O que é Bottleneck Analysis?

A ferramenta Bottleneck Analysis significa “análise de gargalo do processo” na língua portuguesa. Essa análise pode ser aplicada para orientar determinada equipe no processo de identificação de etapas de processo onde o fluxo de trabalho é restrito.

Foto de uma linha de produção de motores, a qual é possível a implementação de uma Bottleneck Analysis

Consideramos qualquer “restrição” como um bloqueio para o processo produtivo em si e para os resultados referentes à produção, como a qualidade do produto final.

Essa análise, inicialmente, ajuda a identificar as causas principais dessas restrições e realiza uma abordagem mais concreta sobre as principais causas com todos os envolvidos.

A análise deve ser utilizada quando há erros de resultados ou quando os clientes não estão satisfeitos por completo.

É fundamental que a produção tenha um fluxo de trabalho positivo e possa gerar produtos que atendam às expectativas dos consumidores.

Neste artigo vamos abordar sobre os principais tópicos dessa ferramenta de análise produtiva tão importante para as empresas.

O que é Bottleneck Analysis?

A análise de gargalo de processo envolve toda a equipe de trabalho a avaliar etapas no processo de produção a fim de identificar a qualidade do fluxo produtivo.

Quando existem restrições e bloqueios nas etapas de cada processo é fundamental encontrar as causas principais dessas restrições e abordar as causas principais para aplicar correções.

Quem desenvolveu?

Essa ferramenta conceitual de controle de produção foi desenvolvida pelo consultor sênior de qualidade da Public Health Foundation (PHF), Jack Moran.

Conjunto de ferramentas

A Bottleneck Analysis está presente no conjunto de ferramentas de qualidade (QI) e inclui fluxograma e um diagrama de causa e efeito( Ishikawa) utilizados para orientar as evoluções e identificações de problema.

Quando utilizar a análise?

Essa ferramenta de análise de gargalo de produção pode ser usada quando os sistemas e processos na linha de produção apresentarem questões que implicam na produção e não atendem às expectativas internas e externas da empresa.

Ela deve fazer parte do sistema de qualidade de produção da empresa em prol de melhores resultados para a fábrica e para a corporação.

Benefícios iniciais

A aplicação dessa ferramenta de controle ajuda, principalmente, a melhorar a eficiência na fabricação e em outros processos de trabalho.

Atua de forma positiva para a melhoria dos resultados financeiros da empresa e do atendimento aos clientes finais.

Mas afinal, o que é gargalo?

Uma ilustração mostrando e explicando como funciona uma análise Bottleneck Analysis

Além da área de saída de uma garrafa, simbolicamente, esse termo é emprestado para referir possíveis bloqueios no processo de produção em nível localizado ou como um todo.

Porém, vale ressaltar, que há fatores diferentes que podem causar lentidão e interrupções no trabalho.

Quando nos referimos ao gargalo, podemos conceituá-lo como uma área ou setor da linha de produção que impede a evolução, por outro lado o gargalo pode simbolizar área ao longo da linha de produção em que o trabalho possa ser copiado por um motivo identificado.

Portanto, a aplicação de uma análise de gargalo pode ajudar a identificar a causa de um gargalo.

Isso ajuda a gerar soluções para que o trabalho atinja o seu flow perfeito, ou seja, o seu ritmo de produção.

Benefícios consolidados

O Bottleneck Analysis consolida uma variedade de benefícios importantes para a empresa.

No amadurecimento dos processos, ajuda a eliminar os gargalos e fazer o trabalho fluir a um ritmo mais constante de forma positiva.

Passos fundamentais para a implementação da Bottleneck Analysis

A aplicação da análise de gargalo envolve passos fundamentais para a realização de uma análise correta, veja os passos a serem inseridos a seguir.

Causa do gargalo

Nessa etapa, os gestores e responsáveis devem identificar a causa raiz de um gargalo para poder colocar uma correção de longo prazo.

Simplificação do fluxo

O fluxo de trabalho pode ser simplificado a partir da solução do gargalo, no qual o trabalho pode fluir do início ao fim.

Eliminação de desperdício

Quando identificados processos desnecessários ou ineficientes é importante saber que resíduos devem ser eliminados.

Geração de conhecimento

As experiências adquiridas com o processo podem gerar conhecimentos e aprimorar os mesmos. Pois quando a empresa conhece um processo específico, mais fácil será tomar decisões inteligentes.

Esse fator contribui para gerar vantagens não apenas na eliminação, mas para tomadas de decisão.

Como executar a análise?

O Bottleneck Analysis é executado a partir da coleta de dados sobre a etapa ou etapas do processo em que o trabalho está preso a um gargalo ou bloqueio em específico.

É importante ter atenção ao processo detalhado em que uma empresa e levantar o máximo de informações sobre o fluxo de fabricação. Quando estamos realizando análises, é fundamental utilizarmos planilhas, pois elas organizam e mostram diversos dados em um lugar apenas, facilitando a leitura.

Funções

Sua principal função é identificar a causa de um gargalo que está causando problemas e também aprender sobre os processos nos quais é provável que ocorra um gargalo no futuro da produção.

Além de identificar as causas e os motivos, a aplicação da análise de gargalo ajuda a gerar informações importantes sobre como as coisas são feitas e como elas podem ser aprimoradas sempre.

Mapeamento

O seu processo oferece o mapeamento completo das ações e ambientes, permite avaliar a etapa específica em que o gargalo está ocorrendo e com todo o processo de fabricação.

Esse mapeamento exibe informações essenciais sobre os processos que levam ao gargalo.

Importância

Ao identificar o gargalo, a empresa ao eliminar um gargalo no início do processo de produção poderá obter soluções e antever o surgimento de novos gargalos.

Dessa forma, uma boa avaliação realizada corretamente não apenas ajudará a encontrar soluções para o gargalo existente, mas também ajudará a impedir novos gargalos.

As ferramentas certas para realizar a análise

Na aplicação do Bottleneck Analysis, certas áreas problemáticas poder ser encontradas e resolvidas sem a necessidade de uma análise abrangente.

Seguindo por uma análise completa sobre como encontrar a causa desses problemas a empresa poderá encontrar a solução correspondente.

As ferramentas mais utilizadas pela análise de gargalo são referentes ao gráfico e impressões gráficas feitas em computador.

Assim, esses programas de computador podem aceitar as informações coletadas em cada etapa do processo para fornecer uma exibição visual do que está acontecendo no processo de produção.

Porém, lembramos, que há diversas ferramentas de análise para avaliar gargalos no mercado, cabe cada empresa selecionar a sua ferramenta e programas ideais.

Pois para cada situação, temos análises para diferentes produtos, fluxos diferentes e até opções diferentes que devem ser avaliadas por diferentes ferramentas.

Em casos mais complexos, um conjunto de ferramentas mais avançado deve ser utilizado pela empresa.

As operações

No processo como um todo, devemos enfatizar que a análise de gargalo é apenas o primeiro passo para um logo processo de melhorias para a fábrica e empresa.

É fundamental aplicar as informações coletadas da análise e usá-las para fazer alterações no processo como um todo.

As empresas evoluem

As empresas evoluem mais quando aplicam essa técnica de análise. É importante saber coletar e analisar esse tipo de informação e usá-lo para evitar gargalos nas operações da instalação.

Trabalhar com esse processo é mais difícil do que muitas empresas imaginam. Pois, além de identificar o que parece ser a causa superficial, é orientado dedicar um tempo para realmente investigar os dados para descobrir a causa raiz e mais profunda.

As soluções que a análise de gargalo gera

No processo de elaboração de soluções, cada erro pode incentivar a equipe a encontrar uma solução correspondente. Sabemos que uma empresa pode ter sua própria maneira de resolver seus problemas em cada tipo de situação.

Dentre as soluções previsíveis, podemos citar:

Capacidade adicional: Se uma área de gargalo estiver localizada em uma etapa específica do processo, a empresa pode acrescentar mais capacidade às máquinas, programas ou pessoas.

– Ajuste de fluxo: A empresa pode possível ajustar o fluxo de trabalho para manter as produções em movimento. É importante verificar se a etapa posterior poderá repetir novos erros e bloqueios.

– Eliminação de etapas desnecessárias: Esse tipo de solução estimula selecionar os recursos extras incluídos que os clientes realmente não querem ou precisam. Excesso de material gera desperdício e os desperdícios devem ser eliminados.

– Aumento da equipe: A equipe pode ser aumentada ou até mesmo adicionada, em casos de insuficiência de mão de obra.

– Redução da produção: Em certos casos é orientado as taxas de produção do que criar enormes quantidades de estoque sobrecarregando a demanda produtiva da empresa.

Conclusão

Portanto, as empresas podem obter otimização de resultados com a aplicação da Bottleneck Analysis. Geralmente, as empresas sempre aguardam o surgimento de erros e anomalias em seus processos de produção.

Porém, o melhor resultado é obtido quando, além de resolver erros atuais, prever e evitar erros futuros.

Ressaltamos que para evitar um sério problema de gargalo é fundamental ter funcionários e colaboradores atentos aos sinais anteriores de um problema. Nesse aspecto, a empresa poderá investir em treinamento.

O treinamento pode envolver funcionários da área braçal e técnica, também incluir o ensino aos gerentes de cada departamento responsável para criar uma cultura de observação e detecção de valores de produção.

É importante sempre levar a sério os tipos de problemas numa empresa e numa linha de produção. Mesmo havendo trocas ou reposição de equipes, a cultura desse tipo de análise deve ser mantida. Dessa forma a empresa e as equipes de trabalho terão positivos ganhos.

Leia mais: Conheça um exemplo de como a Bottleneck Analysis é aplicada na saúde de recém nascidos na Tanzânia.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.