Definição de estratificação:

Estratificação é uma técnica usada para analisar e dividir um universo de informações em grupos homogêneos (estratos) relativos a um problema, processo e outros assuntos que permitam agrupamento de alguma forma. Amplamente usada em todas as fases do DMAIC da melhoria contínua, sendo uma das ferramentas da qualidade.

Uma variável estratificadora, também conhecida como estratificação ou mesmo estratificador, é um fator que pode ser usado para separar dados em subgrupos. Isso é feito para investigar se esse fator é um fator de causa especial substancial.

A estratificação é usada principalmente na etapa de definição de um projeto Seis Sigma, mas também pode ser usada nas outras fases como medir, analisar, melhorar e controlar.

Um exemplo pode ser a separação de quantidades de produtos vendidos por um supermercado durante o mês, onde podemos separar por dia da semana, ou até por período do dia (manhã, tarde ou noite) separando assim claramente as quantidades dependendo do dia da semana.

Outra possibilidade é fazer a estratificação entre o número de pessoas que entraram no supermercado, versus o número de mercadoria e versus o período do dia. Veja abaixo do que estamos falando:

Estratificação
Exemplo para Estratificação

Estratificação de dados

O Seis Sigma é uma abordagem baseada em fatos e dados para a solução de problemas, e como dito, usa muito a estratificação de dados.

Uma vez que definimos uma diferença no desempenho, e também coletamos dados sobre o desempenho de um processo, precisamos examinar os dados para encontrar a causa raiz ou as causas do problema.

A estratificação de dados é um instrumento que podemos usar para organizar os dados para análise.

O tempo para considerar a estratificação de dados varia de acordo com o que esta sendo analisado, pois dependendo do caso, uma semana de dados basta, mas há outros casos, é preciso um tempo maior para verificar a variabilidade e sazonabilidade.

Devemos ter certeza de que os dados são coletados de maneira para que sejam úteis para análise.

Os dados são geralmente estratificados de maneiras diferentes de acordo com o objeto de estudo. Aqui está uma ilustração que foi submetida recentemente por um dos nossos alunos em resposta a uma tarefa sobre este assunto.

O objetivo da análise de dados era estratificar os dados para tentar entender qual era a relação entre volume de vendas, número de compradores e período do dia, uma vez que o supermercado precisava distribuir melhor seus funcionários ao longo do dia.

Usando a ferramenta “Diagrama de Estratificação”, o aluno conseguiu montar o gráfico abaixo, lembrando que esta ferramenta esta disponível bastando clicar em: https://www.gradusct.com.br/materiais/o-que-e-estratificar/

Estratificação

Observando o diagrama acima, há realmente uma estratificação onde o volume maior de vendas e clientes tente a ser no período noturno.

Abaixo marcamos com mais distinção esta estratificação:

estratificação

No processo de melhoria contínua dos processos, estamos sempre procurando padrões nos quais há uma diferença quanto olhamos o resultado das estratificações (estratos).

Quando utilizar estratificação

O uso é bem variado, mas podemos elencar alguns deles:

  • Antes de coletar informações para que se tenha clareza do que coletar e quanto coletar.
  • Dentro ou fora de projetos de melhoria contínua nas seguintes fases:
  • Definir:
    • Estratificar as informações iniciais para visualizar qual deve ser realmente o foco do projeto. No exemplo que usamos acima, o foco seria no período da tarde.
  • Medir:
    • Para estabelecer como os dados estão agrupados, e então os medir.
  • Analisar:
    • Para ver a concentração de alguma variável. Por exemplo veja abaixo uma estratificação a variável custos de embalagem. Note que com a estratificação abaixo fica fácil de analisar onde estão os maiores custos relativos a embalagem.

estratificação

  • Melhorar:
    • Podemos usar o mesmo material acima, bastando o atualizar depois de implantadas as melhorias, e comprar com a figura anterior.
  • Controlar:
    • Também pode ser usado para mostrar o antes e o depois dos custos.

É importante mencionar que podemos estratificar dados usando ferramentas diferentes, e no caso deste artigo usamos duas: o diagrama de estratificação e uma planilha em Excel onde organizamos os dados da figura acima.

Processo de estratificação

Antes de coletar dados, pense em quais informações podem afetar o que você esta estudando ou analizando. No caso do rendimento de um automóvel, você poderia pensar as seguintes informações para estratificar: gênero (homem ou mulher), dia da semana, local onde transitou, tipo da gasolina, pressão dos pneus, etc.

Vamos ver quais são os procedimentos envolvidos numa estratificação:

1 – Faça um plano de coleta de dados antes de reunir as informações.

2 – Ao plotar ou representar graficamente os dados acumulados em um diagrama de dispersão, gráfico de controle, histograma ou outra ferramenta de avaliação, use marcas ou cores diferentes para diferenciar dados de várias origens, exatamente igual fizemos no diagrama de estratificação acima.

Dados que são distinguidos desta maneira são considerados “estratificados”.

3- Examine os subconjuntos de dados estratificados individualmente. Por exemplo, em um diagrama de dispersão em que os dados foram estratificados, veja como eles se agrupam e marque de uma cor diferente como fizemos no início deste artigo.

Conheça mais sobre o Treinametno Especialista Kaizenhttps://www.gradusct.com.br/treinamentos/kaizen/

Saiba mais em: https://www.gradusct.com.br/?p=8593&preview=true

10

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.