O MASP e suas 8 etapas

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Marcos Gandra, 2010

Museu? Não. O MASP pode ser a solução para dar eficácia aos processos  

O MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – é um método criado por japoneses que busca solucionar entraves complexos dentro dos processos e obstáculos que impactam o resultado final na produção de serviços ou bens.

Consiste em abordar esses problemas de uma maneira imediata, avaliando e priorizando as tomadas de decisão por ações corretivas ou preventivas, que ataquem as causas ou resultados, eliminando ou evitando a repetição deles pela padronização.

O MASP é composto por oito etapas, que não devem ser puladas ou substituídas. O comprometimento em realiza-las até o final é o que dá efetividade ao resultado e cria cultura de excelência no ambiente interno. São elas:

  1. Identificação:

O MASP nesta etapa necessita que se defina qual é o problema tomando por base o histórico de atividades, que descreve cada evento que o envolve. Nessa fase, pode-se entender os riscos envolvidos, assim como ganhos e prejuízos.

Identifique e chame para uma reunião os envolvidos no problema, e faça uma visita se no local onde houve o problema, tome nota detalhadamente.

É preciso que a meta a ser atingida esteja claramente definida.

Não se deve subestimar essa etapa, que parece simples. Cada membro da equipe deve ser responsabilizado pela atividade que lhe foi delegada e, da mesma maneira, apontar os objetivos de melhora dentro do que sua responsabilidade abrange ou alcança.

Nesta fase você pode usar:

fluxograma, pareto, histograma, correlação e regressão, ishikawa, planilhas, fotografias, excel e minitab. Veja o exemplo abaixo, onde as três principais causas raízes do custo alto são: telefone, viagens e serviços de terceiros.

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Marcos Gandra, 2010
  1. Observação:

Avaliar e levantar as particularidades do problema, desde as variações no produto final até os gaps relativos ao processo, ou seja, detalhar as inconformidades e periodicidade com que acontecem.

Tudo deve estar calcado nas informações encontradas no local, documentos do histórico, conforme a equipe que executa e os colaboradores envolvidos.

Observe o problema sob usando ângulos diferentes como:

Tempo: Os resultados são diferentes por turnos, turmas, de manhã, à tarde, à noite, às segundas-feiras, feriados, etc.
Local: Máquinas ou produtos diferentes provocam diferentes defeitos?
Tipo: os resultados são diferentes dependendo do produto, matéria-prima, dos materiais usados, do setup usado?

Nesta fase você pode usar:

Pareto, estratificação, plano de coleta de dados, Lista de verificação (Planilha de Dados Excel) e matriz de priorização.

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Marcos Gandra,2010
  1. Análise:

Nessa fase serão identificados os pressupostos ou suposições que podem fazer com que se entenda o problema e os motivadores, dando a possibilidade de identificar as causas-raiz e causa-fundamental.

Informações e dados documentais devem balizar essa análise, que necessita ser cuidadosamente finalizada com uma conclusão pragmática e objetiva.

Veja as ferramentas que podem ser usadas:

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  1. Plano de ação:

Olhando o MASP sob o aspecto de plano de ação, e depois de definir o problema por meio da identificação de suas causas, é hora de partir para um planejamento das ações táticas e a estratégia que vão extinguir esses obstáculos.

Tudo que será proposto deve ter a eficácia analisada, assim como os objetivos claramente estabelecidos e os parâmetros (indicadores) de controle estabelecidos.

Garanta que as ações serão tomadas sobre as causas fundamentais e não sobre os seus efeitos, e mais importante ainda, garanta que as ações propostas não produzam efeitos colaterais. Em outras palavras faça um bom “gerenciamento de mudanças” para que todos os riscos possíveis sejam identificados e tratados.

Use:

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Gradus, 2108
  1. Ação:

Autoexplicativa, essa fase necessita de uma comunicação muito clara com todos os colaboradores envolvidos para sua implementação, verificando se todos estão aptos e capacitados e alinhando o monitoramento dessas ações, de acordo com o planejamento acordado. Tudo pronto? Parta para execução.

Lembre-se de para o MASP é importante:

  • Comunicar o plano de ação para todos os envolvidos
  • Observar com cuidado as ações necessitam do comprometimento de todos para serem realizadas.
  • Fazer reuniões com a participação de todos que forem importantes, e fale claramente as atividades a serem feitas e a razão para as mesmas.
  • Buscar”sempre” o entendimento e cooperação de todos sobre as ações que precisam ser feitas.
  • Acompanhar de perto a execução das ações e tarefas.
  • Fazer gestão de pessoas para resultados.

Use:

  • Cronograma

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  1. Resultados:

Averiguar os resultados é o momento mais esperado, mas ainda não é o final do método MASP. Aqui devem ser analisados dados quantitativos e qualitativos, assim como a influência deles no produto final. Comparar antes e depois, estabelecendo pontos positivos e negativo também é útil e necessário nessa fase.

Use:

  • Pareto
  • Carta de Controle
  • Histrograma
  • Ferramentas estatísticas como 2 Sample t, Anova, etc.

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  1. Padronização:

Agora é hora de documentar (padronizar) o que deverão ser novos sistemas do trabalho, sistematizar o que foi eficaz em causar resultados positivos e as medidas que se tornaram efetivas na prevenção das falhas. Isso vai garantir que os problemas sejam recorrentes e também será a base de treinamento de toda equipe ou colaboradores que possam vir a se envolver com os processos revistos no método MASP.

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McDonald´s 2018
  1. Conclusão:  

Fase final: faça uma revisão cuidadosa dos procedimentos de solução dos problemas adotados até agora. Elabore planos de ação aplicando o que foi aprendido, zelando pelas melhorias continuamente.

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Gabriel Carmona - Sócio-Diretor GRADUS

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