navigation

O que é a comunicação assertiva

Antes de começarmos a falar de comunicação assertiva, precisamos definir o conceito e esclarecer o que significa assertividade. Este tipo de comunicação visa melhorar as relações interpessoais que ocorrem diariamente com a família, colegas no local de trabalho ou qualquer pessoa com quem você tenha qualquer tipo de conversa.

O significado de assertividade, ou melhor, de seu termo específico assertividade, pode ser identificado na habilidade humana típica de ser capaz de expressar seu mundo interior, composto de ideias e estados emocionais, enquanto evita causar danos a outras pessoas ao causar ofensas ou não respeitar as opiniões dos outros. Os indivíduos assertivos, portanto, são capazes não só de aumentar consideravelmente a qualidade da relação que é estabelecida com a outra pessoa, mas também a de seu próprio modo de vida.

comunicação assertiva

Alguns psicólogos americanos, dos quais deriva a prática da assertividade, identificam este tipo de comunicação como perfeita para todos aqueles que desejam defender o que são suas opiniões, sem acusar os picos de ansiedade, mas tendo a oportunidade de expressar aos outros o que são os sentimentos sentidos sem violar os direitos das pessoas com as quais você se relaciona. Além disso, na comunicação assertiva, há um excelente equilíbrio entre dois tipos de comportamento de cada indivíduo: estamos falando do passivo e do agressivo.

Na primeira, a pessoa que quer se comunicar é bloqueada ou hesitante devido à ansiedade relacionada ao possível julgamento de seu interlocutor, preferindo assim o silêncio e o curso normal das situações, enquanto no comportamento agressivo a pessoa expressa atitudes egocêntricas e arrogantes, de modo a permitir-lhe dominar a outra. Em linguagem assertiva, porém, você tem um autoconhecimento que lhe permite ter uma comunicação efetiva com todas as pessoas com as quais você estabelece relações interpessoais, tanto profissionais quanto sentimentais.

Assertividade na comunicação: como aprender seus conceitos

Para aprender este tipo de comunicação e descobrir como se tornar assertivo, é possível consultar vários livros nos quais os elementos na base da comunicação assertiva são explicados de forma muito explícita e clara, assim como as formas de se relacionar com os outros de forma funcional e construtiva.

Para aqueles que aos livros preferem cursos ao vivo através dos quais aprender a ser assertivo, ficarão satisfeitos com a oferta de treinamento na web, graças à qual você poderá acompanhar as lições diretamente na plataforma digital, assim como aprender sobre os lugares onde os diversos cursos presenciais são organizados. Na Internet também é possível aprender exercícios de assertividade: só através deles é que as pessoas podem interiorizar os conceitos básicos, podendo utilizá-los de forma muito natural em seus discursos ou em sua maneira de fazer e de se comunicar com os outros: um verdadeiro treinamento de assertividade.

Comunicação assertiva: exemplos práticos

A fim de tornar o significado de assertividade um pouco mais claro, facilitando a compreensão até mesmo para aqueles que não estão familiarizados com este tópico, vamos enumerar alguns exemplos relacionados à assertividade. Imaginemos que estamos no supermercado, fazendo fila no balcão de guloseimas com outras pessoas. No momento em que um jovem deve ser servido, uma mulher não leva este elemento em conta e começa a ser servida solicitando vários produtos ao balcão: em seguida, o jovem se dirige à mulher em um tom de voz muito calmo e lhe pergunta: “Desculpe-me, senhora, talvez você não tenha notado que eu estava na fila. É a minha vez”.

Este tipo de expressão se encaixa completamente em uma troca de comunicação assertiva. Continuando com o exemplo, poderíamos então imaginar o mesmo garoto chegando à caixa para pagar os produtos com os quais ele encheu seu carrinho, quando ele percebe que há uma senhora segurando apenas um produto a ser passado para a caixa: ele decide deixá-la passar na frente, mantendo a coerência de seu comportamento com suas intenções. Mais uma vez, este foi um bom exemplo de assertividade. Outro tipo de comunicação assertiva, e, portanto, de seu comportamento relativo, pode ser explicado através deste exemplo: uma garota renuncia ao desejo de ir ao cinema para ajudar sua amiga a mudar de casa. Se ela realmente renunciasse a ir ao cinema, nos encontraríamos diante de um comportamento não-assertivo, pois seu próprio desejo não é respeitado em favor de dar uma mão, de má vontade, ao amigo.

Comunicação assertiva dentro do casal

Para poder usar a assertividade, neste caso, seria apropriado explicar ao amigo que se emprestaria de boa vontade para a mudança, mas no dia de hoje prevalece a necessidade de lazer, enquanto que no dia seguinte se teria prazer em ajudá-lo. Obviamente, a comunicação assertiva não pode ser assumida da noite para o dia, mas precisa de um período de treinamento no qual os princípios na base desta prática sejam gradualmente colocados em prática, até que sejam internalizados e utilizados de forma muito natural nas ações e na comunicação cotidiana. Tudo isso lhe permite expressar seus pensamentos em total tranquilidade, estabelecendo relações interpessoais sinceras e positivas.

Tornar-se assertivo: as características que estão na base deste tipo de comportamento

Usar assertividade na comunicação pode ser muito conveniente tanto para si mesmo como para as relações interpessoais com as pessoas com as quais se tem intercâmbio comunicativo. Para tornar-se assertivo é necessário definir os objetivos de forma clara e concisa, tentando identificar os pontos fracos e melhorá-los.

Podemos, portanto, dizer que existe uma relação estreita entre assertividade e autoestima, de tal forma que é quase indispensável ser capaz de implementar um comportamento assertivo, que deve necessariamente possuir certas características. Entre estes, o principal está sem dúvida ligado à promoção da igualdade entre os diferentes indivíduos e nas relações estabelecidas entre eles.

Outras características da assertividade são as ações realizadas de acordo com o próprio interesse de cada um, para as quais é preciso ser determinado, a defesa pessoal, a expressão das próprias emoções sem se sentir desconfortável, a afirmação dos próprios direitos sem negar os dos outros.

Como usar a PNL para fazer uma mulher se apaixonar por você

Você viu alguém que despertou sua atenção em um site de anúncios para adultos ou encontrou alguém no dia-dia, na rua ou no trabalho, e está se perguntando como fazer para atrair a tenção desta persona, se tem alguma técnica especial para seduzir… Como fazer uma mulher/homem se apaixonar por você usando PNL? Como conquistar alguém que você gosta? Como enlouquecer um homem ou uma mulher de desejo? Como fazer alguém se apaixonar por você através da magia da PNL? Aqui você aprenderá algumas dicas para despertar interesse e amor em alguém com técnicas avançadas de PNL… Um rapaz paquerando uma gata

Aviso 1: Estes são truques… e você nunca precisa de truques (embora possam ter um efeito agradável)

Os …</!–more–>

Read More…

Assertividade e motivação

Hoje em dia é fácil encontrar artigos de psicologia que nos dizem como é bom e necessário ser assertivo, como é bom e necessário ser resiliente e assim por diante.

Às vezes, vem à mente que se alguém nunca tivesse feito de suas falhas nas relações interpessoais um motivo de desânimo, certamente se sentiria desencorajado ao ler tais artigos. Quem não desanimaria ao ler quão longe estamos do tipo de super-humanos que possuem o grande dom da assertividade, da resiliência, da autoridade e assim por diante?

Com a mesma frequência nos dizem que para atingir o objetivo, tanto no trabalho quanto nas relações sentimentais, basta seguir algumas regras “simples”, como ter uma boa auto-estima, saber …

Read More…

Aumente sua confiança, deixando de dizer....

Muitas pessoas pensam que a confiança é algo inato em sua pessoa a partir do momento em que você nasce. Felizmente - ou infelizmente para estes crentes - é algo que você desenvolve à medida que cresce, ano após ano, dia após dia, segundo após segundo. Como é, então, que uma pessoa que vive quase no mesmo ambiente que os outros tem mais confiança do que eles?

A maioria também depende das palavras que você usa, escuta, diz a si mesmo ou quando fala com os outros. Comunicação assertiva Você quer estar mais confiante? Então, pare de usar essas palavras:

Tentar

Como geralmente é dito quando as pessoas não confiam em si mesmas.

  • Podemos tentar fazer isso, mas não podemos garantir os resultados
  • Vou tentar o meu melhor
  • Vou tentar A palavra …

Read More…

Meta-modelo: a pedra angular da PNL

O meta-modelo é a base da programação neurolinguística desenvolvida por John Grinder e Richard Bandler que teorizaram como os seres humanos criam um mapa da realidade de forma defeituosa, com base em distorções, generalizações e exclusões.

As palavras que usamos expressam nossa realidade e nossa experiência do mundo. Através da observação cuidadosa das palavras que dizemos temos a capacidade de compreender melhor a nós mesmos, porque a linguagem é representativa do que acreditamos. Como nossos pensamentos e crenças moldam nossos hábitos e nossa realidade, mudar estas estruturas oferece a oportunidade de modificar nossos hábitos e mudar radicalmente nossas vidas.

Vamos ver juntos o que é PNL, seus meta-modelos e como funciona o princípio de causa e efeito. ![programação …

Read More…

Sedução e PNL: como seduzir com a PNL

Sedução…

Você o vê… Você gosta dele e ele não está percebendo você. Você faria qualquer coisa para que ele reparasse em você, mas o medo a bloqueia e você não ousa se aproximar dele nem enviar sinais inequívocos de aprovação.

Você gostaria de conhecer alguma arte sedutora, para que você possa se sentir segura e ser capaz de se aproximar daquele homem com o olhar magnético que gerou aquele turbilhão de emoções dentro de você.

Mas você está intimidada, você não sabe o que fazer…. E você se lembra daquela época em que ouviu falar de sedução e PNL e se pergunta por que não foi mais fundo… Um homem paquera uma garota E o cara que lhe deu uma emoção sai do clube e você nunca saberá se ele era o cara certo para você. Quando se trata de …

Read More…

Como fazer com que uma mulher faça o que você quer

Uma das perguntas mais frequentes sobre PNL, principalmente dos rapazes mais jovens, é como colocar em prática as novas técnicas de Influência, o uso da Linguagem e da Narrativa, com uma mulher, seja ela conhecida na vida cotidiana ou on-line em um site de encontros, para que você possa fazê-la fazer tudo o que quiser, especialmente quando o objetivo da sedução é apenas uma aventura sexual casual. Homem na cama com uma mulher Uma das ideias mais populares é aquela maldita desconfiança que você tem no momento em que tem que se aproximar e paquerar, que faz parte das várias comunicações de sua vida e sua presença causa falhas reais do ponto de vista dos resultados …

Read More…

Como fazer uma mulher te desejar: 3 maneiras práticas

Como fazer uma mulher te desejar? Este é certamente um dos primeiros lugares do “hit-parade” de perguntas que os homens fazem a si mesmos com mais frequência. Ou seja, depois de ter aprendido como seduzir uma mulher, como fazer com que ela nos deseje? Como, por exemplo, podemos fazer com que uma mulher que conhecemos em um chat erótico nos proponha um encontro para fazer sexo?

De modo geral, a situação é a seguinte: são principalmente as mulheres que são desejadas. Os homens são caçadores e isto explica a obsessão masculina pela virilidade, potência sexual e tamanho do pênis . Uma mulher que deseja um homem O homem é geralmente aquele …

Read More…

Usando a PNL para seduzir

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma ferramenta poderosa em muitas áreas, desde a terapia até a venda e o autoaperfeiçoamento. Muitos homens a utilizam como uma ferramenta poderosa que também pode ser aplicada à sedução. Ela pode ser aplicada de maneira simples e com efeito limitado, ou você pode usá-la para fazer uma mulher querer você completamente. Uma ferramenta eficaz que produzirá resultados surpreendentes até mesmo on-line, em sites de encontros, especialmente se a intenção for um encontro sexual sem compromisso, uma opção que exige que você conquiste uma mulher rapidamente. Aqui está o uso da PNL para seduzir… Um homem seduz uma mulher

1. Uso positivo da linguagem

Um uso simples, mas eficaz do PNL é …

Read More…

O que é PNL, a pseudociência relacionada à comunicação

A PNL, programação neurolinguística, é uma ciência peculiar, ou assimilável a ela, na qual estão incluídos os comportamentos e o grau de comunicação estabelecidos entre diferentes indivíduos.

A PNL encontra suas origens no início dos anos 70 nos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Califórnia, seguindo os estudos de um matemático e um linguista, respectivamente Richard Bandler e John Grinder. É dedicada ao estudo dos componentes que entram em jogo quando há uma troca comunicativa que influencia a percepção e o comportamento dos protagonistas da própria troca. PNL O significado PNL pode ser identificado como um processo através do qual um interlocutor codifica, transfere, orienta e modifica seus próprios comportamentos. A programação …

Read More…

Pensando de uma forma útil para a liderança e o trabalho em equipe

As crenças limitantes que mantemos, isto é, o que acreditamos e dizemos a nós mesmos de maneiras que não são úteis para alcançar o que desejamos, geram pensamentos inconscientes negativos através de padrões repetitivos capazes de gerar - e quase sempre geram - consequências no mundo real, e especialmente no mundo ao nosso redor e influências.

Como as Crenças Influenciam a Liderança

No caso de trabalho em equipe, por exemplo, se você acredita ou diz a si mesmo que as pessoas o decepcionarão, então você terá instintos de preservação que o manterão acobardado em seu próprio mundo, os colegas pensarão que você trabalha sozinho por causa do profissionalismo e que você tem uma natureza competitiva e é pouco provável que o apoie, e como você pode ver tudo isso reforça suas “crenças”. …

Read More…