Hoshin Kanri: Saiba tudo sobre esse processo

Inicialmente, podemos conceituar o hoshin kanri como um processo de desdobramento de metas e objetivos de um determinado projeto.

Esse termo veio à tona nos últimos tempos em virtude da busca de novas abordagens sobre o estabelecimento de objetivos nas empresas, organizações e startups.

É fundamental que todas as equipes envolvidas num mesmo projeto atuem na mesma direção com o mesmo foco de buscar excelência em suas realizações, ajudando a empresa a evoluir positivamente no mercado.

A origem do hoshin kanri

Essa abordagem de gestão surgiria nos anos 1960, e seria criado pela fabricante japonesa Toyota. Esse termo, ao pé da letra, significa “gestão por objetivos” ou “gestão por metas” e começou a ser empregada na gestão de qualidade da empresa.

Na época, a fabricante de carros japoneses aplicou os conhecimentos de gestão por objetivos para aprimorar a qualidade de seus produtos e conseguir concorrer com o mercado internacional.

A empresa conseguiu combinar a gestão de objetivos com outras ferramentas conceituais do sistema Lean, como fez adicionando os conhecimentos do Kaizen e Gemba Walk.

Lembramos que o sistema Lean aplicado numa empresa visa promover a produção de produtos e serviços de forma enxuta evitando desperdícios.

Leia mais: Conheça mais afundo sobre o método Kaizen e o sistema Gemba Walk

O que é hoshin kanri?

Definição do que é Hoshin Kanri

Refere-se ao conjunto de estratégias e orientações para o desdobramento de objetivos para a visão de mercado da empresa.

Através dessa abordagem a empresa consegue gerenciar e executar as demais estratégias de negócios e mercado.

Sabemos que para uma organização desenvolver uma estratégia ela precisa descrever objetivos, ações, determinar ambientes de negócio, prazo e dados precisos.

Para que serve?

O uso da gestão de objetivos atuar para alinhar a empresa e seus colaboradores para otimizar o tempo e todos os recursos para atingir determinado objetivo.

Permite avaliar se cada tarefa e etapa do projeto é realizado de modo eficaz no dia a dia da empresa seguindo os objetivos da empresa, marca e produto.

Desafios

Saber desdobrar estratégias e objetivos é uma tarefa difícil, envolve toda a equipe, incluindo os líderes. É fundamental que a equipe de trabalho tenha conhecimento necessário para estabelecer metas e selecionar dados importantes.

Muitas vezes, certos resultados podem ser obtidos em pequenas tarefas feitas diariamente possibilitando melhores resultados nos indicadores dos meses posteriores.

Dessa forma, a direção da corporação saberá que o trabalho diário trará benefícios diretos à companhia e para atingir todos os objetivos essenciais.

Melhorias

Considerando o conceito de melhoria contínua do sistema Lean, a aplicação do hoshin kanri permite, no decorrer do ano, gera oportunidade de reflexão a respeito do progresso do planejamento, permitindo também planejar o próximo ano.

A experiência da Toyota

Fábrica da  Toyota, usando o Hoshin Kanri

A empresa aprimorou bastante a aplicação da gestão de objetivos nas últimas décadas. No decorrer do ano, a empresa registra a evolução da empresa em suas tarefas.

No início de cada ano, no mês de janeiro, o presidente da empresa realiza discurso apresentando condições do mercado e expondo sua visão para o ano que inicia.

Até o mês de março de cada ano, com o encerramento dos cálculos fiscais, é o período em que cada setor, função, unidade de negócio e pessoas trabalhem em seus próprios objetivos para os meses seguintes.

Na conclusão do primeiro semestre, a empresa realiza uma análise mais profunda sobre os fatos, conquistas e perdas registradas nos primeiros seis meses do ano. Antes de iniciar o segundo semestre, a empresa pode fazer novas reflexões e revisar o planejamento.

A implementação

Antes de implementar a gestão de objetivos, os gestores devem definir as equipes responsáveis pela aplicação de cada gestão de objetivos.

É importante identificar os melhores líderes para atuar em cada tipo de desdobramento estratégico de objetivos, determinar os obstáculos iniciais e selecionar as ferramentas certas.

Aprofundamento

Em certos casos, a empresa pode oferecer treinamento interno ou matricular seus colaboradores em cursos externos presenciais ou à distância que abordam sobre o hoshin kanri e as ferramentas Lean.

Evitando falhas

Na revisão dos objetivos é comum que falhas sejam percebidas. Inicialmente, as falhas podem surgir na cultura organizacional, na falta de engajamento e na ausência de habilidade para descrever objetivos e focos corretos.

É fundamental que a empresa, seus líderes e colaboradores possam desenvolver suas metas, objetivos e revisá-los periodicamente.

Na prática

Na prática, mais de um departamento pode trabalhar em conjunto com outros setores da empresa. Um determinado departamento pode ser responsável pelo corte de custos, enquanto ou outro pode ser responsável pela aplicação de recursos financeiros na produção de novos itens e produtos de série.

Nesse exemplo, ambos os departamentos precisam atuar em equilíbrio para realizar cortes e aplicar investimentos certos sem prejudicar os objetivos da empresa que será o de lançar novos produtos com custos menores, mas mantendo a diferenciação de mercado.

Não esqueçamos que o sistema lean também visa entregar valor para o cliente, e a entrega de valor é um dos principais requisitos do quadro de objetivos de mercado da empresa.

Outras situações

Em outras situações, determinados departamentos podem se responsabilizar pela segurança, inovação, estoque, atendimento, dentre outras funções que também poderão compor o objetivo geral da empresa num determinado período.

Dessa forma, decompor metas de negócios de alto nível em metas mais específicas para cada departamento, definindo planos de ação bem elaborados e ações intensivas permitirão que as empresas concretizem resultados para o negócio principal.

As diferenças

Quando falamos em hoshin kanri (gestão de metas ou objetivos) e em gerenciamento de objetivos, podemos estar falando de dois conceitos diferentes.

O gerenciamento de objetivos visa o acompanhamento e mensuração das informações, porém a gestão dos objetivos lida com funções mais profundas como a determinação ou troca do líder do setor, escolha do treinamento, avaliação setorial, dentre outros aspectos mais detalhados.

O gerenciamento comum refere-se a definir as necessidades do negócio e ordenar ao resto da equipe que entreguem os objetivos sem demonstrar amplo envolvimento.

Podemos destacar, que o hoshin kanri é um processo de definição de metas participativo e mais consistente, ele não deixa faltar orientação e ferramentas para os seus colaboradores.

A consolidação

Já sabemos que todas as empresas precisam desenvolver uma visão completa sobre os seus objetivos. Lembramos que o processo de liderança deve focar inteiramente na busca do grande objetivo.

A gestão de objetivos ou de metas proposta pela Toyota permite ter uma bússola gestora nas mãos. Refere-se a um indicador de rumo relativo aos planos e metas anuais da empresa.

É fundamental o estabelecimento de objetivos e metas através de planos concretos para as suas realizações.

Além do alinhamento de metas

Além do alinhamento de metas, é importante buscar objetivos inovadores. A inovação que busca novos métodos deve levar a empresa a um novo nível.

Considerando que os objetivos mais amplos devem ser alinhados às metas para fazer parte da administração diária.

Visão futura

Quando bem elaborado o hoshin kanri permite enxergar melhor o futuro da empresa e de seu mercado de atuação.

É importante que os objetivos sejam compartilhados sempre que possível entre os níveis inferiores da empresa, convertendo-se em objetivos específicos baseados em medidas específicas visando melhoria constante e anual.

Cada planejamento e estratégia precisa ser traduzido em ações, principalmente, em ações mais específicas, por exemplo, na implementação de um sistema preventivo de mudança de ferramentas para trocar 100% das ferramentas de acordo com um rigoroso cronograma.

Essas decisões devem ser mensuradas nos relatórios e nos documentos de revisão de resultados.

Conclusão

Portanto, através do desdobramento e gestão de objetivos com visão estratégica visa soluções baseadas em ações desde a alta gerência até a base da organização.

Permite unir os objetivos gerais da alta gerência administrativa às ações de cada setor e departamento.

A aplicação do hoshin kanri permite unir a liderança em uma cadeia rígida de definição e atingimento de metas propostas.

Ajuda na transformação de pensamentos inovadores. Porém, algumas empresas mesmo aplicando as ferramentas do sistema lean podem carecer de lideranças e de grupos de trabalho engajados.

Esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos eficazes na tradução de projetos em ações para atingir grandes objetivos da alta gerência em mudanças concretas.

Atingir os resultados é manter o presente e o futuro da empresa. Lembramos que ao implementar a gestão de objetivos e metas, são as pessoas e não as ferramentas, as responsáveis pelos resultados.

Orientamos que não resolve dar metas agressivas para uma liderança, sem que eles tenham o método certo para alcançá-las.

Mesmo treinando a equipe, é importante oferecer apoio a cada envolvido e a cada projeto. O projeto deve ser desenvolvido mediante um processo intensivo de coleta de dados e construção de consenso na equipe.

É importante reunir os principais líderes que integram a alta gerência, as pessoas dotadas de conhecimento sobre os métodos da empresa em todos os seus níveis e procurar o melhor estabelecimento das metas e caminhos certos.

Para estabelecer objetivos é necessário saber como o trabalho é realmente realizado e quais as possíveis oportunidades de melhoria para a empresa. Dessa forma, a empresa conseguirá mais resultados sem sobrecarregar a equipe com metas erradas ou pesadas demais.

Veja mais: Conheça a aplicação de Hoshin Hanri na indústria automobilística.

gemba

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.