O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva preza pelo tratamento de anomalias nos equipamentos antes que haja um problema efetivo. Ela exige um planejamento cuidadoso e agendamento de manutenção antes que os clientes sejam afetados diretamente, bem como manter registros precisos de inspeções passadas e relatórios de manutenção realizada.

 

manutenção preventiva
manutenção preventiva

Ela exige um planejamento cuidadoso e agendamento de manutenção antes que haja um problema genuíno, bem como manter registros precisos de inspeções passadas e relatórios de manutenção.

O gerenciamento preventivo pode ser muito complicado, principalmente para empresas com muitos equipamentos e alto nível de produção.

Por esse motivo, muitas empresas contam com software de manutenção preventiva para ajudar a organizar e executar todas as suas necessidades de manutenção preventiva.

A manutenção preventiva envolve a revisão sistemática de equipamentos em que problemas potenciais são detectados e corrigidos, a fim de reduzir a falha do equipamento antes que ela ocorra.

Este tipo de manutenção pode incluir itens como limpeza, lubrificação, trocas de óleo, alterações, reparos, inspeção e peças de reposição e revisões parciais ou totais programadas regularmente.

A manutenção preventiva varia de acordo com o desempenho e a variedade de equipamentos.

Os critérios recomendados seguem o American National Standards Institute (ANSI)  para determinar o tipo de inspeções e manutenções necessárias, e com que frequência eles precisam ser realizadas.

manutenção preventiva

O ANSI ajuda a garantir a saúde e a segurança dos consumidores, criando e supervisionando o uso de milhares de diretrizes e normas para praticamente qualquer setor, e os padrões ANSI podem ser utilizados como uma lista de verificação preventiva para especificar requisitos e instruções para preservar equipamentos.

O cuidado preventivo inclui muito mais do que simplesmente executar a manutenção de rotina no equipamento. Também envolve a manutenção de registros precisos de cada inspeção e manutenção, bem como o conhecimento da vida útil de cada peça para compreender a frequência de substituição.

Esses registros ajudarão os técnicos de manutenção a esperar o momento adequado para modificar peças, e também podem ajudar a diagnosticar problemas quando eles ocorrerem. Softwares nesta área são imprescindíveis para ajudar a acumular e organizar essas informações, facilitando a disposição dos técnicos.

Quais são os benefícios da manutenção preventiva?

O cuidado preventivo fornece às empresas uma série de benefícios significativos, incluindo:

  • Prolongada vida de equipamentos da empresa
    Menos tempo de inatividade não planejado causado por falha de equipamento
    Menos manutenção desnecessária e depoimentos
    Menos erros nas modificações do dia a dia
    Melhor confiabilidade dos equipamentos
    Redução de reparações proibitivamente dispendiosas causadas por falhas inesperadas de equipamentos que devem ser reparadas rapidamente.
    Possibilidade reduzida de dano.
  • Aumento na satisfação do cliente com entregas mais confiáveis
    Maior segurança e menor risco de danos.
    Planejamento de manutenção otimizado e alocação de recursos.
    Reparos corretivos menos caros.
    Melhores margens e lucros por causa de menos tempo de inatividade.

Idealmente, um programa de manutenção preventiva interromperá todas as falhas do equipamento antes que isso aconteça. Isso economizará tempo, diminuirá custos e manterá uma operação funcionando de maneira eficiente e produtiva.

Muitas empresas escolhem software de manutenção preventiva para coordenar todas as suas tarefas de manutenção preventiva, uma vez que simplifica o que, de outra forma, seria um procedimento complexo.

O software de manutenção preventiva armazena os dados de manutenção de uma empresa em um computador (ou na nuvem) para acompanhar facilmente todas as inspeções, reparos e substituições.

Com todas as informações convenientemente armazenadas em um único local, aplicativos de manutenção preventiva podem ser utilizados para gerenciar eficientemente ordens de serviço, ordens de compra, manutenção e documentos de estoque.

O software de manutenção preventiva mantém trabalhos de manutenção ainda mais rigorosos, e coleta informações de que um técnico precisa para realizar o trabalho de manutenção, mas também fornece várias outras vantagens importantes.

Ele ajuda a gerenciar todos os trabalhos de manutenção (e os documentos desses trabalhos) para que as operações de manutenção sejam executadas sem problemas.

Além disso, pode economizar nos custos de manutenção porque se pode planejar a parada de máquina e priorizar trabalhos de manutenção com base em maior assertividade, minimizando assim a interrupção da produção quando a manutenção é realizada.

Manutenção Preventiva vs. manutenção Corretiva

A manutenção corretiva causa uma série de problemas para uma empresa, pois normalmente ocorre em momentos onde a produção mais precisa. Mas atualmente as empresas estão migrando para o modelo de manutenção preventiva para ganhar previsibilidade e consistência nas operações.

Num primeiro momento pode até parecer menos dispendioso operar de forma corretiva, mas a manutenção preventiva pode ser muito menos dispendiosa, com estudos concluem que a manutenção corretiva pode custar de cinco a oito vezes mais do que a manutenção preventiva.

Os custos associados a interrupções não planejadas são enormes, como impacto na satisfação do cliente, produção perdida, horas extras, equipamentos ociosos, remessas rápidas e outros custos “ocultos” que podem ser vistos:

  • Insatisfação do cliente e mesmo a perda de clientes
  • Problemas de segurança
  • Custos altos
  • Tempo de vida mais curto para equipamentos
  • Maior chance de falha de inspeção
  • Maior tempo de indisponibilidade de equipamentos e funcionários
  • Falta de regime ou seja de consistência dos equipamentos

Quando a manutenção preventiva é usada, esses custos podem ser diminuídos e todas as peças e recursos de manutenção podem ser programados e contabilizados para agilizar o processo.

Por que é importante?

O cuidado preventivo foi feito para manter o equipamento funcionando e as operações produtivas. A coordenação de um programa de manutenção preventiva pode ser muito complicada se não for feita por profissionais capacitados e torna a manutenção preventiva possível para qualquer empresa que queira aumentar suas operações gerais de manutenção.

Considere isso de uma maneira simples como cuidar do seu veículo. Mudanças de óleo e manutenção normal fazem parte de um cronograma de manutenção preventiva que garante que seu carro funcione corretamente e sem falhas inesperadas.

Se você não realizar esse programa de manutenção e perder os períodos de serviço, seu carro irá depreciar em valor e utilidade. O mesmo vale para máquinas em fábricas e equipamentos de instalações.

Com um software de gerenciamento de manutenções também conhecido CMMS , os gerentes de manutenção podem diminuir o tempo de inatividade.

NG Informática

Este software geralmente tem como uma das funcionalidades o agendamento de preventivas.

Conclusão

Há muito mais benefícios de implementar um programa de manutenção preventiva do que simplesmente reduzir a quantidade de tempo de inatividade não planejado.

Talvez a melhor vantagem seja o aumento da segurança, especialmente para uma empresa que possui maquinário pesado. O preço da segurança do trabalhador nunca é muito alto, e organizações como a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSA) aplicam rigorosamente a política do governo nesta área.

Não há ativo mais importante do que o ser humano, sendo assim deve ser preservado a todo custo.

 

Saiba mais em: https://www.gradusct.com.br/2018/12/01/manutencao-preventiva/

Seja um Especialista KAIZEN na GRADUShttps://www.gradusct.com.br/treinamentos/kaizen/

manutenção preventiva

1

 

Comente