Excel: qual o limite deste software?

Excel

Usos para o Excel

Antes de responder a questão inicial precisamos traçar um panorama primeiro: nos dias atuais são infinitas as áreas onde o Excel pode ser usado como empresas dos mais variados ramos, hospitais, comércio, faculdades como Engenharia de Produção, nas escolas, na NASA, opa….isto mesmo, até a NASA usa para fazer estimativa de custos de viagens espaciais.

O Excel tem sido amplamente usado com sucesso, e quem se lembra dos seus antigos concorrentes de 1990 como Quatro Pró e Lotus 123 sabe que o salto de qualidade e funcionalidade do Excel desde esta data foi quântico.

Temos visto este software sendo usado tanto para controlar as contas de padaria por exemplo (entradas, saídas e saldo) quanto para criar verdadeiros sistemas de gestão em empresas com produtividade, eficiência, qualidade, gráficos de controle, etc.

Obviamente que não estamos falando para grandes empresas usarem o Excel para fazer gestão financeira ou gestão da produção, pois nestes casos há sistemas de informação específicos para isto, mas estamos falando que o Excel sim é uma ferramenta muito adequada para uma variedade de usos.

Abaixo trouxemos para você um exemplo real que foi aplicado em 2014~15. Este controle foi feito em Excel para monitorar todas as variáveis críticas para atingir os resultados daqueles anos, contemplando semáforos (verde, amarelo e vermelho), gráficos de evolução, pareto e 5w2h.

Este material era a base da gestão do Vice-presidente de Operações de uma grande multinacional.

Excel usos variados

Treinamento online e curso de green belt e black belt fazem também uso extensivo dele, pela flexibilidade e facilidade de uso que o software proporciona.

Há vantagens conhecer como lidar com o Excel?

A resposta é sim, pois isto lhe dará uma “caixa de ferramentas” que você poderá usar para analisar problemas, organizar os dados, fazer uso de operações básicas de matemática até o uso de estatística avançada, criar gráficos dos mais diversos tipos como histograma, pareto dentre outros.

Quando você entender o potencial gigantesco deste software, ficará mais fácil “atacar” diversas situação que antes você levava um tempo enorme para fazer.

Olhando para o mercado de trabalho, o domínio deste software é vital, pois hoje em dia passou a ser algo que os empregadores já presumem que o candidato o tenha, e quanto mais você dominá-lo, mas diferencial você terá.

 

Posso usar o Excel para melhoria contínua?

Não só pode como deve, pois quando falamos em Lean Six Sigma não há como desvencilhar o Excel de todos os conceitos e principalmente das ferramentas que podemos usar.

Por exemplo para fazer a primeira fase de um projeto White Belt, que é a fase Definir, podemos fazer uso de uma planilha chamada de project charter, onde há todas as informações importantes a serem informadas em relação ao projeto, como nome do patrocinador (Sponsor), nome do líder do projeto, nome dos membros do projeto, objetivo do projeto, etc.

Um outro uso interessante é em relação as ferramentas da qualidade que basicamente podem ser usadas no Excel. Há diversos outros exemplos de uso como na preparação, execução e acompanhamento de um Kaizen, onde o Excel é importante desde a coleta de dados até a análise dos mesmos.

Ainda em melhoria contínua, a gestão de indicadores e gestão visual, por muitas vezes é feita no Excel, dando grande controle para quem o usa.

Respondendo

Acreditamos que não há limites para o seu uso, pois ao longo dos anos este foi se aperfeiçoando e se adequando as necessidades dos clientes.

E para este software em questão, a Microsoft fez um belo projetos de melhoria contínua, pois foi capaz de escutar a voz do cliente, entender e priorizar suas prioridades, e constantemente aperfeiçoá-lo.

Sugerimos somente ter bom senso, pois claramente há aplicações que o Excel não é o mais indicado, como softwares ERP que abarcam vários módulos desde finanças até produção.

Temos a impressão de que o Excel continuará evoluindo incansavelmente.

 

Veja nosso vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jBThoyd1GUU

 

Excel rompendo barreiras

 

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.