Saiba quias empresas utilizam o Lean Manufacturing e qual é a importância do treinamento LeanAlgumas das ferramentas utilizadas em treinamento Lean

Para melhorar a qualidade e o fluxo de produção numa empresa, o programa de treinamento Lean apresenta como principal objetivo o  desenvolvimento de profissionais e a renovação da cultura organizacional como um todo.

O curso e as etapas de estudos apresentam o pensamento de produção enxuta em análise de conceitos, técnicas e comportamentos gerando capacitação da equipe e implementação de projetos com alto nível de gerenciamento.

Em determinadas empresas e setores de treinamento, o PPFL (Programa Prático de Formação Lean) é oferecido para atualizar a capacitação dos colaboradores e de toda a empresa no processo de implementação de pensamento e produção enxuta.

Inicialmente, as etapas de aprendizagem reforçam a visão das empresas e das corporações para gerar e entregar valor para o cliente reduzindo custos e desperdícios.

Neste artigo vamos falar da importância desse tipo de aprendizagem e das empresas que já utilizam a filosofia da produção enxuta em seus processos.

Antes de falar das empresas que utilizam essa metodologia de produção, é necessário enfatizar a capacitação dos gestores, gerentes e equipe de funcionários sobre os aspectos que envolvem planejamento, projeção e aplicação das ferramentas de abordagem de negócio e produção enxuta.

Além das reuniões e da apresentação de projetos a serem inseridos, é importante oferecer cursos e demais tipos de orientações para que toda a equipe de trabalho esteja engajada a atuar de modo consciente para reduzir custos e reduzir desperdícios.

Os benefícios da melhoria contínua

A implementação de treinamento e produção Lean ajudam a criar um fluxo de trabalho que gera melhoria contínua, redução de desperdícios de insumos /tempo, reduz a perda de força produtiva e eleva a qualidade que a empresa precisa construir para entregar valor para o cliente.

Aplicação da metodologia

Sabemos que as empresas que inserem o Lean Manufacturing em seus processos constroem vantagem competitiva favorável no mercado.

O conhecimento da área de gestão oferece milhares de técnicas diferentes para otimização da produção e obtenção de resultados.

Porém, é fundamental ressaltar, que perante uma infinidade de ferramentas, incluindo as ferramentas obtidas no treinamento Lean, a empresa deve aplicar ou adaptar a metodologia e o conceito que melhor é adequado às suas necessidades e objetivos.

Oportunidade para as empresas

Para as empresas que buscam posicionar suas marcas e produtos no mercado, mas buscando a redução de custos e desperdícios, a implementação de ferramentas de gestão deve corresponder às necessidades internas e externas que a empresa possui no mercado.

A maioria das empresas, atualmente, buscam inovação de processos, métodos, conceitos e tecnologia. Porém, toda forma de inovar visando a geração de qualidade, valor e retorno requer muito estudo, pesquisa de mercado e no caso da temática deste artigo, treinamento Lean para garantir a eficácia da melhoria contínua.

As empresas e marcas que utilizam o Lean

Alguns desperdícios que o Lean Manufacturing elimina

 

A seguir apresentaremos uma lista de empresas que já aplicam os conhecimentos do Lean Manufacturing para elevar a qualidade de seus produtos, reduzir custos e administrar estoques de forma mais efetiva evitando erros de produtividade.

1 – Nike

Estamos falando da maior marca de calçado e roupa esportiva do mundo. É reconhecida também como uma das empresas que aplicam o Lean Manufacturing e oferecem o treinamento internamente.

Essa empresa encontrou caminho para menos desperdício e maior valor para o cliente, gerando benefícios ao longo da cadeia de produção.

A produção Lean na Nike reduziu em até 15% às más práticas de trabalho nas fábricas no exterior. A empresa buscou valorizar seus colaboradores, orientando o trabalhador mais do que as práticas de trabalho anteriores.

A empresa buscou desenvolver indicadores de desempenho e fornecimento sustentável junto com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e outros fabricantes.

2 – Lenços Kleenex

Os lenços Kleenex é fabricado pela Kimberly-Clark Corporation, essa empresa conseguiu terceirizar a logística em sua fábrica da Barton Mill no Reino Unido.

Nos últimos anos, a fabricante Kimberly-Clark gastou mais em envolvimento e desenvolvimento da equipe, o que significou uma redução no absenteísmo da equipe e uma melhoria na eficiência.

3 – Caterpillar

A empresa Caterpillar Production System fabrica máquinas nos EUA e exporta para todo o mundo. Essa empresa segue os elementos TPS (Sistema Toyota de Produção).

Ao aplicar a filosofia, a fabricante identificou que o ritmo é um aspecto crítico da integração Lean, sendo fundamental reduzir tempo no processo de produção.

4 – Intel

Uma das principais líderes no setor de informática e tecnologia de dados, a Intel aplica os princípios Lean para obter vantagem competitiva.

Nas últimas décadas ela se tornou na maior fabricante de chips de computadores do mundo. Em seus primeiros anos de vida, a empresa levava 14 semanas para introduzir um novo chip na fábrica, atualmente a empresa consome apenas 10 dias.

A Intel é reconhecida por seus processadores de computador, produzindo itens precisos e técnicos, ela percebeu que produzir uma quantidade maior de qualidade inferior não era o caminho para melhorar os lucros e entregar valor para o cliente.

No setor de tecnologia buscou implementar fatores de controle de qualidade e técnicas de redução de resíduos.

5 – Ford

Na época de sua fundação, o seu criador da empresa, Henry Ford, buscou desafiar as ideias a respeito dos resíduos de produção nos anos 1910.

Na época, a marca inventou o conceito de linha de produção e, nas décadas seguintes soube abstrair e adaptar os sistemas de produção aprimorados internamente e externamente (principalmente pelos japoneses da Toyota) para não perder o tempo da inovação.

6 – Toyota

A Toyota gerou todos os aspectos da filosofia Lean. O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão derivada principalmente do Sistema Toyota de Produção (TPS).

A Toyota criaria esse sistema depois da Segunda Guerra Mundial como forma de recuperar a sua linha de produção, cuja metodologia seria replicada em todo o mundo.

O sistema TPS é um sociotécnico integrado que compreende sua filosofia e práticas de gestão. Visa eliminar o desperdício, gerar qualidade e melhoria contínua.

Devemos enfatizar que quando falamos em desperdício, o desperdício não se refere apenas a materiais, mas ao tempo.

A implementação da filosofia Lean no Brasil

Empresas brasileiras de diferentes portes e segmentos já utilizam a metodologia Lean, sabemos que o sistema surgiu fora do Brasil, porém muitas empresas nacionais já conseguem a aplicação dessa filosofia com geração de ganhos.

Geralmente, o treinamento Lean é fundamental através de cursos e consultorias, elevando o aprendizado de gestores a respeito das metodologias e os sistemas de gestão que podem ser utilizados para otimizar os processos com melhoria contínua e ganho de qualidade.

Em nosso país, por exemplo, empresas de Petróleo e Gás já aplicam essa filosofia e metodologias, o que permite às empresas elevarem a produção em mais de 50%.

Dentre as empresas, a GE Transportation é uma das que estão fazendo investimentos em Lean Manufacturing com mais geração de recursos no país.

A marca Alpargatas, indústria brasileira de calçados e artigos esportivos, começou a utilizar o método Lean para crescer no mercado e competir com as concorrentes de outros países.

Vantagens

Além da vantagem competitiva, a aplicação e o treinamento Lean ajudam a empresa a focar mais na demanda, no cliente, na qualidade e na geração de valor.

A empresa deve ter a missão de gerar valor, focando nas necessidades do seu consumidor, tendo a capacidade atender pontualmente ao que ele precisa e no tempo solicitado.

A empresa deve buscar reduzir desperdícios e evitar excesso de estoques.

O uso da matéria-prima também se torna otimizado, permitindo a diminuição do desperdício de matéria-prima com o ato de minimizar erros.

Evitar a superprodução e a geração de peças defeituosas ajuda a reduzir os gastos com excedentes, planejar investimentos e aquisição de matéria-prima com mais qualidade.

Continue lendo: A aplicação do Lean pode ser feita em qualquer área da linha da produção, inclusive na logística.

Como fica a mão de obra com a filosofia Lean?

A produção enxuta incentiva a criação de um quadro de funcionários menor, sempre focando em atividades mais importantes.

Desde o treinamento Lean até a aplicação da metodologia de produção enxuta, é preciso que todos os funcionários estejam alinhados quanto à metodologia e à importância da redução de desperdícios.

As empresas que aplicam as ferramentas da metodologia Lean além de obter vantagens e benefícios, conseguem gerar mais qualidade e entregar excelência.

Dessa forma a linha de produção se concentra em manter parâmetros de qualidade e as etapas serão conduzidas com mais cuidado.

A empresa reduz os riscos de fabricar produtos finais com defeitos ou fora do padrão.

Portanto, depois de avaliar o Lean Manufacturing em empresas, podemos enxergar melhor as vantagens e os benefícios.

Isso permite investir na melhoria contínua de processos, gerar ganho na vantagem competitiva no mercado e criar a redução de gastos enquanto a empresa entrega produtos com muito mais qualidade para o cliente.

Ressaltamos que a empresa precisa ser eficiente, e ter eficiência ajuda a eliminar desperdícios e resolver problemas.

Veja mais: confira nosso e-book sobre Lean Manufacturing.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.