Livros e sua importância

Liderança está sempre na pauta do mundo dos negócios, e não é por acaso. Os gestores atuam como forças motrizes dentro das empresas, organizações e instituições e, entre as características que precisam ter como perfil, precisam inspirar pessoas e engajá-las com o Negócio. E neste sentido leituras de livros voltados ao desenvolvimento profissional é vital.

Uma das premissas mais perseguidas nesse assunto é a de que as lideranças podem ser formadas, por habilidades e competências que o indivíduo pode desenvolver ou adquirir com muita dedicação, persistência e orientação.

Aliar títulos que abordam o assunto por um viés mais técnico também é uma maneira rica de aumentar o repertório e aguçar a visão. Veja quais são os livros que poderão povoar sua cabeceira nos próximos meses:

  1. A Arte da Guerra, Sun Tzu  

Clássico da estratégia e liderança, escrito no século IV a.C. Esse livro migrou do universo militar para o mundo dos negócios, com a guerra corporativa entre as grandes empresas.

  1. O Monge e o Executivo, James C. Hunter  

Fala sobre a essência da liderança por meio de uma história de um empresário que abandona o mundo dos negócios para se tornar um monge. Foca a “liderança servidora” e mostra a distinção entre autoridade e poder, dissertando sobre os princípios da liderança.

  1. Por Quê? – Como Motivar Pessoas e Equipes a Agir, Simon Sinek  

Quer saber o que pessoas como Martin Luther King Jr. e Steve Jobs têm em comum? Ambos começaram pelo porquê. A capacidade natural de começarem pelo porquê, que os capacitou a inspirar as pessoas ao redor a realizarem coisas notáveis.

  1. O Poder do Hábito, Charles Duhigg  

Trata a criação de hábitos corretos e, de maneira simples, explica como saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir de maneira definitiva para o sucesso.

  1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie  

A arte de se relacionar com as pessoas com técnicas simples é o assunto desse livro de 1936, considerado um dos melhores de todos os tempos na área. É leitura obrigatória, justamente por conte ensinamentos atemporais, explicitados de forma brilhante.

  1. O Gerente Lean – Uma Transformação Lean Em Romance, Michael e Freddy Balle

Por incrível que pareça, esse livro em forma de romance mostra os desafios de pessoas reais, que tentar se adaptar a um ambiente corporativo impiedoso e agressivo. Se identificou? O grande objetivo dos autores é mostrar o que realmente significa viver uma transformação e uma evolução por meio da gestão lean, que faz dos gerentes lean professores.

  1. Entendendo, Aprendendo, Desenvolvendo Qualidade Padrão Seis Sigma; Marcus Vinicius Rodrigues

Um manual para iniciantes, simples e objetivo; que aponta técnicas e ferramentas da gestão da Qualidade sob a metodologia Seis Sigma e fala diretamente com profissionais de todas as áreas, níveis e formações. Ideal para quem precisa aprender ou ensinar os conceitos fundamentais para diversos tipos de audiência.

  1. Lean para leigos, Natalie J. Sayer e Bruce Williams

Guia prático, recente e atualizado sobre a ferramenta. Com uma linguagem muito fácil, traz conselhos e informações para quem precisa utilizar menos tempo, energia, espaço, material e dinheiro para realizar o mesmo trabalho.

Conheça mais sobre o Master Black Belt: https://www.gradusct.com.br/treinamentos/master-black-belt/

Saiba mais em: https://www.gradusct.com.br/?p=8545&preview=true

livros

10

Comente