DIAGRAMA DE ISHIKAWA

A maioria das pessoas que está buscando por métodos e ferramentas para conseguir otimizar os seus processos de produção, através da identificação e eliminação de erros e problemas, e nesta direção uma das principais ferramentas é o Diagrama de Ishikawa.

Também conhecido como Espinha de Peixe e Fishbone Diagram, essa ferramenta muito usada em melhoria contínua, leva em consideração a identificação da causa raiz dos erros e falhas, para que possam ser encontradas e solucionadas.

O nome da ferramenta foi dado em homenagem a seu criador, chamado Kaoru Ishikawa, e sua criação se deu nos anos sessenta.

É muito importante que as organizações saibam que o Ishikawa existe e está disponível, porque a sua aplicação é simples e ampla, além de entregar resultados positivos através das pessoas.

É recomendável que as empresas considerem a aplicação do Ishikawa, pois dadas as características e potencialidades, desta que é uma das ferramentas da qualidade, as chances de que os problemas tenham suas causas identificadas e solucionadas são grandes.

Conheça mais sobre o Diagrama de Ishikawa:

 

Extremamente detalhista, o criador do Ishikawa assegurou que todas as raízes para os problemas, especialmente para aquelas mais difíceis, precisariam ser testadas e analisadas para saber qual é aquela (ou aquelas) que realmente está (ão) sendo responsável (is) pelos problemas.

Dessa forma, a partir do momento que as causas podem ser identificadas, priorizadas e eliminadas, obviamente eliminam-se as consequências.

Uma das vantagens que as organizações podem vivenciar, ao escolher utilizar o Diagrama de Ishikawa, se dá no fato de que a ferramenta é extremamente prática, podendo ser facilmente aplicada em diversos tipos de organizações e departamentos, e inclusive ensinada também em cursos gratuitos online. 

Quais são as principais características do Diagrama de Ishikawa?

Uma delas já mencionada é que pode ser aplicado em vários tipos de empresas e departamentos, sendo adaptada de acordo com as necessidades das mesmas.

Há também características interessantes sobre a ferramenta:

  • É utilizada com a finalidade de otimizar o processo de identificação das causas raízes dos problemas;
  • Amplamente aplicada para que as empresas possam analisar os problemas, viabilizando a identificação de quais são as soluções possíveis de acordo com seus de recursos;
  • Demanda o conhecimento e participação ativa de pessoas que conheçam do problema em questão;
  • Permite a participação de pessoas que não conheçam tão bem o problema a ser analisado, mas que possam contribuir com questionamentos;
  • É fonte de aprendizado para todos os envolvidos;

Basicamente, o Ishikawa é uma ferramenta de tratamento de problemas.

Como sua empresa ou você pode usar o diagrama de Ishikawa?

Você irá agora conhecer como trabalhar com o Ishikawa em sua empresa:

  • Especifique qual o problema que será estudado.
  • Fixe uma folha de flipchart na parede.
  • Neste flipchart faça uma seta na horizontal com seu direcionamento para o lado direito – nesse lado direito, faça um retângulo e coloque nele qual é o problema que será estudado.
  • Faça hastes na linha horizontal que você criou, identificando-as como Máquina, Mão-de-obra, Meio ambiente, Método, Materiais e Medição, como o abaixo ilustrado:
Diagrama de Ishikawa
Fonte: GRADUS, 2018
  • Nessa etapa, você precisará convidar pessoas que realmente conheçam sobre o problema em questão para elencar as causas raízes possíveis que podem estar causando o problema;
  • Convide também pessoas que não conheçam tão bem o processo, mas que possam contribuir positivamente;
  • Recomenda-se que cada pessoa use post-its para escrever as causas raízes, uma causa por post-it, e depois os afixe no Ishikawa que está na parede, tomando o cuidado de colocá-lo na haste correta (“M”);
  • Depois disso, você irá entender todas as possíveis causas que encontrou, juntamente com as outras pessoas, e irá separá-las de acordo com a afinidade, ou seja, de uma maneira em que causas similares possam ser agrupadas.

Com todas as causas possíveis identificadas e agrupadas, a próxima etapa é priorizar quais são as mais significativas e eliminá-las.

Para ajudar fizemos um Ishikawa para encontrar as causas raízes responsáveis por uma reunião ruim. Veja abaixo que a ferramenta é simples, e deve ser usada assim.

iSHIKAWA deve ser usado para solução de problemas diários
Fonte: GRADUS,2018

Como foi visto, o Ishikawa é uma ferramenta que agrega valor as empresas e pode e deve ser usado de forma sistemática para a solução de causas raízes dos problemas.

Para lhe ajudar preparamos uma planilha em EXCEL para você fazer o seu Ishikawa, e o melhor, ela tem um botão que lhe permite enviar a imagem do ishikawa para um slide do PowerPoint, ou seja, fica pronto para apresentar.

Veja nosso treinamento: https://www.gradusct.com.br/treinamentos/fishbone/

Baixe sua planilha: https://1drv.ms/x/s!AgBG0ayERGhClEc7A9flsvfW8lc2

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.