.
  • Maior possibilidade de crédito: O histórico ambiental é um dos fatores que ajudam a conseguir financiamentos e empréstimos, e o crédito é uma fonte bem interessante para empresas, já que permite realizar ampliações e investimentos mais rapidamente.

O que são os certificados da ISO 9001 e ISO 14001?

Após seguir todos os passos e aplicar os ideais de cada ISO em sua empresa você pode entrar com o pedido dos certificados que permitem utilizar os selos em seus produtos.

Para isso cada ISO pede uma relação diferente de documentos e realiza consultorias e auditorias para garantir que as medidas foram tomadas e continuaram funcionando.

Quando todos os requisitos são preenchidos e a empresa recebe os certificados, isso atesta que estão cumprindo todos os parâmetros de qualidade e os de gestão ambiental.

Estes certificados são importantes para as empresas, melhorando sua visibilidade, tanto para os clientes como para os concorrentes e fornecedores.

Descubra mais sobre as normas ISO e como aplicá-las na sua empresa

Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades e atualizações da ISO 9001 e ISO 14001. Confira nossas postagens e conheça outras normas importantes para a sua empresa.

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