Matriz BCG – Tem certeza que conhece? Confira nosso no artigo

O que é a Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma ferramenta estratégica usada para ajudar a empresas a se posicionarem no mercado através de um apelo visual baseado em conceitos bem definidos. Muito usada no planejamento estratégico das empresas desde 1968.

Os modelos de negócios derivam do fornecimento de serviços ou produtos que são lucrativos agora, mas também tentam reconhecer mudanças nas ofertas que manterão os negócios lucrativos no longo prazo. As empresas que estão entre as primeiras colocadas são simples de reconhecer hoje, mas e o longo prazo?

Feita por Boston Consulting Group, a matriz do BCG – também conhecida como Boston ou matriz de compartilhamento de crescimento – fornece uma estrutura para avaliar produtos baseados em expansão e participação de mercado. A matriz é usada desde 1968 para ajudar as empresas a obter insights sobre quais produtos os ajudam a capitalizar as oportunidades de expansão de participação de mercado.

Reeves Martin, sócio sênior e diretor administrativo do Boston Consulting Group, afirmou que quase 50 anos após seu início, a matriz do BCG continua sendo uma ferramenta valiosa para ajudar os empregadores a conhecer seu potencial.

Como usar a Matriz BCG?

Ao analisar o desenvolvimento do mercado, você deve comparar-se proativamente a um maior concorrente, e pensar sobre o crescimento nas próximas três décadas. Se o seu mercado é muito fragmentado, no entanto, você pode usar a quota de mercado completa, de acordo com o blog Strategic Thinker.

Em seguida, você pode desenhar a Matriz BCG, que é uma matriz composta por 4 quadrantes: Estrelas, Abacaxi, Ponto de Interrogação e Vaca Leiteira, que pode ser obtida neste link: https://app.popt.in/landing/52deb55bc847b

Matriz BCG
Matriz BCG

Neste gráfico de quatro quadrantes, a participação de mercado é exibida na linha horizontal, e na taxa de crescimento ao longo da linha vertical.

Coloque cada um dos seus produtos na caixa certa de acordo com onde eles ocupam o market share e o crescimento.

Na Matriz BCG , a decisão de onde colocar a linha divisória entre cada quadrante é baseado em parte em como sua organização se compara à sua concorrência.

Estrelas: As unidades da empresa ou produtos que têm a melhor quota de mercado, e geram mais dinheiro são considerados estrelas. Os monopólios e os produtos do primeiro colocado no mercado são freqüentemente chamados de estrelas.

No entanto, devido à sua alta velocidade de crescimento, as estrelas consomem quantidades consideráveis ​​de dinheiro. Isso geralmente resulta na mesma quantidade de dinheiro que está entrando.

As estrelas podem eventualmente se tornar vacas em dinheiro se mantiverem sua posição por um tempo, uma vez que a taxa de crescimento da indústria caia. As empresas são aconselhadas a investir dinheiro em estrelas.

Vaca Leiteira: são os pioneiros no mercado e criam mais dinheiro do que consomem. Estas são unidades de negócio ou produtos que têm uma elevada quota de mercado, mas com baixas perspectivas de crescimento.

As vacas leiteiras fornecem o dinheiro necessário para transformar pontos de interrogação em líderes de mercado, cobrir as despesas administrativas do negócio, financiar pesquisa e desenvolvimento, apoiar a dívida corporativa e pagar dividendos aos acionistas.

As empresas são aconselhadas a colocar dinheiro em vacas para manter o nível atual de ganhos, ou para “ordenhar” os ganhos passivamente.

Abacaxi: São componentes ou produtos que têm uma baixa participação de mercado, e uma taxa de crescimento reduzida. Eles costumam empatar, não ganham nem consomem muito dinheiro. Abacaxis são geralmente considerados armadilhas de dinheiro porque as empresas têm dinheiro nelas, embora não tragam nada em troca.

Ponto de Interrogação: essas partes de uma empresa têm grandes perspectivas de crescimento, mas uma participação mínima no mercado. Eles têm muito dinheiro, mas trazem pouco em troca.

A longo prazo, os pontos de interrogação, também conhecidos como crianças problemáticas, perdem dinheiro. Mas como essas unidades de negócios estão aumentando rapidamente, elas têm a capacidade de se tornarem estrelas. As empresas são aconselhadas a investir em pontos de interrogação quando o produto tem potencial de crescimento, ou a comercializar, se isso não acontecer.

Fazendo sua matriz

Ao analisar o desenvolvimento do mercado, você precisa comparar-se proativamente a um concorrente maior, e pensar na expansão durante as próximas três décadas. Se o seu mercado é muito fragmentado, você pode usar uma participação de mercado completa, de acordo com o site Strategic Thinker.

Vamos aos Passos:

Usaremos a figura abaixo para demonstrar como fizemos a planilha gratuita para você.

Matriz BCG

Passo 1:

Veja que todos os passos que seguiremos estão marcados com uma seta verde, e no passo 1 você deve colocar o nome da sua MATRIZ, no nosso caso colocamos a Apple como exemplo simplesmente, pois todos os dados são fictícios.

Passo 2:

Coloque os nomes de seus produtos, um por linha.

Passo 3:

Digite a cota de mercado de cada produto, ou seja, quanto cada produto domina do mercado.

Passo 4:

Digite o valor da cota de mercado do seu maior concorrente, ou seja, defina o seu maior concorrente, veja o produto que ele tem que concorra com o produto que você esta avaliando e coloque a participação dele.

Passo 5:

Entre com a taxa de crescimento prevista para cada produto.

Passo 6:

Digite a receita que cada produto gera. E depois veja a matriz gerada na parte de baixo do excel.

Benefícios da Matriz BCG

  • É extremamente simples de usar e explicar, pois existem apenas duas dimensões e quatro quadrantes.
  • É um modelo estratégico respeitável, e de longa data que se mostrou forte ao longo do tempo e mudanças significativas no ambiente competitivo.
  • Normalmente, as medições necessárias – expansão de mercado e participação relativa de mercado – estão todas disponíveis para a empresa, juntamente com medidas competitivas, o que torna relativamente fácil de preparar e executar.
  • Um conselho claro é fornecido para cada quadrante sobre a abordagem de investimento, e suporte de unidades de negócios (ou marcas ou mercadorias).
  • É uma ferramenta significativa para alocar recursos para empresas que buscam metas de participação de mercado e buscam benefícios na curva de experiência.
  • A empresa inclui uma base para a alocação de fundos em suas unidades de negócios, com base na posição competitiva e nas oportunidades de mercado – contribuindo para uma escolha mais tática estabelecida.
  • Embora a matriz seja desenvolvida dependendo da posição histórica / atual, os quatro quadrantes da matriz do BCG fornecem algumas orientações estratégicas para o futuro.
  • A matriz é mais benéfica para as operações de produção em larga escala, onde os benefícios da curva de expertise podem ser alcançados – isto é, onde eles realmente são uma forte correlação entre a sustentabilidade da participação de mercado.
  • Para os alunos, ele fornece uma boa compreensão do conceito de alinhar forças competitivas com oportunidades de mercado na evolução de uma estratégia adequada para sua organização.

Conheça mais sobre o Green Belt: https://www.gradusct.com.br/

Saiba mais em: https://www.gradusct.com.br/?p=7710&preview=true

probabilidade

planejamento estratégico

10

Comente