6 Dicas importantes para Motivar pessoas no Lean Six Sigma

O Lean Six Sigma, um programa baseado em processos para diminuir falhas, baseia-se fortemente em motivar pessoas por resultados. Uma equipe motivada pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso.

Um programa Lean Seis Sigma que integre a motivação e o respeito não apenas garantirá equipes apaixonadas por melhorias,  mas também proporcionará melhores resultados para o negócios a longo prazo.

Todos esses passos a seguir podem ajudar a estimular a motivação e a paixão, e tornar qualquer programa de melhoria um sucesso:

1. Localize um Champion

Um champion é um patrocinador fervoroso que participa das as reuniões, e esta apto a motivar a equipe e dá a eles os recursos para ter sucesso na implementação e continuidade do Lean Six Sigma.

Sem um, o programa não se moverá em nenhum lugar.

Para motivar o patrocinador, alinhe os projetos Lean Seis Sigma aos objetivos de nível sênior da empresa.

Construa uma equipe apaixonada por transformar.

Escolha os membros da equipe dos projetos que se beneficiarão de um resultado melhor – com frequência, os proprietários dos processos são a melhor opção.

Cada projeto precisa ter um sponsor (dono do projeto) e uma equipe com um líder comprovado que seja respeitado pelos membros da equipe.

2 – Adaptabilidade

O contrato do projeto (project charter) deve incluir tudo o que um sponsor precisa para motivar e encorajar o aprimoramento do processo, incluindo retorno esperado do investimento, problema ou falha, objetivo, escopo, cronograma, requisitos de recursos (incluindo financiamento), além de uma lista de membros da equipe .

motivar

Considere mudar o objetivo do projeto, e alinhá-lo com os esforços estratégicos da organização caso um projeto não esteja ganhando apoio da liderança.

3. Estabelecer metas realistas

Os objetivos devem sempre ser realizáveis; a única coisa pior para um grupo do que para uma falta de direção são as metas irrealistas.

Para quase todos os programas Lean Six Sigma, o objetivo é eliminar ou diminuir os custos de qualidade inferior.

Mesmo que alguns desses custos sejam difíceis de mensurar, todos são importantes.

O objetivo, no entanto, ainda deve incluir oportunidades relativas a produtividade, segurança, meio ambiente e todas as métricas importantes para a empresa.

4. Dividir para motivar

Numa corrida de revezamento, cada membro da equipe corre um quarto do percurso para que cada corredor, em um dado momento, seja o novo e possa correr para ganhar em vez de ficar no ritmo.

Planejar um projeto, com membros do grupo que entram e saem, além de motivar, mantém paixão e energia.

Primeiro, pegue o fruto mais fácil para que o sponsor possa ver retornos imediatos, ou seja, o projeto que terá retorno rápido e visível.

Depois aplique práticas enxutas para se livrar de atividades sem valor agregado. Para realmente motivar uma equipe, elimine ações sem valor agregado – incluindo aprovações excessivas, mecânicas de controle que sufocam a criatividade e formulários ou relatórios redundantes no processo que esta sendo melhorado, antes de passar para os projetos Seis Sigma.

Em seguida, aplique o Seis Sigma nos processos com mais variabilidade.

5. Instituir Prêmios

Idealmente, um programa de recompensa não custa à empresa porque a empresa está, simplesmente, dando uma parte dos ganhos ou economias obtidas através do Lean Seis Sigma de volta para os trabalhadores que trouxeram essa economia.

Um programa de prêmios fantástico deve incluir jantares, placas, elogios na frente de colegas de trabalho e, claro, dinheiro. Mantenha funcionários e líderes motivados e responsáveis.

Um programa Lean Seis Sigma motivacional requer liderança para fornecer crédito para as realizações, e assumir a responsabilidade pelo fracasso.

motivar

O fracasso não pode ser super enfatizado, pois alto moral normalmente vem com contínuos resultados; quando a moral está baixa, a liderança inadequada é quase sempre culpada.

Se os líderes punirem os funcionários por demonstrarem o fracasso, os funcionários esconderão procedimentos ruins – eles podem mentir e tornar-se apáticos.

Quando os funcionários são corajosos o suficiente para falar, eles devem ser recompensados. Essa abordagem ajudará os membros da equipe a ganharem confiança e melhorarem o processo de desenvolvimento.

6. Acompanhamento periódico

Isso dá aos membros a confiança de que a equipe é talentosa e experiente. As pessoas hoje querem trabalhar com os vencedores, e também adoram ler sobre si mesmas. Se as pessoas acreditam em si mesmas e no grupo, elas são muito mais propensas a ter sucesso.

Reuniões mensais ou trimestrais de acompanhamento ou teleconferências são muito cruciais para o negócio. Ou seja, manter reuniões de finalização de fase de projetos e reuniões informativas para o negócio mostrando como o Lean Six Sigma esta.

Reuniões de projeto também devem ser realizadas periodicamente, e/ ou assim que a equipe parecer estar parando ou atingindo obstáculos.

Essas reuniões devem ser bem atendidas pelos membros da equipe e líderes seniores, e os participantes devem estar preparados para defender melhorias, incluindo as condições necessárias para concluí-las.

Quando o sponsor e os membros da equipe estão preparados para a essas reuniões, isso motiva os participantes.

Isso garantirá a aceitação da gerência e mostrará aos funcionários que o Lean Six Sigma realmente funciona.

Se os funcionários não enxergarem os benefícios positivos, poderão se sentir como se o trabalho deles não os levasse a lugar algum – um pensamento desanimador. Compartilhar os resultados mostrará aos funcionários que eles fizeram a diferença.

Conclusão

Usando essas dicas para incluir motivação e paixão em um trabalho Lean Seis Sigma, os líderes do programa se certificarão de que qualquer melhoria no processo comece da maneira correta e também siga até a vitória.

Conheça mais sobre o Black Belt: https://www.gradusct.com.br/2018/09/14/o-black-belt/

Saiba mais em: https://www.gradusct.com.br/?p=7209&preview=true

TPS - Sistema Toyota de Produção

10

Comente