Certificações profissionais criam diferencial competitivo

Apesar de sucesso ser um conceito relativo, em qualquer carreira, investir em formação leva os profissionais a novos patamares de qualificação e, consequentemente, a remunerações melhores. É nesse sentido que as certificações profissionais são um investimento infalível, que devem estar no radar e no planejamento de curto e médio prazos de quem quer se posicionar ou se recolocar no mercado.

Certificações profissionais preparam, amadurecem e melhoram a carreira, além de aumentarem as chances de recolocação. Elas chancelam a especialização e o interesse inequívoco de quem investe tempo para tê-las.

Atuar em qualquer nível exige, hoje, algumas características perseguidas pelos gestores:

  1. Proatividade
  2. Maturidade
  3. Capacidade de tomar decisões
  4. Constância e disponibilidade
  5. Engajamento
  6. Relacionamento

Ainda que pareçam apenas características comportamentais, são as qualificações que transformam esses tópicos em competências e habilidades adquiridas, sendo definitivas (muitas vezes) para que alguém exerça cargos e funções distintas, em qualquer tipo de empresa, organização ou instituição.

E quais os tipos de certificação profissional existentes?

O que é comumente chamado de educação formal inclui as graduações, pós-graduações e cursos técnicos de nível médio.

Em cursos ofertados por instituições de ensino, os alunos precisam estar regularmente matriculados e cumprir as exigências, de acordo com a empresa e o Ministério da Educação. Faculdades, Universidades, Institutos são os responsáveis pelo conteúdo programático, devidamente autorizados pelos órgãos reguladores e, portanto, com certificados válidos.

As instituições que os ofertam cursos à distância também precisam de credenciamento para ensino não presencial.

Podem ser certificados nacionais, obtidos em formações realizadas no Brasil. Os cursos podem ser presenciais ou à distância, feitos remotamente. No último caso (online), são necessários requisitos específicos, igualmente validados junto aos órgãos competentes.

Os certificados internacionais de graduação ou pós-graduação, presenciais ou à distância, feitos fora do Brasil, exigem uma ratificação feita em universidades nacionais. Para que sejam válidos em território nacional, essas certificações profissionais passam pelo crivo dessas instituições e passam a ter a mesma validade que os emitidos por elas.

Cursos livres e extensões complementam a formação e podem ser presenciais ou à distância, não necessitam de certificação supervisionada por órgãos como o MEC. Ainda assim, as empresas que os ofertam conferem credibilidade e peso, tendo o mesmo peso ou ainda maior, dependendo do nível de especialização que se necessita.

Certificações profissionais em gestão e projetos

Um dos grandes diferenciais reconhecidos pelo mercado são as formações focadas em elevar o nível de profissionalização de quem almeja a ascensão profissional. Aí estão os cursos de formação para Belts, como os da GRADUS.

Além de qualificarem e atestarem essa aquisição de conhecimento, os certificados tem acreditação internacional e atendem às necessidades de quem busca elevar o nível profissional tanto quanto atende aos gestores, que necessitam desses especialistas e colocam as formações como pré-requisito de contratação.

Bons exemplos são:

Yellow Belts – profissionais que podem liderar pequenos projetos da metodologia Lean Six Sigma, tanto quanto podem atuar em grandes projetos ajudando Green ou Black Belts. 

Green Belts – profissionais que estão prontos para liderar relevantes projetos da metodologia Lean Six Sigma, tanto quanto podem atuar colaborativamente em grandes projetos.

Black Belts – profissionais inteiramente capacitados para liderar importantes projetos da metodologia Lean Six Sigma, atuando junto à alta liderança e supervisionando diversas equipes.

Para quem quer começar imediatamente, o primeiro passo pode ser o curso de White Belt da GRADUS, disponível, gratuitamente e online. Em nossa plataforma, estão disponíveis mais de 20 anos de experiência na gerencia e implantação do Lean Six Sigma, dentro e fora do Brasil.

 

certificações profissionais: White Belt

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.