O que é Carreira Profissional ?

Antes de entrar no assunto carreira, precisamos definir o que vem a ser um bom profissional nos dias atuais.

É uma pessoa que mais do que apenas fazer um trabalho muito bem, sabe lidar com clientes e colegas, se orgulha da obrigação e da responsabilidade de se fazer o seu trabalho, tem ética e valores sólidos, controlando suas emoções, independentemente da situação.

carreira

Um bom profissional está sempre alerta, observando o que se diz em público (sim, no Facebook, Twitter, Instagram e outros, tem sempre gente olhando para você), pensando três vezes antes de tecer comentários negativos, avaliações públicas e postar artigos.

Também entende que não trabalha isoladamente, e sim valoriza e desenvolve pessoas, e sendo referência profissional sabe que palavras vazias não constroem boa reputação, e que a ação fala mais alto que qualquer palavra que um profissional possa dizer.

O bom profissional forja seu caminho se preparando continuamente através de cursos de aperfeiçoamento e oportunidades de aprendizado.

Bom, agora que você já sabe o que é um profissional, é imprescindível começar a mapear seu caminho, mas antes você deve ter um destino definido. É isso mesmo que você ouviu, você tem que saber onde quer chegar, pois a carreira é uma jornada a um destino específico, e se você não souber onde quer chegar, qualquer destino serve, certo!?!

Para seu primeiro passo no planejamento de sua carreira, você deve fazer uma declaração abrangente e pessoal de onde você quer estar nos próximos anos, disse Joyce Maroney, diretora do Workforce Institute da Kronos, que é uma empresa americana especializada em gerenciamento de empresas valorizando pessoas.

“Antes que você possa realizar esse trabalho dos sonhos, você precisa articular o que o sucesso significa para você pessoalmente, incluindo os aspectos de sua vida fora do trabalho. Apenas quando você tem uma visão clara de onde você quer estar no próximo, cinco e 20 anos você vai construir um roteiro para chegar lá. “

Se você está fazendo uma mudança de carreira e tentando planejar um caminho para suas novas metas, pense em por que você gostaria de mudar de direção antes de dar o primeiro passo.

“Ao considerar uma mudança profissional, a melhor primeira pergunta a fazer é: ‘Estou correndo em direção a algo melhor ou me afastando de alguma coisa boa?'”

“Se for o primeiro, faça. Se for o segundo, a mudança que você precisa fazer pode ser apenas uma mudança no supervisor ou nos negócios, e não na sua carreira atual.”

Dicas para uma Carreira de Sucesso

1.. Concentre-se nos recursos de que você precisa

Você pode ter uma lista de empresas para as quais deseja trabalhar ou títulos (cargos) que precisa durante sua carreira. Essas aspirações são um bom ponto de partida, mas é mais importante entender quais habilidades serão necessárias e como construí-las.

Ao desenvolver esta lista,  não significa necessariamente que é tudo no que você deve se concentrar, pois você pode trabalhar envolve pessoas e parcerias importante no curto, médio e longo prazo.

2..  Crie e nutra relacionamentos

O “networking” com indivíduos na sua área de atuação escolhida será muito útil no planejamento e progressão da sua carreira, quer seja pelo conhecimento ou pela influência destas pessoas.

carreira

Mas você deve manter os “relacionamentos” sempre vivos, ou seja, não procure as pessoas somente quando você precisa.

Mantenha um excelente relacionamento com todas os níveis da organização, especialmente no caso de engenheiros de produção o contato com o chão-de-fábrica é vital para o aprendizado e sobrevivência de um profissional.

Tenho muito tempo em empresas para afirmar que já vi muitos colegas que ao subirem profissionalmente não mantém mais contato com suas antigas bases.

Isto se torna muito perceptível no Linkedin, onde por vezes é nítido que os profissionais se apressam em comentam posts de cargos superiores, se esquecendo das bases que o impulsionaram para frente.

Minha recomendação é que o contato seja mantido down-top, pois nada supera o conhecimentos de áreas como produção, staff, qualidade e outras, e usando português bem claro: “O munda é redondo, dá voltas, e bases são vitais para a construção e manutenção de resultados!”.

Ainda na minha vivência em empresas, cargos de gerência, diretoria e presidência são passageiros, e a “troca” de pessoas nestas posições é muito maior do que nas posições de base.

Sendo assim, assim que o gerente sair, com quem você vai se relacionar? Correto sua resposta! Com as pessoas que ficaram e forma a base de qualquer empresa! Sendo assim, seja bom.

3.. Esteja aberto para mudar seu trajeto, mas não seu destino

De qualquer forma, o seu caminho não está definido, e você terá que ter a capacidade de se adaptar a quaisquer obstáculos que possa encontrar ao longo do caminho, sem perder o foco do destino final.

carreira

Planejar uma carreira não o levará necessariamente a um emprego dos sonhos, pois seus ideais sobre esse emprego dos sonhos provavelmente mudarão.

Tornar-se flexível e aberto a aprender novas habilidades são algumas das peças mais essenciais para se ter sucesso em qualquer carreira.

Mesmo se você tomar uma decisão errada, nunca é tarde demais para corrigir e aprender com a experiência.

Muitas pessoas ficam paralisadas com a idéia de fazer uma escolha de carreira porque estão com medo de errar. Errar é parte inerente a carreira de qualquer profissional, e fornece muito aprendizado.

O erro somente é ruim se você não aprender nada com ele!

4.. Tome a iniciativa

Entre as melhores maneiras de alcançar o sucesso profissional, é continuar avaliando seu desempenho. Não espere a sua avaliação anual – faça tudo sozinho e antecipe o que precisa ser melhorado.

Um meio perfeito para fazer isso é identificar objetivos quantificáveis ​​e definir um cronograma para alcançá-los, ou seja, fazer o seu plano de desenvolvimento individual.

Comece definindo metas de curto prazo quando você é novo em um projeto ou trabalho.

Crie um plano detalhado para atingir esses objetivos. Divida as tarefas em atividades semanais ou diárias e preencha um pequeno formulário no final da semana para avaliar onde você está indo, e se você tem que mudar sua estratégia.

Caso o seu gerente ou superior seja um líder preocupado com o desenvolvimento dos seus funcionário, você pode mostrar seu planejamento e ver o que ele acha. No mínimo isso mostrará que você sabe da importância da autoavaliação e melhoria contínua.

5.. Prepare-se para aprender

Para se destacar em sua carreira, você precisa estar preparado para descobrir. Esteja pronto para ter milhares de perguntas diariamente sobre o que você está fazendo.

O aprendizado não tem fim, seja através de um MBA, Mestrado ou curso de aperfeiçoamento, o profissional jamais deve parar de aprender.

6.. Antecipe as necessidades

Para ter sucesso  na carreira, você precisará estar bem ciente dos requisitos do seu gerente. Fique um passo à frente do seu chefe, perguntando a si mesmo: “Se eu fosse meu chefe, o que eu gostaria de fazer?”

Evite atritos desnecessários com o seu superior, pois você deve estar ao lado dele e nunca contra. Outras perguntas que você deve tentar responder são: “Quais são as prioridades do meu Chefe?”, “Quais são as metas principais e como estão?” e mais ainda, como você pode ajudar!

7.. Comunique-se bem

A comunicação é fundamental para o sucesso de uma carreira em empresas. Se o seu chefe pedir um relatório de status do andamento de algo, isto quer dizer que você não está fazendo bem o seu trabalho.

A comunicação tem que ser pró-ativa, e antecipar todas as respostas para todos questionamentos possíveis.

8.. Estabeleça metas para alcançar

Lembre-se de que você não está sendo compensado por “trabalhar duro” ou “permanecer ativo na empresa”.

No final do dia o que importa para o seu empregador é como você está contribuindo para o cumprimento dos objetivos e atribuições da empresa, tanto a curto como a longo prazo.

Portanto, lembre-se de que você está sendo pago para atingir objetivos claramente definidos que causam grande impacto no desempenho da organização, na missão e na visão.

Esta mentalidade orientada para objetivos permitirá que você alcance o sucesso profissional, não importa onde você esteja na escada corporativa.

9.. Faça

Mostre o que você fez que gerou resultados! Use isso como um princípio em suas relações no local de trabalho, ao invés de se gabar de todas as coisas que você pode fazer, e nunca entregá-las, você precisa mostrar ao gerente do que você é capaz, e efetivamente entregar resultados constantemente.

Ninguém sobrevive em empresas sem entregar resultados consistentemente!

10.. Ganhe confiança

Este é um dos métodos mais importantes para o sucesso na carreira que você precisa garantir.

Considere da seguinte maneira: quanto mais rápido você conquistar a confiança de seu chefe, mais cedo ele terá menos preocupações e, assim, mais tempo livre para focar a atenção em outras coisas urgentes.

Se seu chefe achar que você é confiável, ele delegará tarefas para você. Certifique-se de cumprir seus prazos e cumprir suas promessas.

11.. Gere alternativas

Todos podem transformar seus problemas nos problemas de seus gerentes. Vai me dizer que nunca viu isto ocorrer!!??

Seja o provedor da solução, não o fundador do problema. Funcionários fantásticos resolvem problemas e quando não podem resolver trazem alternativas para resolvê-los!

Se você não tem a autoridade para fornecer o último veredicto sobre um assunto aplicável ao seu trabalho ou departamento, certifique-se de oferecer soluções para o seu supervisor, e tentar ajudar o máximo possível.

12.. Tenha compaixão.

Ser um bom funcionário requer compreensão, ter compaixão e entender que seu gerente e seus colegas estão fazendo o melhor que podem.

Entenda que seu chefe é um coitado, isso mesmo que você leu, um coitado que tem que se reportar à alguém acima dele todos os dias.

Uma maneira de exercitar a compaixão é se colocar no lugar do outro, quer seja seu chefe ou seu colega de trabalho, e ver como você poderia ajudá-los.

Ao manter essas 10 chaves de sucesso na carreira em sua mente, você pode se colocar no caminho para a verdadeira grandeza e alcançar seus objetivos finais de carreira.

13.. Aproveite ao máximo as oportunidades

Não espere a revisão anual para obter comentários Não espere que empregadores, colegas de trabalho ou gerentes dêem reconhecimento e feedback.

Peça por isso. Se você aprender sobre algo que precisa ser melhorado, aja rápido.

Quando obtiver um feedback positivo, não o aceite somente e siga em frente, certifique-se de que os outros profissionais da empresa saibam sobre suas conquistas extraordinárias, seu efeito nos negócios e seu desejo de progresso.

Forneça trajetórias de carreira claras e identifique oportunidades para os indivíduos brilharem.

Caso você seja um líder, explique o que é necessário para que seus funcionários prossigam no negócio.

Em seguida, ajude-os a escolher o caminho ideal e incentivá-los à medida que avançam em direção aos seus objetivos.

Elogie constantemente as pessoas que merecem, quer seja seu subordinado, seu par ou seu colega de trabalho que tenha feito um bom trabalho.

14.. Escolha seu trabalho com sabedoria

O primeiro e de longe o passo mais importante para alcançar o sucesso na carreira é escolher o seu emprego.

Selecionando uma ocupação que vai lhe trazer sucesso, no entanto, se resume a como você define o sucesso.

Você precisa de uma carreira que lhe permita viajar ou um trabalho contínuo que lhe permita se adaptar a uma rotina agradável?

Você precisa de uma carreira que produz muito dinheiro ou o dinheiro é apenas uma questão secundária?

Quais necessidades você quer saciar?

Assim que você definir suas prioridades, poderá moldar sua carreira em torno delas.

Claro, a principal prioridade é que você selecione uma carreira que você goste.

Não só um meio de vida agradável, mas torna toda a sua vida mais agradável, além disso, é mais provável que você tenha sucesso, já que as pessoas sempre tendem a ter um desempenho melhor nas coisas que gostam de fazer.

15.. Assumir a propriedade de tudo que você faz

Se você quer ser bem sucedido em sua carreira, você deve se apropriar de seus triunfos e seus fracassos.

Comemore seus triunfos, examine-os e aprenda como você pode imitá-los e desenvolvê-los no futuro.

Você também precisará se apropriar de seus fracassos, aceitando a responsabilidade por eles, sem deixar que eles o arrastem para baixo e aprendendo tudo o que puder com os erros que você comete.

Muitas vezes, o fracasso é um professor muito mais eficaz do que a vitória, e muitos, se não todos, os mais bem sucedidos do planeta não estariam onde estão agora se não aceitassem seus erros e aprendessem com eles.

16.. Não fique preso

Estar se sentindo preso em sua carreira é praticamente sempre um estado de espírito, uma situação da própria pessoa.

Onde quer que você esteja em sua carreira, você sempre terá a capacidade de fazer mudanças.

Muitas vezes, essas mudanças podem ser assustadoras ou difíceis, mas isso não significa que elas não serão benéficas.

Nunca pare de trabalhar para avançar você e sua carreira, em vez de ficar algemado onde você está.

17.. Mantenha uma atitude positiva

Sempre que você tiver uma atitude positiva, os resultados positivos virão.

O pessimismo, por outro lado, é o inimigo do sucesso.

O pessimismo é capaz de transformar barreiras gerenciáveis ​​em intransponíveis, enquanto o otimismo pode gerar todos os desafios que você tem a capacidade de superar.

18.. Estabeleça metas para você mesmo

Já falamos em outro item acima, mas é importante reforçar que uma das coisas mais úteis que uma pessoa pode fazer para ajudar sua carreira é estabelecer metas para si.

Um conjunto de metas bem pensadas pode servir como um roteiro para o sucesso, fornecendo-lhe os objetivos a serem alcançados ao longo do caminho, à medida que você trabalha na direção do destino escolhido.

 19.. Aprenda com o feedback

Quando os comentários são menos positivos, muitas vezes pode ser uma pílula difícil de engolir.

No entanto, pedir e ouvir feedback é uma das maneiras mais rápidas de aprimorar suas habilidades e avanços em sua carreira.

Não importa onde você esteja em sua carreira, sempre haverá pessoas que têm uma perspectiva excepcional para oferecer ou que podem saber mais sobre um assunto específico do que você.

Ouvindo suas opiniões sobre o seu trabalho, avaliando francamente se o que eles estão dizendo é verdade e benéfico, e colocar o que você aprende a praticar com certeza o ajudará a crescer em sua profissão escolhida.

20.. Tenha um Mentor ou Coach

Avalie quem na organização tem abertura para ser o seu mentor. Nada supera a experiência de quem cresceu profissionalmente, e que pode lhe ajudar de diversas maneiras.

Para identificar alguém que possa lhe ajudar é preciso conhecer o ambiente da empresa.

Na minha experiência os profissionais que são referência jamais deixarão de ajudar quem precisa.

21.. Be nice

Eu não poderia acabar este artigo sem desejar que você, caro leitor, ande pelo caminho da luz como profissional, pois a decisão de ser “Bom” e de ser “Ruim” é toda sua. Sugerimos que você seja sempre um bom profissional e uma boa pessoa!

Ótimo ano a todos!

Conheça mais sobre Gestão para Resultados: https://www.gradusct.com.br/treinamentos/green-belt/

carreira

10

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.