O que é planejamento estratégico?

Nas empresas o planejamento estratégico ainda parece como um conceito obscuro para muitos funcionários, mas na verdade é uma função vital para as empresas.

planejamento estratégico

Mas afinal o que é planejamento estratégico? Simplificando, o planejamento estratégico determina exatamente onde sua organização está indo ao longo dos próximos anos, e como ela vai chegar lá. Um plano estratégico é uma forma coordenada e sistemática de desenvolver um curso e direção para sua empresa.

Basicamente, não ter um plano estratégico é semelhante a navegar em território desconhecido sem um mapa. E sem um mapa, você está perdido em um ambiente de negócios altamente competitivo, que inevitavelmente lançará desafios que exigem uma resposta rápida e assertiva para não se perder mercado. Uma regra empírica é que se há uma incerteza no horizonte, a seguir você precisa um plano estratégico.

Este planejamento engloba grande parte da empresa, passando por produção, qualidade, melhoria contínua, financeiro, supply chain, etc.

Em resumo podemos dizer que o planejamento estratégico é um processo que:

  • define o que é a empresa
  • decidi o que é , e o que não é prioridade dentro da empresa
  • avalia o ambiente interno e externo
  • considera a melhor forma de lidar com as próximas mudanças e transições, do mercado ou de qualquer outra fonte
  • estabelece uma direção clara
  • define metas concretas para o futuro.

O que há no planejamento estratégico?

O planeamento estratégico envolve olhar para a organização como uma entidade completa e preocupada com o seu desenvolvimento a longo prazo. Isso envolve olhar para o que a organização foi criada para fazer, onde a organização esta agora, determinar onde quer chegar e mapear como chegar lá.

O plano estratégico descreve onde sua empresa está indo, para que todos no seu negócio estejam trabalhando com as mesmas informações, e indo para a mesma direção. Em última análise, o planejamento estratégico ajuda a avaliar o que sua organização é, exatamente o que ela faz, por que ele faz e ainda com um foco na otimização de seu potencial futuro.

Um plano estratégico incluirá geralmente:

Um sumário executivo, que geralmente é escrito no final do processo
Uma descrição da empresa
Suas declarações de missão, visão e valor
Uma análise estratégica que pode ser na forma de uma análise SWOT (pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Uma explicação de suas estratégias e táticas
Um plano de ação
Orçamento e planos operacionais incluindo volumes de vendas e produção
Métodos de monitoramento e avaliação detalhados

Caso trabalhe numa empresa pequena, por exemplo, um plano estratégico breve pode ser apropriado. Mas uma planta mais detalhada em vários aspectos de sua organização pode ser mais eficaz se for o caso de uma empresa maior.

Não é um plano de negócios.

Não confunda um plano estratégico com um plano de negócios, que é um documento muito mais amplo e inclui um plano estratégico, um plano de marketing, um plano financeiro e um plano operacional.

Em outras palavras, um plano de negócios é muito mais de um documento de aspiração, cobrindo o que seu negócio é  e por que ele tem valor no mercado. O plano estratégico, em contrapartida, contém um plano de ação com objetivos específicos e datas de vencimento, bem como a definição de quem é responsável por cada entrega.

Quem é responsável pelo Planejamento Estratégico?

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Normalmente responde diretamente para o Presidente da empresa, ou cargo similar, e é composto por uma equipe que conhece bem a mecânica do negócio e seus desafios.

A equipe Identifica fatores-chave para a análise estratégica e participa desse diagnóstico através, por exemplo, de entrevistas. e alinhamentos. A equipe também está envolvida na formulação dos planos estratégicos de direção e ação.

É esperado que a equipe do planejamento estratégico “amarre” todas as informações com os principais líderes para que não haja desalinhamento quando for apresentado ao Presidente.

A programação do processo de planejamento estratégico depende em grande parte da natureza e das necessidades da sua organização. Por exemplo, se o seu ambiente de negócios muda rapidamente, o planejamento estratégico é essencial para manter a direção, e deve ser realizado pelo menos uma vez por ano.

Quando deve ser feito o planejamento estratégico?

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Geralmente, deve acontecer:

Quando você começa um negócio
Se você está se preparando para um novo empreendimento, como um lançamento de produto
Quando os mercados estão mudando rapidamente
Se o ambiente de negócios (leis, regulamentos, práticas empresariais) está mudando

Quais os benefícios?

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  • O planeamento estratégico certamente vai ajudá-lo a alcançar os seguintes objetivos.
  • O forçará a revisar seus produtos, custos e meios de produção e entrega.
  • Analisará seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • Mapeará o ambiente interno e externo da sua empresa para maximizar suas forças, proteger seus pontos fracos, e aproveitar as oportunidades de negócios.
  • Ajudará a empresa a formular estratégias  indicando quais estratégias e táticas  devem ser usadas e quando.
  • Medirá o sucesso da empresa, acompanhando o seu progresso, e incentivando os colaboradores a manterem os seus esforços.
  • Aumentará a produtividade, mas é preciso garantir  que os funcionários saibam para onde vão e que otimizem o uso dos recursos.

Fará a empresa traças seu futuro:

  • É a diferença entre ser proativo ou reativo. Defensiva ou na ofensiva. Ser vítima de circunstâncias ou ser vitorioso na luta. Nem todas as situações podem ser previstas, mas você pode tomar decisões e reagir às condições de mercado em mudança com o fim em mente.

Estabelecerá direção:

  • Define claramente o propósito da organização e estabelece metas, e objetivos realistas consistentes com a missão que pode ser claramente comunicada dentro da empresa. Fornece uma base a partir da qual o progresso pode ser medido, os funcionários compensados e limites estabelecidos para tomada de decisão eficaz.

Tomará decisões de negócios com fatos e dados:

  • Como você distingue entre uma boa ideia e uma grande ideia? Sem uma visão clara do que você quer alcançar, e missão ou propósito para fazê-lo, tudo parece ser uma boa ideia. Em que projeto você investe? Como você e sua equipe devem investir seu tempo? Ter clareza sobre o que você quer fazer, quem você precisa e como chegar lá irá focar recursos financeiros limitados e pessoas.

Criará longevidade do negócio:

  • O mercado mundial e as indústrias estão mudando mais rápido do que nunca, e as empresas que não têm uma base sólida e confiarem na sorte ou oportunidade, provavelmente não estarão no futuro. Os dados refletem que um em cada três empresas no topo de um mercado não estarão lá lá em cinco anos.

Ajudará a alavancar maior rentabilidade e cota do mercado:

  • Planejamento focado, e pensamento estratégico descobrirão os segmentos do cliente, as condições de mercado, e as ofertas de produtos e serviços que estão no melhor interesse da sua empresa.

Criará uma diferenciação única: Evite a “convergência competitiva”:

  • As empresas ficaram tão acostumadas a olhar para seus concorrentes, e suas melhores práticas e, em seguida, tentar duplicá-las que se tornou mais difícil de dizer como as empresas se diferem. Todas as empresas estão olhando para o mesmo aspecto que satisfaz o cliente. A estratégia significa ter uma diferenciação única que o distingue dos seus concorrentes.

Aumento da satisfação do trabalho – significativo e cheio de propósito:

  • Consistentemente uma das principais razões para deixar uma empresa é a falta de satisfação com o trabalho.
  • As pessoas precisam ter uma motivação para trabalhar, e se sentir como parte da equipe.
  • Sem dúvida os funcionários são a maior fonte de ideias inovadoras.
  • O propósito e o significado do trabalho dá um novo foco e razão para trabalhar a cada dia.

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