AutoCad: O que é e benefícios

Muito utilizado em planejamento de desenho técnico, o AutoCad é um dos softwares que mais evoluíram no setor. O programa é utilizado por profissionais de diferentes áreas de projeto como engenharia, arquitetura, construção civil e urbanismo.

É considerado um ótimo programa ao permitir a diminuição de ocorrências de erros na elaboração de projetos. O AutoCad é direcionado para projetos e produtos gráficos com diferentes ferramentas para arquitetos, técnicos e engenheiros.

A ferramenta permite a criação de desenhos 2D e projetos em 3D. É importante que profissionais e leigos conheçam mais o programa para o aprimoramento de projetos de engenharia, arquitetura e design.

O que é AutoCad?

O AutoCad é um software de criação e desenvolvimento de projetos dedicados para as áreas de arquitetura, construção civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, indústria automobilística e design.

autocad

O termo CAD é formado a partir das iniciais de Computer Aided Design, une ferramentas de cálculo, configuração visual, conceito gráfico e planejamento de objetos e construções.

Quando foi criado o AutoCad?

O AutoCad foi criado no ano de 1982, pela empresa Autodesk Inc. A empresa buscava uma alternativa através da informática para os projetos técnicos feitos e calculados à mão livre.

Em quais áreas profissionais é utilizado?

O AutCad no decorrer das décadas substituiu a “planta” de projetos feitos à mão em papel vegetal por técnicos de determinadas áreas. O programa começou a permitir maior exatidão nos cálculos e na visualização do traçado e de demais detalhes de projetos a serem realizados posteriormente.

autocad

Até os dias atuais, o AutoCad é largamente utilizado na engenharia mecânica, indústria automobilística, design de objetos, design de interiores aplicado à arquitetura, arquitetura geral, construção civil e engenharia. O desenho industrial também pode exigir o conhecimento neste programa.

Os melhores recursos do AutoCad

O AutoCad permite visualizar projetos a partir de diferentes ângulos. Nas recentes edições do programa é possível criar objetos em 3D e movimentá-lo em diferentes lados de visualização. Permite visualizar com mais detalhes as projeções de uma construção do lado de fora e das áreas internas da construção.

Além da área visual e das especificações angulares de cada peça, o programa oferece ferramentas de cálculos estruturais. O usuário do programa consegue, por meio do AutoCad, interpretar imagens pelo conceito estético, matemático e por posições de análises.

Como comprar o AutoCad?

Até os anos 2000, o programa era adquirido através de cd-rom, mas com o avanço das plataformas digitais o usuário pode efetuar o download pago através do site oficial da fabricante do software.

Atualmente, o AutoCad é software de serviço, ou seja, o usuário paga uma mensalidade para utilizar o software on-line com armazenamento na nuvem. Não é mais necessário adquirir uma licença pagando preço alto à vista como antigamente.

Quando o usuário adquire o AutoCad ele faz uma assinatura on-line que deve ser renovada periodicamente pela internet. O atual sistema de assinatura gera mais acessibilidade para comprar e usar as novas versões do programa.

Mantendo a assinatura renovada, as versões do programa são atualizadas automaticamente para o usuário. Essa forma de assinar e utilizar programas profissionais também é praticada por outros fabricantes de aplicativos.

Formatação do computador para instalação do AutoCad

O programa pode ser instalado em computadores formatados com sistemas operacionais Windows e MAC OS. Para computadores formatados com windows as características são:

– Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 (64 bits);

– 2 GB de memória (para versão 32 bits) e 4 GB (para versão 64 bits);

– Placa de vídeo: Adaptador de vídeo do Windows com capacidade de 1.360 x 768 com recursos True Color e DirectX® 9;

– Espaço em disco de 6 GB;

– Memória RAM a partir de 8 GB.

Concorrentes do AutoCad

O sistema CAD de planejamento possui outras alternativas de programas como o ArchiCad, o VectorWorks e o 12d Model. Mas, o AutoCad continua sendo o programa mais conhecido do setor.

Por que escolher o AutoCad?

O uso do AutoCad torna o procedimento de cálculo e visualização de um projeto mais seguro e mais próximo da realidade. Como dito, anteriormente, era como os projetos serem desenhados e calculados à mão em papel apoiado em mesa ou prancheta.

Os projetos feitos, exclusivamente, à mão dependiam somente da habilidade de traço e de visão técnica do profissional. Em casos de projetos muito extensos o profissional tinha dificuldades para traduzir a visualização geral do projeto para os clientes.

O AutoCad permite uma visualização digital da estrutura do projeto e de sua aparência final. Essa visualização mais próxima da realidade pode ser modelada em 3D com análise sobre os diferentes pontos do objeto a ser construído.

Evolução do programa

Nos anos 1980 e 1990, o AutoCad era um programa apresentado em versões primárias, na prática, era vista como uma prancheta digital que depois de concluir o projeto permitia imprimir o arquivo final em substituição dos projetos desenhados à mão.

Até os dias atuais, é possível imprimir projetos técnicos desenhados no programa. Além da exatidão gráfica dos cálculos sobre a parte visual dos planos, a partir do ano de 2007, o programa disponibilizou novas funções para a modelagem de projetos em três dimensões de forma mais avançada com mais qualidade e precisão.

Desde os anos 2010, tornou-se comum aos profissionais o compartilhamento de arquivos dentro do programa em tempo real e mantê-lo salvo na nuvem.

No processo de criação e desenvolvimento de um projeto, não é mais necessário imprimir uma cópia do rascunho ou carregar uma cópia do arquivo off-line em pen-drive para compartilhar com outros profissionais, o processo de compartilhamento on-line acelera o acesso e a atualização do projeto.

Funcionalidades do AutoCad

Anualmente, o AutoCad apresenta novas funções e ferramentas atualizadas, o programa está sempre sendo aperfeiçoado. As atualizações ajudam a consertar erros internos e reparar bugs.

Dentre as principais funcionalidades, podemos destacar:

– Realização de cálculos de estruturas em projetos de arquitetura em geral;

– Documentação e arquivamento de projetos em 2D com formato mais abrangente;

– Personalização da área de trabalho dentro do programa conforme a necessidade de cada profissional;

– Modelagem em 3D com visualização a partir de diferentes ângulos;

Acessando os arquivos

Os arquivos podem salvos e lidos no disco de seu próprio computador pessoal ou através da internet acessando os por meio da nuvem. A execução do trabalho, feita pela nuvem, permite que o projeto seja lido e desenvolvimento por mais de um profissional ao mesmo tempo.

Importância do programa para o arquiteto

A maioria dos arquitetos usam o AutoCad, pois as grandes empresas do setor usam as funcionalidades e os arquivos do programa de forma predominante. Assim como o Google é predominante nas buscas realizadas na internet, o AutoCad é predominante na área gráfica de projetos.

Para o arquiteto, o AutoCad permite a criação de projetos em todos os detalhes, com exatidão e excelência. Permite visualizar uma construção que ainda será feita ou já pronta em processo de acabamento e reforma.

Benefícios do AutoCad

– Permite projeções e pesquisas de cálculo;

– Reduz custos de planejamento;

– Reduz custos para a construção;

– Acelera a criação de edificações;

– Criação de projetos diferenciados.

Recuperação de trabalhos

Em muitos casos, o planejador pode perder um projeto ou não saber onde salvou o arquivo. Nas últimas versões do programa, ao receber a mensagem “Fatal Error” no AutoCad o usuário poderia sentir medo de perder todo o trabalho, mas com as novas funções atualizadas é possível reverter esse risco.

O programa realiza uma espécie de back up automático, a partir de um arquivo com terminação “.BAK” basta localizar o projeto com essa terminação e salvá-lo novamente com a terminação “dwg”.

O AutoCad é compatível com outros softwares?

Os arquivos salvos no AutoCad podem ser visualizados em outros programas que aceitam a terminação de seus arquivos. Porém, tenha o cuidado de atualizar os projetos somente no AutoCad para evitar geração de erros nos projetos.

O AutoCad é considerado um programa universal, seus arquivos podem ser abertos e acessados em diferentes plataformas.

AutoCad é mais eficiente

O programa é mais eficiente no processo de definir traços, cálculos e apresentações que superam o projetos feito à mão. Dessa forma ele diminuiu as chances de erros de forma considerável.

O mercado tem exigido, além da planta baixa em 2D, a visualização dos projetos em 3D. Essa exigência já se tornou num padrão de mercado, principalmente, em projetos de design, arquitetura, engenharia e desenho industrial.

Use o AutoCad

Através do AutoCad você economiza tempo, elabora projetos mais eficientes com alto nível de exatidão de cálculo e apresentação.

A partir do programa você pode imprimir projetos em diferentes formatos no papel, visualizá-lo na tela e compartilhá-lo com outros profissionais na nuvem on-line em tempo real. O AutoCad é a melhor escolha para profissionalizar seu projetos.

Conheça mais sobre o nosso curso de Gerenciamento de Projetos: https://www.gradusct.com.br/treinamentos/gerenciamento-de-projetos/

Saiba mais em: https://www.gradusct.com.br/?p=9757&preview=true

probabilidade

10

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.