A importância da Gestão Financeira e suas funções

É muito importante valorizar a gestão financeira, principalmente, para a empresa que possui o objetivo de crescer. Um bom trabalho realizado nesta área pode criar novas forças e análises sobre os possíveis riscos para uma corporação.

Homem trabalhando com calculadora e planilhas, equipamentos fundamentais na Gestão Financeira

Consideramos o conjunto de conhecimentos administrativos e de tomada de decisão como fundamentais para planejar e controlar a aquisição de recursos na empresa.

A gestão é uma das funções administrativas mais essenciais por influenciar em todos os setores estratégicos do empreendimento. Saber analisar, calcular e liberar verbas e recursos depende de um bom controle e orçamentos prévios.

O que é gestão financeira?

Podemos conceituá-la como um conjunto de estudos, ações e análises que visam o controle dos recursos financeiros de uma empresa, empreendimento, negócio, projeto e instituição em geral.

Geralmente, esse setor é um dos mais importantes da corporação, exigindo planejamento, análise de riscos, processos, informação e apuração cada vez mais aprofundada.

Quando um desses itens falha a empresa pode sofrer com uma distorcida projeção sobre a realidade financeira da organização. Essa visão distorcida pode gerar perdas e prejuízos causados por baixo nível de competitividade, custos elevados e perda de oportunidades.

Ela exige conhecimentos, pesquisa, análises e boas práticas profissionais. Além de adição de tecnologias que implementem e acelerem soluções operacionais.

Leia mais sobre como aumentar a produtividade: Layout de Produção

Por que realizar a gestão?

Sabemos que a palavra “gestão” significa controle e abrange todos os esforços para manter o equilíbrio e o funcionamento de um projeto de negócio, de uma empresa ou instituição.

O setor financeiro está interligado com os demais setores de uma instituição. Afinal, sem a existência de receita e retorno de investimento, não haverá condições para a manutenção do negócio e muito menos o seu amadurecimento no mercado.

Dessa forma para uma empresa ser bem sucedida e se destacar no mercado, ela precisa ter estrutura administrativa eficiente e alinhada aos propósitos e objetivos do negócio.

O processo organizacional é fundamental. Esse processo ajudará a direcionar todas as ações para que as metas sejam alcançadas e os resultados sejam contínuos.

Passos fundamentais da gestão

O processo de controle e administração de uma empresa necessitam de cinco passos fundamentais como planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.

O controle dos recursos da empresa envolve várias etapas, sobretudo no planejamento. A gestão tem como objetivo central o gerenciamento dos recursos da empresa.

O controle administrativo de uma empresa trabalha também para indicar as limitações de recursos, oportunidades de investimentos e quais resultados poderão ser obtidos.

Objetivos

Toda empresa e empreendimento buscam ser lucrativos para ser um negócio sustentável. O setor administrativo responsável pelo controle financeiro precisa estar alinhado ao processo organizacional.

De modo contrário, a empresa fica exposta à sérios riscos econômicos como gerar erros e perdas sobre o capital de giro e demais operações do negócio.

Quando apontamos os objetivos mais fundamentais, eles devem estar alinhados com os cinco passos especificados acima. As etapas do processo organizacional também devem estar presentes na organização do departamento responsável pela gestão.

Cada setor da empresa, administrativo ou não precisa também seguir os cinco passos definidos na busca do objetivo da empresa.

Planejamento

Foto mostrando moedas e gráficos usados na Gestão Financeira

Os cinco passos para solidez de uma gestão financeira inteligente começam no planejamento. Ele se refere ao campo de processo organizacional busca verificar a realidade atual da empresa, avaliar oportunidades a serem alcançadas.

Também atua para a definição dos objetivos futuros da corporação e previsão de mercados nos quais ela será inserida.

Porém, quando abordamos o aspecto do controle financeiro, podemos definir o planejamento como algo mais específico. Pois o planejamento também se preocupa com a situação financeira, identificação de melhores possibilidades para o investimento ou utilização dos recursos econômicos para determinado fim e a definição de resultados a serem obtidos.

Quando falamos em projeções de mercado a longo prazo, falamos de planejamento estratégico. Refere-se a um planejamento menos detalhado, que indica perspectivas a serem buscadas.

Quando a visão de mercado é a médio prazo, o planejamento é tático, usado como um desdobramento do planejamento estratégico e traça atividades que devem ser adotadas pela empresa para levar a organização a atingir seus objetivos.

O planejamento operacional lida com visão de curto prazo, que podem caber num prazo de 12 meses. Pode ser oriundo do planejamento operacional, mas tem como principal característica a definição do plano de ações iniciais da empresa.

Direção

A responsabilidade central da empresa está na direção. Ela corresponde certo peso às decisões da gestão financeira do empreendimento.

A realização de processos estabelecidos no planejamento corporativo depende da liderança, ela é responsável por orientar as equipes para organizar, cumprir prazos e funções de acordo com o que foi definido no planejamento.

No contexto da gestão, a direção deve possuir o comando e a supervisão dos procedimentos que, em geral, são complexos.

Comunicação

Lembramos que a comunicação externa e interna numa empresa é fundamental para a  sobrevivência do projeto de negócio e da empresa.

As equipes internas também precisam se comunicar. O diálogo  transparente e objetivo favorece a execução dos trabalhos e o alcance dos objetivos.

Uma das opções que podem ser utilizadas para aprimorar a comunicação entre os funcionários da empresa, é utilizar o conceito de brainstorming, o qual cria uma sensação de” pertencimento” entre os funcionários e a empresa.

Controle

O controle precisa ser eficaz e estar munido de informação. O passo relacionado ao controle precisa estar atento à verificação dos processos, tendo o objetivo de avaliar se eles estão sendo executados corretamente.

É possível também adotar medidas de correção de forma preventiva, evitando a ocorrência de erros, retrabalhos ou desvio de propósitos sobre os projetos da empresa.

Avaliação

A avaliação na empresa visa concentrar as análises dos resultados. Portanto, é importante que a avaliação esteja presente desde o planejamento inicial.

A avaliação precisa ser clara, principalmente, sobre os indicadores que devem ser adotados na empresa.

É possível fazer uma análise de resultados eficiente a partir de  registro de todos os dados necessários à apuração final.

Lembramos que a avaliação é uma etapa fundamental no processo organizacional, pois é ela quem vai indicar se o planejamento e os processos definidos geram retorno para o negócio.

Funções do projeto de controle

A gestão financeira exerce funções fundamentais na empresa. Ela exerce um papel fundamental para a estratégia e manutenção do negócio.

Ela envolve também um bom planejamento financeiro. A partir do planejamento financeiro e orçamento que se poderá visualizar as medidas que deverão ser executadas.

As decisões mais importantes dependem de verbas e orçamentos, e quando cada decisão é baseada em planejamento e controle financeiros, apresenta grande possibilidade de serem eficazes e darem certo na empresa.

Na prática, o planejamento financeiro está casado com o planejamento estratégico da empresa. Eles indicam as formas como recursos devem ser utilizados para alcançar os objetivos traçados.

Todos os objetivos do negócio devem considerar os custos para dimensionar qual será o impacto financeiro, ou seja, quanto a empresa precisará investir.

Além de abordar as perspectivas de retorno dos investimentos e se haverá recursos suficientes para sustentar as metas da empresa e do projeto.

Esses estudos são provenientes de uma análise financeira que permite ter conhecimento sobre a situação econômica da empresa para só então montar um plano de ações.

Numa visão geral, o controle financeiro lida com o ato de planejar, orçar e analisar as finanças. Envolve funções que devem ser conduzidas de forma unificada e profissional.

O planejamento e o controle

O planejamento financeiro precisa apresentar projeção para o futuro, ações a serem adotadas, custos e benefícios, padrões a serem seguidos, métricas de mensuração dos resultados e a aplicação dos recursos financeiros.

É fundamental um plano de aplicação de recursos financeiros para diminuir possíveis perdas para a empresa. Esse plano prevê o quanto em valor financeiro a empresa precisará investir em cada tipo de ação e decisão.

Dessa forma, consideramos que as atividades e decisões organização dependem de recursos. O custo calculado está ligado à atividade empresarial.

A aplicação de recursos

Esse tipo de aplicação pode ser traduzida em investimentos realizados pelas empresas em recursos físicos, como equipamentos, imóveis e materiais diversos;  recursos humanos, compreendendo processos que vão desde a atração até a retenção de talentos; e recursos de gestão, alinhados às estratégias do negócio.

Definição de investimentos

Homem contando moedas, uma ação fundamental da Gestão Financeira

Considerando a gestão financeira, podemos identificar a aplicação de recursos correta. Se for baseado em dados técnicos, indicará quais são as condições econômicas do negócio, as ações definidas para atingir os resultados esperados.

Possibilita à empresa selecionar as melhores oportunidades para aquisições, contratações, abertura de filiais, venda e compra de ativos.

Controle das contas

Outro fator primordial da gestão financeira é a análise e controle das contas. O setor de gestão precisa saber calcular as contas a pagar e a receber. Além de saber controlar receitas e despesas.

Na prática, atua para definir todas as despesas e verifica os créditos a receber, além de controlar evolução dos gastos ao acompanhar a  evolução dos recursos.

Administração do fluxo de caixa

A gestão financeira também trabalha com o fluxo de caixa, e trabalha para controlar a entrada e a saída de recursos no cotidiano da empresa.

Atua para registrar resultados diários e realizar projeções alinhadas às contas a pagar e a receber.

Em relação ao fluxo de caixa, também referido como geração de caixa, a gestão tem um cuidado especial em avaliar a origem das receitas de forma mais estruturada.

Lembramos que o fluxo de caixa é uma ótima ferramenta que indica se as operações da corporação estão gerando retorno.

É sempre possível que um negócio consiga gerar resultado positivo ou negativo. E mesmo tendo um resultado positivo apresentar um caixa negativo.

Como implantar a gestão no negócio?

A implantação de uma boa gestão financeira na empresa e no projeto de negócio a ser realizado é um desafio, mas não é impossível.

A gestão pode ser terceirizada, mas de qualquer forma a direção e os proprietários da empresa precisam acompanhar as evoluções das contas e recursos da empresa.

Acompanhar os dados de análise, planejamento, controle e apuração de resultados. Nem sempre é fácil colocar essas etapas em prática.

Geralmente, cada empresa pode ter seus próprios métodos e processos e nem sempre o que funciona para outra é viável para outra empresa independente do segmento.

Mas, existem práticas fundamentais que podem reger a inserção da gestão numa empresa de uma maneira prática e revolucionária.

Inicialmente, a inserção da gestão está ligada com o mapeamento de custos, planejamento financeiro, administração do fluxo de caixa, controles periódicos, automação de processos.

O dia a dia

Por outro lado, enquanto a gestão financeira não se restrinja a esses pontos iniciais, eles influenciam diretamente na saúde financeira da empresa e nos outros processos relacionados às finanças.

No mapeamento de custo, por exemplo, a corporação deve buscar analisar a sua realidade econômica, principalmente, sobre os custos que devem ser considerados.

O mapeamento de custos deve apresentar a divisão da empresa em centros de custos, grupos de despesas e respectivos valores, custos com depreciações, e elaboração de planejamento estratégico.

Os objetivos da empresa

Foto mostrando uma reunião de Gestão Financeira

Os objetivos da empresa podem ser norteados também com a adoção do planejamento estratégico que visa indicar planos para o longo prazo.

É fundamental que esteja alinhado às estratégias de negócio apresentando a definição dos objetivos, análise do cenário externo, análise interna, proposta de alternativas e formulação do plano estratégico.

Posteriormente, ele precisa apresentar formas de implementação das ideias do projeto. O processo de implementação dependerá do que estiver previsto nos planejamentos tático e operacional.

Conclusão

Portanto, podemos definir a necessidade da gestão financeira ser coerente com o ambiente interno e externo da empresa no tocante à geração de receitas e análises de custos.

O controle financeiro é importante para manter a saúde financeira da empresa e prever suas reais condições de investimentos, cumprimento de suas contas e geração de retorno sobre cada tipo de investimento interno e externo.

Sempre avaliando cada tipo de decisão para a contratação de pessoal, pagamento de salários, aquisição de novas máquinas e simplificação de processos de produção com o objetivo de reduzir custos, otimizar a produção e elevar o grau de produtividade da empresa.

Ter um caixa positivo não significa que a empresa está saudável, principalmente, se ela possui dívidas na praça relacionadas aos investimentos mal realizados anteriormente, ou pela ausência de retorno financeiro em períodos anteriores.

Dessa forma, a gestão deve ser implementada para equilibrar custos, gastos e investimentos, prevendo o melhor caminho para o lucro.

Confira nosso Treinamento de World Class Manufacturing (WCM): https://www.gradusct.com.br/treinamentos/world-class-manufacturing/

Não deixe de conferir sobre o nosso artigo sobre Takt Time: https://www.gradusct.com.br/takt-time-o-que-e-e-como-calcular/

Brainstorming

Brainstorming

0

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.