Mentoring e Coaching: Similar, mas diferentes

Se você é novo na noção de treinamento empresarial, ou se esteve envolvido em um programa de mentoring em épocas anteriores, os conhecimentos a seguir podem ajudá-lo. É vital entender melhor o perfil do mentor perfeito, juntamente com os pré-requisitos e benefícios que uma mentoria de sucesso pode trazer para você.

Os termos mentoring e coaching costumam ser usados como sinônimos, o que engana o público. Embora, como assistência ao desenvolvimento profissional, envolvem áreas muito diferentes no treinamento.

O mentoring inclui um relacionamento de longo prazo centrado no apoio ao crescimento e desenvolvimento do mentoreado. O mentor se torna uma fonte de sabedoria, ensino e apoio, mas não alguém que observa e orienta sobre ações particulares ou mudanças comportamentais na sua função diária.

Coaching tipicamente envolve uma conexão de duração finita, com uma concentração no fortalecimento ou remoção de comportamentos específicos no aqui e agora.

Fonte: http://www.erlich.com.br

Os instrutores ajudam os profissionais a corrigir comportamentos que prejudicam seu desempenho ou reforçam aqueles que incentivam um desempenho mais forte em torno de um determinado conjunto de ações.

mentoring
Fonte: http://www.erlich.com.br

Tanto o mentoring quanto o coaching oferecem ajuda no desenvolvimento incrivelmente valiosa. Mas, uma oferece orientação de alto nível para o desenvolvimento de longo prazo (mentoring), enquanto a outra ajuda a fornecer um progresso mais instantâneo em áreas concentradas (coaching).

Origem do Mentoring

Um personagem do poema épico de Homero, Odyssey, poderia ser conhecido como o mentor original. Depois que Odisseu, rei de Ítaca foi lutar na Guerra de Tróia, ele confiou o cuidado do reino a Mentor. Mentor trabalhou como professor e superintendente do filho de Ulisses, Telêmaco.

Outras fontes estendem-se a essa definição, indicando que um mentor é alguém que o ajuda com sua carreira, projetos de trabalho específicos ou conselhos de vida em geral, longe da bondade de seu coração.

Aspectos importantes do Mentor

O mentor é fundamental para que haja resultados positivos no relacionamento mentor e mentoreado.

mentoring
     Mentor                        Mentoreado

No mentoring, o mentor (instrutor) precisa ter itens importantes para ajudar os profissionais, como:

Apoio: Incentiva o mentoreado (quem esta recebendo o conhecimento) a assumir riscos que sejam razoáveis sob as circunstâncias e que terminarão na melhoria profissional e pessoal do mentoreado.

Nutrição: cria um ambiente “isento de riscos”, pelo qual o mentoreado pode compartilhar com o mentor as questões mais críticas para ele / ela sabendo que ele será utilizado apenas para auxiliar seu desenvolvimento.

Proteção: certificando-se de que o mentoreado tenha todas as informações necessárias para criar decisões, e forneça ao mentoreado conhecimento crítico e compreensão dos cenários para que receba o “quadro completo” antes de tomar quaisquer ações.

Honesto no Feedback: fornece o feedback necessário, o que torna possível para o mentoreado entender o que ele está executando bem e quais áreas podem ser desenvolvidas para a realização.

Entende os Limites: definir limites com o mentoreado quer dizer que o trabalho do mentor não é fazer uma réplica do mentor, mas compartilhar conhecimento e dados que possam ser úteis para o desenvolvimento do mentoreado.

Perspectiva Equilibrada: traz um ponto de vista realista nas discussões com o mentoreado, examinando assuntos da perspectiva da empresa e estando ciente de seus próprios pontos cegos.

Pré-requisitos para um mentor eficaz

Tempo: O mentoring bem-sucedido requer dedicar tempo necessário à conexão, usando as diretrizes definidas e ser consistente com todos os  mentoreados.

Acessibilidade: A orientação não pode ser realizada sem contato, e para isto é vital que haja condições para que o mentor e o mentoreado possam conversar em reservado.

O contato normal por pequenos períodos de tempo é muito mais desejável do que o contato menos frequente por períodos mais longos.

Credibilidade: O mentoring é baseado na confiança e no fornecimento de informações oportunas e precisas.

Vulnerabilidade: O mentoring requer que um mentor esteja disposto a compartilhar seus fracassos e sucessos específicos como uma maneira de aumentar a experiência com o mentoreado.

Isso também significa estar disposto a ouvir quando um mentoreado oferece feedback.

Liberdade: O mentoring de sucesso acontece toda vez que um mentor concentra sua atenção sobre as necessidades do mentoreado, e não o contrário.

Entre as vantagens para os mentores está o seu sentimento de satisfação derivado do treinamento. Mentores eficazes têm uma forte consciência de quem são, e não se tornam dependentes do mentoreado.

Por que procurar um mentor?

Suponha que um indivíduo talentoso tenha um trabalho de vendas, e tenha um executivo de vendas sênior como seu mentor. O executivo sênior poderia o orientar em seu desenvolvimento como líder, estrategista e profissional de negócios.

O mentor pode não apenas instruir ou oferecer treinamento ou treinamento no local, mas também vai desafiar a pensar em problemas e abordagens, fazendo perguntas difíceis de responder, e funcionando como um suprimento de sabedoria quando necessário.

Muitas pessoas atribuem parte do crescimento profissional à orientação de um mentor paciente que lhes pediu para pensar de outra forma, e abrir seus próprios olhos e mente para diferentes perspectivas.

Enquanto cada um de nós se desenvolve no próprio ritmo, esse tipo de influência pode ter muitas consequências positivas e duradouras.

Um mentor se torna um defensor particular de você, não tanto no ambiente público, mas em sua vida.

Muitas organizações entendem a capacidade do mentoring de sucesso, e também estabeleceram programas para ajudar os profissionais mais jovens a identificar, e obter apoio de profissionais mais experientes nesse formato.

Em que um mentor pode ajudar?

Mentoring é visto nas organizações como uma atividade positiva que gera resultados imediatos, mas também à médio e longo prazos.

mentoring

Esta atividade pode ajudar o mentoreado em várias dimensões como:

  • Adquirir uma visão de longo alcance do seu crescimento e desenvolvimento.
  • Ajudar a encontrar o destino, mas não fornecerá o mapa detalhado para chegar lá.
  • Apresentar encorajamento, mas não “como” conselhos.

Um mentor não:

  • Funciona como um treinador, conforme explicado anteriormente.
  • Serve como um advogado seu no ambiente organizacional.
  • Diz como pode fazer as coisas.
  • Funciona como um conselheiro ou terapeuta.

As obrigações do mentoreado

Quando você identifica um mentor, e estabelece uma conexão, converse e compare as expectativas para os papéis de mentor e mentoreado com ele ou ela.

Esclareça as responsabilidades de cada pessoa, e o procedimento que vocês dois usarão no futuro para se comunicar, entender seus objetivos de carreira, seguir adiante e resolver problemas, se necessário.

Faça disso o seu objetivo de maximizar essa experiência para que você aproveite ao máximo o próprio mentor.

Concentre-se em ser aberto para ouvir o feedback do mentor, seja positivo.

Não fique relutante em pedir conselhos ou críticas. Exercite suas habilidades como um bom ouvinte, pegue o que você pode usar e deixe o restante.

Para estruturar o relacionamento, defina antecipadamente algumas das primeiras metas de carreira de que você precisa, como aprender procedimentos específicos ou preparar-se para uma promoção, por exemplo.

Converse com seu mentor sobre como você pode avaliar melhor o sucesso, e a eficácia de seu relacionamento de trabalho em conjunto.

Faça questão de agendar conversas com seu mentor, e manter esses compromissos de maneira regular.

À medida que você se dedica a estabelecer planos para melhorar seu desenvolvimento, converse com o mentor para ter ainda mais elementos para ajustar ou não seu planejamento.

Pense em maneiras pelas quais você pode ajudar a conduzir e manter seu relacionamento com seu mentor.

Embora o seu mentor invista seu tempo para ajudá-lo, você também deve participar e buscar ativamente o aprendizado.

Orientações para ter sucesso com um mentor:

Conhecer o papel do mentor cria um ponto de partida crítico para o sucesso nesse relacionamento. Condições adicionais incluem:

  • Compartilhar seus objetivos e medos abertamente.
  • Não esperar que o mentor resolva seus problemas de curto prazo ou faça o trabalho para você.
  • Não aguardar por instruções específicas.
  • Compartilhar em que você esta trabalhando ou falhando.
  • Ouvir atentamente, e depois explorar e testar o conselho do mentor.
  • Mostrar que você aprecia o apoio do mentor.
  • Não abusar da conexão com o mentor.

Quais benefícios são esperados do Mentoring

Selecionamos alguns deles como:

  1. Ajudar o mentoreado a aprender como controlar melhor o lado profissional.
  2. Ensinar o mentoreado como falar e ser notado.
  3. Educar o mentoreado sobre como aceitar feedback em itens importantes, como comunicações, habilidades técnicas, gestão de mudança e habilidades de liderança.
  4. Melhorar as habilidades de relacionamento social do mentoreado.
  5. Ajudar o mentoreado a entender melhor a cultura da organização, e os princípios tácitos, ambos cruciais para o sucesso.
  6. Fortalecer as habilidades de gerenciamento.
  7. Evidenciar a importância da gestão de conflitos.
  8. Ajudar a desenvolver as habilidades de liderança do mentoreado.
  9. Ensinar a trabalhar efetivamente com diferentes personalidades.
  10. Transmitir às pessoas dentro da organização que a liderança está pronta para investir em seus funcionários.
  11. Mostrar ao mundo externo que a organização valoriza seus membros / funcionários.
  12. Sinalizar para funcionários que o mentoring é uma atividade de desenvolvimento, ajudando a uma diminuição nas taxas de rotatividade (o que economiza dinheiro em custos de recrutamento e treinamento).
  13. Criar um ambiente de trabalho mais positivo.
  14. Promover habilidades de liderança em mentoreados.
  15. Promover um senso de cooperação e harmonia dentro da organização.
  16. Desenvolver profissionais.
  17. Reduzir conflitos.
  18. Um mentor pode fazer uma diferença real em sua carreira e vida.
  19.  Os efeitos do conselho e sabedoria de um mentor hoje podem ajudar o agora, mas você perceberá seu efeito positivo também ao longo do tempo e se tornará um mentor para outras pessoas.

Conheça mais sobre o Treinamento de Gestão de Pessoashttps://www.gradusct.com.br/treinamentos/gestao-de-pessoas/

Saiba mais em:  https://www.gradusct.com.br/2018/11/24/mentoring/

mentoring

10

 

 

Comente