Metodologia Científica: Técnica fundamental em TCC

Nas áreas de pesquisa acadêmica é necessário trabalhar a partir de uma metodologia científica, usando um conjunto de métodos e etapas de forma racional e estruturada para desenvolver conceitos e apresentá-los de forma legível. Em áreas de pesquisas laborais a metodologia científica também é aplicável para formalizar o processo de desenvolvimento de conhecimento.

O que é metodologia científica?

A metodologia científica, considerando o conceito comum, é o conjunto de estudos de métodos e de instrumentos para a criação, elaboração e formatação de um trabalho científico. Na prática reúne um conjunto de técnicas e procedimentos aplicados para a pesquisa e desenvolvimento de uma produção científica.

Metodologia Científica

Pode parecer repetitivo, mas afirmar que o conceito significa a metodologia dos métodos está correto, aplicável sobre os métodos das ciências (em nível de conhecimento profundo) e informacional no processo de formação de uma projeto de pesquisa.

O que a metodologia científica aborda?

A abordagem da metodologia científica está ligada às principais normas para a produção científica. Ela formata e oferece técnicas, instrumentos e os objetivos para o desenvolvimento do trabalho científico, visando obter um bom desempenho com alta qualidade de conteúdo e significação.

Onde a metodologia científica é aplicada?

A metodologia aplicada faz parte das atividades relacionadas com a elaboração de conteúdo e respostas de questões científicas com base em tópicos, etapas e processos de pesquisa e abordagem de temas, situações e projeções de ideias.

Qual é a função da metodologia científica no projeto?

Através da metodologia científica, o projeto busca responder a uma ou mais questões abordadas pelo pesquisador que se concentram num tema ou determinado propósito de gerar de conhecimento.

A investigação na metodologia

A metodologia científica busca descobrir algo, portanto a fase inicial de levantamento de dados, de bibliografia, comparação de artigos, complementação de artigos e escolha do tema a ser estudado é de primordial atenção.

Qual é a relação da metodologia com o TCC?

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) exige a utilização da metodologia científica para a abordagem formal do tema pesquisado pelo estudante com a orientação de um professor orientador.

Metodologia Científica

A metodologia científica compõe a estrutura curricular de todos os cursos de graduação e de pós-graduação para afirmar a capacidade do estudante de dominar determinada área do curso realizado.

A presença da metodologia científica como disciplina curricular dos cursos tem o objetivo de fornecer instrumentos intelectuais, teóricos e pragmáticos para a elaboração do trabalho científico.

Por que a metodologia científica é importante na universidade?

A área de pesquisa universitária é uma das atividades primordiais no desenvolvimento do conhecimento e do aluno. Ajuda a atualizar os conhecimentos adquiridos e a desenvolver soluções para novas demandas que ainda não foram abordadas pelos livros didáticos ou por experiências anteriores.

Normas do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exige normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que orienta o formato textual do conteúdo, originalidade e escrita do próprio aluno com citação de autores indicados na bibliografia do trabalho.

Depois de concluído o curso, o trabalho final poderá ser compartilhado pelo aluno junto à comunidade acadêmica através de exposições públicas, eventos universitários, google acadêmico e demais sites para download de projeto acadêmico.

As normas visam diferenciar a apresentação do TCC com a formatação de um artigo. A formatação de quebra de parágrafos, nota de rodapé, área de inclusão de imagens, sumário, entre outras seguem formatação diferenciada no TCC.

Exemplo de metodologia científica na engenharia

Vamos entender a relação entre a metodologia científica com a construção civil. Ao decidir construir uma casa o engenheiro civil segue um conjunto de etapas para atingir o resultado pretendido e construir uma casa segura. O engenheiro faz:

– Projeto da casa;

– Fundação;

– Vedação;

– Cobertura;

– Esquadrias;

– Revestimento;

– Acabamento;

A casa precisa de estruturas, do mesmo modo o projeto que segue a metodologia científica também precisa de estruturas que mantenham o conteúdo seguro e bem delineado.

Os textos de um TCC precisam estar ligados o tempo todo com os tópicos e subtópicos. Além do conteúdo estar estruturado é necessário que o TCC siga um conjunto de etapas.

Etapas da metodologia científica (TCC)

Considerando a Metodologia Científica os estudos dos métodos, é necessário segui-los para realizar o melhor trabalho possível.

As etapas são referidas como etapas metodológicas científicas ou etapas de metodologia científica orientadas por ordem cronológica, hierárquica (assuntos e níveis de conhecimentos) e indexada.

Para que um pesquisador realize um trabalho acadêmico de qualidade e bem estruturado ele deve seguir todas as etapas e respeitar os níveis de organização do conteúdo.

Tipos de pesquisa

As pesquisas relacionadas à metodologia científica podem ser compreendidas, produzidas e divididas em dois tipos ou estilos de abordagem:

– Pesquisa qualitativa: Estuda os hábitos de uma determinada população referente a uma região geográfica, setor ou área cultural. É subjetiva, pois as observações e interpretações são feitas a partir de interpretações oriundas do observador ou do pesquisador, partindo de suas emoções e pensamentos.

– Pesquisa quantitativa: Depende da quantidade de indivíduos ou objetos estudados, considera a medição de determinado objeto ou substância presente no tema da pesquisa. Segue a análise de dados mensuráveis por números e comparações e gerados através de estatísticas numéricas.

Como organizar uma pesquisa?

Para organizar uma pesquisa científica é necessário seguir um conjunto de etapas pré-determinadas e seguir as normas da ABNT ( Associação Brasileira das Normas Técnicas) para responder aos seguintes passos:

– Problema de Pesquisa: Você precisará identificar um problema ou elaborar um tema para um trabalho científico, sobre qual assunto você pretende pesquisar e qual problema relacionado a sua tese poderá resolver ou analisar?

– Fundamentação teórica: Faça um levantamento dos livros e demais fontes de pesquisas que precisará para obter o conteúdo necessário. Na fundamentação teórica, com base nas fontes de pesquisa, elabore todos os conceitos que serão abordados.

– Método de trabalho: Como você fará a pesquisa, onde a pesquisa será feita e de qual maneira o trabalho irá expor as respostas que o pesquisador busca?

– Coleta de dados: Para exemplificar de forma fidedigna você pode se basear em dados científicos e de pesquisas que afirmem o que você está pesquisando. A coleta de dados é essencial para a pesquisa quantitativa.

– Observação: Para trabalhos relacionados às áreas de ciências sociais e biológicas a observação é um dado importante para a descrição de caso, indivíduos e situações.

– Questionário: O uso do questionário ajuda a levantar informações sobre determinado grupo de pessoas, principalmente, sobre crenças religiosas e políticas.

– Entrevista: A entrevista ajuda a direcionar de forma mais focada numa determinada pessoa um conjunto de análises sobre determinado assunto, muito utilizada nas áreas de comunicação e ciências sociais.

– Análise de dados: Depois de coletar dados é importante realizar uma interpretação dos resultados obtidos na pesquisa.

– Conclusão: Faça uma releitura de toda a sua pesquisa e, posteriormente, estruture uma conclusão para o trabalho focando em qual resultado pretende atingir.

Investigação científica contínua

Depois de concluído e apresentado o trabalho, o conteúdo poderá ser compartilhado com o público em geral ou inspirar a continuação da pesquisa.

É comum estudiosos e pesquisadores realizarem um pesquisa por muitos anos e carregá-la durante o processo de conclusão de especialização, mestrado e doutorado. Em muitas situações a mesma temática é pesquisada também no pós-doutorado.

Por outro lado, o estudante pode eleger novos temas para pesquisa a cada novo curso que ele tenha a oportunidade de cursar. De certa forma, a metodologia científica ajuda a manter as normas, as etapas de pesquisa, a orientação cronológica, a bibliografia, o cumprimento de prazos e a elaboração do conteúdo.

É importante ter atenção especial com a qualidade da escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e conhecer bem o que você pesquisou e redigiu, pois você terá que apresentar e defender o seu projeto perante uma banca de avaliação.

Tenha em mente que o conhecimento adquirido será um diferencial para a sua formação como estudante e, possivelmente, como professor. Respeite as regras e as normas seguindo a metodologia científica para que o seu esforço não seja desperdiçado.

Siga as normas ABNT para que o seu conteúdo não seja reprovado na apresentação e você não precise refazer todo o trabalho de redação novamente.

Siga as orientações de seus professores e mantenha-se sempre estimulado para elaboração de seu conhecimento. A sua pesquisa poderá ser um diferencial em sua área de atuação.

Veja mais em: https://www.gradusct.com.br/?p=10069&preview=true

Comente