Matriz SWOT – Entenda o conceito e saiba quando usar

Matriz SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, e o algo que está sendo avaliado pode ser uma empresa, um indivíduo, local, produto, procedimento ou uma indústria.

Matriz Swot
Fonte: https://www.ignicaodigital.com.br

Também chamado SWOT ou análise SWOT, é uma ferramenta que nos ajuda a avaliar como estamos nos saindo. O que é fantástico, certo? Aquilo que podemos desenvolver? Então, o que exatamente devemos procurar?

História do SWOT

A introdução da ferramenta da Matriz SWOT (inicialmente conhecida como a análise SOFT) é creditada a Albert Humphrey. Albert era um consultor de negócios nos EUA especializado em gestão organizacional e mudança cultural.

Ele estabeleceu a Análise SWOT quando trabalhava para o Instituto de Pesquisa de Stanford na década de 1960, sendo o seu primeiro objetivo com esta ferramenta era envolver um grupo de indivíduos em Planejamento.

Desde então, a Análise SWOT é uma ferramenta vital em várias caixas de ferramentas de empresas, para ajudar a identificar as vantagens competitivas, e nas quais podemos estar em desvantagem.

Quadrantes da Matriz SWOT

Forças (Strengths)

Elas permitem que uma empresa cumpra sua missão. No entanto, no mundo da empresa, os pontos fortes podem ser abstratos ou concretos. Os pontos fortes incluem as qualidades e características que seus funcionários têm, e também seu talento que fornece consistência ao seu negócio.

Pontos fortes de uma empresa podem consistir em enormes recursos financeiros, trabalhadores dedicados, sem qualquer dívida, etc.

Fraquezas (Weaknesses)

Você deve estar consciente de que as falhas são as qualidades que impedem a produtividade de uma empresa, e também impedem que uma empresa cumpra sua missão e atinja todo o seu potencial.

O SWOT é uma maneira eficaz de não apenas diferenciar as falhas de uma organização, mas também de oferecer uma chance de reverter as falhas declaradas.

Exemplos de falhas incluem matriz de produção restrita, funcionários incompetentes e falta de capital.

Oportunidades (Opportunities)

Há um número infinito de oportunidades que são encontradas no ambiente onde o negócio funciona. As empresas são sempre capazes de ganhar com essas chances.

As chances podem surgir no mercado atual, tecnologia ou competição. As oportunidades atuais podem ser o uso de novas tecnologias, o fracasso de qualquer concorrência ou o benefício dos recursos existentes de sua organização que ainda não foram explorados.

Perigos (Hazards)

Os riscos são componentes de vulnerabilidade que podem comprometer a confiabilidade e a durabilidade de qualquer empresa. Os riscos são inevitáveis ​​e incontroláveis, mas precisam ser resolvidos para descobrir uma alternativa viável. Alguns exemplos de riscos incluem lucros decrescentes da indústria, aumento da concorrência ou catástrofe financeira.

Quando usar uma Matriz SWOT

Existem várias maneiras distintas de usar uma Análise SWOT, mas para que isso funcione melhor, você tem que ter um objetivo muito claro, um motivo para executar a Análise SWOT.

Algumas das razões para usar uma Matriz SWOT incluem:

  • Sugestões para definição de metas (KPI)
  • Planejamento de carreira pessoal ou avaliações de pessoal
  • Planejamento Corporativo – pode ser no nível departamental ou organizacional
  • Avaliando o sucesso de uma estratégia, trabalho ou planejamento
  • Avaliação concorrente e / ou econômica
  • Para examinar um cenário de emergência e riscos

Usando o SWOT

1) Início:  Faça perguntas em cada seção para identificar:

  • Forças e Fraquezas (são reais?).
    • Benefícios ou desvantagens que o projeto, departamento, empresa ou indivíduo possui?
  • Oportunidades e Ameaças (fatores externos ou ‘possíveis’).
    • Estes são os itens relacionados a um projeto, departamento, empresa ou pessoa que podem ser explorados e aproveitados – ou para evitar.

2) Uma vez identificados os pontos fortes (forças), pontos fracos, oportunidades e ameaças enfrentados pelo negócio ou indivíduo, examinamos e avaliamos os resultados. Quais possíveis ações, metas ou ações existem?

Pontos fortes – como podemos aumentar ou capitalizar esses pontos fortes para ter ainda mais sucesso?
Fraquezas – como minimizar ou eliminar completamente essas falhas?
Oportunidades – que oportunidades poderiam ser manipuladas e desenvolvidas?
Ameaças – como remover os perigos completamente?

3) Além disso, quais são as chances de:

Combinar:

  • MAXIMIZAR o impacto de seus objetivos buscando uma correspondência entre os pontos fortes que você reconheceu – e as oportunidades. (Um exemplo pode ser uma fraqueza de muita confiança em um único tipo de cliente. Essa fraqueza é convertida em uma chance de diversificar ou explorar novos mercados.

Matriz SWOT –  Benefícios:

Economicamente viável

Você não precisa de treinamento extensivo nem qualquer tipo de habilidade especializada para executar uma análise SWOT. Além disso, você não precisa de um consultor externo. Tudo o que você precisa é de um membro da equipe que tenha conhecimento prévio da empresa.

Ampla seleção de programas

A análise SWOT pode ser utilizada para conduzir análises competitivas, preparação estratégica ou algum outro estudo. Isso porque, através do SWOT, uma empresa pode determinar qualquer aspecto que desempenhe um papel positivo ou adverso em qualquer objetivo específico.

A análise SWOT estimula a discussão. É necessário que você tenha seus funcionários exatamente na mesma página. Todo e qualquer trabalhador tem um papel significativo em forçar uma empresa ao sucesso. Avaliar os pontos fortes e fracos de um negócio ajuda a identificar riscos e capitalizar oportunidades.

Oferece Visão Geral Visual

Uma matriz SWOT é geralmente referida como um quadrado, cada quadrante representando uma única variável. Esse arranjo visual fornece um resumo rápido da posição da organização, e promove o diálogo.

Embora todos os quadrantes possam não ter a mesma importância, a rápida visão geral ajuda a empresa a determinar suas realizações e progressos, otimizando seus pontos fortes e diminuindo suas falhas.

O SWOT pode ser empregado para obter insights sobre o mercado atual, proporcionando a você uma compreensão mais completa de seus concorrentes. Isso lhe dá a chance de formular uma estratégia para criar um lugar coerente e competitivo na indústria.

A matriz SWOT organiza informações já conhecidas, além de informações que foram obtidas ou descobertas apenas. Ela ainda lida com uma grande variedade de recursos de informação. Isso torna muito mais fácil para uma empresa transformar a diversidade de dados por uma fraqueza em uma força potencial.

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