Quem deve ser formado em Lean numa empresa? Quanto tempo leva para formar?

As perguntas acima são feitas com frequência nas empresas, uma vez que o curso de Lean aborda uma filosofia de gestão que visa a redução de desperdícios. A sua metodologia também incentiva a elevação da produtividade e da qualidade enquanto desenvolve profissionais.

Mas, devemos lembrar, que esses resultados são alcançados com muita dedicação, planejamento e conhecimento. Quando falamos em conhecimentos nos referimos ao treinamento e aplicação de curso de preparação para todos os envolvidos nos processos de produção e qualidade. Lembramos que o Lean pode e deve ser usado em qualquer atividade independente do ramo de atuação.

A inserção dessa filosofia na empresa gera mudanças de comportamento, de análise e de gestão em toda a corporação.

Foto com instrutor do Curso de Lean

Geralmente, a empresa pode formar ou indicar um especialista lean que será capaz de dominar todos os conhecimentos e ferramentas necessárias para a implementação dessas positivas mudanças na empresa e nos seus processos produtivos.

O curso lean

Inicialmente, esse tipo de curso pode ser lecionado internamente na empresa e externamente em instituições de ensino com competência de treinar equipes e colaboradores, como é o caso da GRADUS.

Quem pode fazer o curso?

Quando a empresa forma um especialista lean, ele pode ser um profissional da área de gestão e gerência da empresa, e que já esteja envolvido com os processos e demais etapas de produção.

Porém, o histórico do currículo de outros funcionários também pode ser avaliado para possível aproveitamento.

Por outro lado, em casos de processos complexos, é indicado que o conhecimento dessa filosofia seja ensinado e compartilhado com todos os funcionários que atuam no planejamento, na qualidade e na produção de produtos e serviços.

Objetivos iniciais do curso de Lean

O curso lean pretende formar especialistas nesta filosofia de eliminação de desperdícios, e envolver toda a equipe no mesmo processo de aprendizado.

Além disso, o curso faz com que o profissional tenha uma nova visão do que é importante nas empresas, e o que deve ser feito a fim de agregar valor ao cliente.

O aluno que frequenta este treinamento lean começa a questionar atividades diárias que fazia, e entender que muitas delas, senão a grande maioria na realidade são desperdícios.

Conteúdo do curso

O curso refere-se a um programa de formação de especialistas em Lean Manufacturing para apresentar e aprofundar os conhecimentos em cada ferramenta aplicada para a produção enxuta nas empresas.

Dentre as principais ferramentas conceituais o orientado estuda sobre filosofia do Kaizen, Mapeamento de Fluxo de Valor, Liderança, Fluxo de Trabalho, Redução de desperdícios, entre outras ferramentas de negócio e produção.

Certificação Lean

Após a realização do curso, os estudantes recebem uma certificação em Lean Manufacturing, gerando um novo peso no currículo do profissional e o habilitando para ajudar a empresa em nossos processos de aproveitamento.

A certificação é parte de uma jornada de conhecimento que o aluno esta começando, e que deve ser perseguida.

Resultados

O treinamento e a capacitação através do curso lean ajudam as empresas a alcançarem excelência e a melhorarem seus resultados. Os conhecimento teóricos e práticos ajudam no desenvolvimento de colaboradores, funcionários e parceiros.

O que faz o especialista?

O profissional que atinge esse nível de formação busca o processo de produção perfeito e incentiva a serem e fazerem melhor todos os dias pela produção da empresa.

Independente do setor de atuação da empresa, a empresa desenvolverá visão orientada para a melhoria contínua e o ganho de vantagem competitiva.

Necessidades

As empresas que possuem alta carga de produção e necessidade de elevar a excelência de seus produtos devem investir nesse tipo de capacitação. Oferecer curso lean para seus funcionários e responsáveis ajuda a definir novos caminhos para a empresa e para o planejamento futuro da instituição.

Por outro lado, o curso poder ser realizado por iniciativa própria do profissional que busca uma promoção, crescimento na carreira e valorização de seu currículo.

Origens do Lean

Ao iniciar o curso lean, o estudante aprende que esse conhecimento surgiu no Japão, sendo criado pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, no período depois da Segunda Guerra Mundial.

Na época, a empresa buscava reconquistar novos mercados e se reposicionar reduzindo desperdícios.

História recente

Além de superar a crise do pós guerra, a Toyota precisou revisar suas estratégias lean depois da tragédia do tsunami que assolou o Japão em 2011.

Ainda naquele ano, os japoneses sentiram perdas na economia do país, no mesmo período a marca de veículos japoneses verificou o seu resultado líquido cair 29,4% e a receita operacional caiu em 1,8 bilhões de dólares.

Mesmo com todos os ventos contrários, a empresa Toyota se manteve forte graças a aplicação das ferramentas que os profissionais aprenderam no curso lean e no histórico da empresa e iniciou uma positiva reação.

No ano seguinte, em 2012, a empresa Toyota fechou os nove primeiros meses do ano vendendo 7,4 milhões de carros, ou 450.000 a mais que sua concorrente GM.

Neste case, devemos destacar que a filosofia do Lean Manufacturing ajudou a manter custos baixos, alta produtividade e manutenção da qualidade.

Qualquer pessoa pode fazer o curso?

Sim. Além das indicações prévias que uma empresa pode fazer ao matricular um colaborador interno, qualquer profissional pode fazer o curso lean.

Principalmente, pessoas das áreas de administração, gestão, marketing, economia, sistema de produção e comunicação corporativa.

Porém, pessoas de outros níveis de  formação podem realizar o curso para efetivar novos conhecimentos.

Cursos presenciais e online

Atualmente, a pessoa pode escolher possibilidades de realizar o curso presencial ou online. Porém, a busca por cursos EaD (Ensino à Distância) cresceu bastante nos últimos tempos no Brasil por permitir maior flexibilidade de horários de estudo.

O curso lean é composto por pacotes elaborados por profissionais especialista em desenvolvimento e produção, além de conhecerem as ferramentas dessa filosofia.

Disponibilidade

Reforçamos que este tipo de curso é indicado para profissionais de qualquer área interessados em liderar projetos de melhoria em processos de produção e gestão de empresas.

Os conhecimentos ajudam a elevar os resultados dos processos da empresa ajudando a conquistar uma certificação que representa um grande diferencial curricular para o profissional e para as empresas.

Benefícios para a empresa e para os profissionais

Além de formar bons profissionais, as empresas podem, ao contratar especialistas formados em curso lean, reforçar seu capital humano com mais qualificação.

O que é Lean Manufacturing?

O termo significa produção enxuta e apresenta como principais objetivos os atos de saber identificar, reduzir e eliminar os desperdícios dos processos de produção e gestão.

Foto do instrutor de Curso Lean

Veja também: curso gratuito de Lean Manufacturing.

Veja a seguir alguns pontos cruciais que essa metodologia ajuda a melhorar.

1 – Tempo

A aplicação das ferramentas lean ajuda a otimizar o tempo de produção e entrega da empresa. Sabemos, por exemplo, que um equipamento parado esperando material ou uma peça para produzir gerar perdas. A puxada do cliente também é avaliada através do conceito de Takt Time.

2 – Transporte

Muitas vezes, parte do material e do produto pode se perder nos processos de transporte, incluindo os longos trajetos dentro da fábrica até chegar à próxima etapa do processo produtivo.

3 – Estoque

Lembramos que o excesso de estoque pode sobrecarregar o projeto de vendas da empresa.

4 – Defeitos

Quando a padronização dos produtos e processos não é mantida ou respeitada pode abrir caminho para a fabricação de produtos defeituosos comprometendo a qualidade final.

5 – Excesso de produção

Projetar a fabricação de quantidade superior ao que será vendido no mercado e investir mais dinheiro do que precisa ser investido em produção pode gerar perdas.

Conclusão a respeito do Curso de Lean

Portanto, a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso lean ajudam a formar melhores profissionais, capacitação da equipe e, fundamentalmente, melhores resultados para as empresas que investem nesse tipo de conhecimento.

Sabemos que as empresas buscam elevar seus lucros na mesma proporção da redução de desperdícios. É possível atingir os melhores resultados e orientar as melhores tomadas de decisão.

Orientamos que a decisão de implantar qualquer metodologia em uma empresa é inicialmente determinada pela escolha por parte da gestão e da direção da empresa.

Dessa forma, realizar esse curso é desenvolver novos conhecimento e habilidades favoráveis para o currículo profissional e para o futuro da empresa.

Veja também: os desafios da implementação do Lean na percepção de um executivo de Banco

TPS - Sistema Toyota de Produção

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.