O Black Belt: profissional valorizado no mercado

Quando o assunto é eficiência dentro das organizações empresariais, o Black Belt é sem sombra de dúvidas um dos que mais ganham destaque.

A razão disso, é que ele está diretamente ligado às metodologias de Lean Six Sigma, que se destaca pelo pragmatismo das estratégias na solução de problemas.

o black belt

Não por acaso, portanto, cresce também o volume de buscas por treinamentos relacionados a esse tipo de conhecimento. Isso porque, vivemos em tempos onde o cliente está cada vez mais exigente e inclinado a optar por marcas que o valorizam.

Como consequência disso, uma empresa que busca a excelência não pode mais se dar ao luxo de perder tempo na otimização de seus projetos.

Mas o que isso tem a ver com o Black Belt? TUDO! Na sequência você compreenderá os detalhes sobre o que é essa especialização e como ela interagem no ambiente corporativo.

O que é o Black Belt nas empresas

Em ocasiões distintas já falamos por aqui a respeito de outras cores de Belts (faixas) dentro da metodologia Lean Six Sigma.

Agora, portanto, chegou o momento de nos aprofundarmos no entendimento dos Black Belts, profissionais capazes de liderar os processos em um projeto de Lean Six Sigma.

A lista de competências desse tipo de colaborador inclui poder para lidar com as etapas de planejamento e execução de cada projeto. Para tanto, seu perfil deve ser pautado por uma grande capacidade de análise e um pensamento orientado à estatística, frutos de um bom treinamento nesta área.

Isso sem contar os requisitos para a perfeita condução de cada tarefa dentro do projeto, o que inclui liderança, credibilidade e poder para lidar com ambiguidades.

Como resultado disso, a estimativa é a de que o Black Belt possa render um retorno médio anual de 1 milhão de dólares às empresas.

Isso explica porque as empresas de grande performance hoje estão disputando esses profissionais, que para o bem ou para o mal, ainda são poucos no mercado.

O valor mencionado, naturalmente é baseado em uma organização de médio/grande porte com ramo de atuação que permite tal resultado. Ele pode, portanto, variar de acordo com o tamanho da empresa e a área em que atua.

Todo esse conjunto de habilidades e as responsabilidades envolvidas, obviamente podem ser adquiridss, até porque tratam-se de atributos inatos à maioria de nós, reles mortais. Então, como conquistá-las?

Por meio de uma profunda inserção nas ferramentas e técnicas de Lean Six Sigma, e posteriormente e por fim, com um completo curso de Black Belt ministrado por instrutores com experiência prática em empresas. A seguir falamos sobre a associação desse curso dentro das mencionadas técnicas Lean 6 Sigma.

O Black Belt e a interação com o Lean 6Sigma

Indo direto ao ponto, podemos dizer que o Lean Six Sigma é a metodologia que dá respaldo à formação de diversos profissionais de grande impacto. Em outras palavras, é o modelo utilizado para treinar profissionais que causam impacto na performance das empresas.

Isso significa, portanto, que um curso de Black Belt, precisa trazer em sua grade curricular a Introdução ao Lean Six Sigma. Não obstante, ele também deve ser focado em trabalho em equipe, estatísticas e principalmente no famoso método DMAIC.

A sigla em inglês representa os processos:

Define (Definir);

Measure (Medir);

Analyse (Analisar);

Improve (Melhorar) e

Control (Controlar), o que é um dos grandes fundamentos do Lean 6 Sigma.

O Black Belt e os benefícios de um certificado

Entendido o que é um Black Belt, como ele se relaciona com as empresas e como ele é preparado dentro do Lean Seis Sigma? Pois bem, então é hora de conferir as vantagens que uma certificação como essa pode proporcionar.

Depois disso ficará ainda mais fácil compreender a razão de um profissional capacitado na área ser tão valioso para as organizações atualmente.

Autoconfiança e proatividade

O primeiro grande destaque do perfil de um profissional Black Belt é a autoconfiança, seguido de perto pela proatividade. O motivo disso ser valorizado é que, para quem tem um alto nível de confiança nas próprias capacidades, o impossível é só questão de opinião.

Em outras palavras quer dizer que um profissional autoconfiante desconhece limites sobre o que pode fazer, de modo que está sempre buscando se superar. É aí que entra a proatividade como aliada.

Sabendo de tudo o que pode fazer, o proativo não espero ninguém lhe indicar o caminho. Ele sai em busca de respostas e enfrenta os desafios que surgem no caminho sem perder tempo.

Evolução da expertise

Aqui temos outro fator importante adquirido a partir da formação em Lean Six Sigma Black Belt. Trata-se de uma considerável melhora na habilidade de entendimento em relação aos quadros estratégicos. Isso é potencializado por meio da evolução de três critérios básicos. São eles:

  • Pensamento analítico;
  • Pensamento estratégico; e
  • Resolução Criativa de Problemas.

Prepara o caminho para o reconhecimento

É fato que a busca por uma qualificação profissional não traz benefícios apenas ao empregador ou às organizações. A carreira do colaborador também passa ser amplamente reconhecida, de modo que, é importante que esteja preparado para isso.

Este é, portanto, outro detalhe importante adquirido pelo profissional dentro de um treinamento como esse dentro das metodologias Lean Six Sigma.

A razão é que ele se prepara tanto para pequenas quanto para grandes conquistas, estando preparado para agir adequadamente em cada ocasião.

Otimiza a eficiência dos resultados

Voltando a falar de resultados, temos aqui outro importante fator adquirido a partir do treinamento Black Belt. Trata-se da capacidade de aumentar a eficiência nas tarefas e projetos a fim de melhorar a produtividade.

Isso naturalmente se traduz em resultados reais e mensuráveis, que fazem o profissional ganhar ainda mais destaque em sua área de atuação.

Na prática, portanto, o colaborador certificado é capaz de influenciar diretamente na renda da empresa e na satisfação e fidelização do consumidor.

Melhora as habilidades de liderança

Para que um Black Belt alcance tudo o que dele se espera, uma sensível melhoria nas habilidades de liderança também se faz necessária. Este, portanto, é mais um importante fator trabalhado durante a certificação e que se traduz em benefício para o colaborador.

A ideia é que ele consiga adquirir um conjunto de habilidades que o permita desempenhar com sucesso o seu papel de líder, o que inclui:

  • Compreensão dos fundamentos e conceitos de resolução de conflitos;
  • Visão abrangente do macro e do micro para chegar à raiz dos problemas; e
  • Capacidade para lidar com equipes de diferentes tamanhos e características.

Aumenta a capacidade de surpreender

Seguir uma cartilha pré-definida, ainda que isso se traduza em eficiência, já não é mais suficiente para empresas que buscam a excelência.

Em vez disso, as organizações estão interessadas em profissionais que superam as expectativas. A boa notícia é que esse é outro benefício proporcionado pelo curso de Black Belt.

Alavanca a carreira

Por último, mas não menos importante, o Black Belt também ajuda o profissional a alavancar a sua carreira. Isso porque colaboradores completamente comprometidos com resultados não só se traduzem em aumento nos salários, mas na empregabilidade.

Em outras palavras, isso significa que um certificado pode levar um profissional a aumentar o salário em até 200% e abrir portas para novas oportunidades no mercado.

As diferenças entre o Green Belt e o Black Belt

o black belt
O black belt vs. Green

Em função de uma série de similaridades, fora o fato de ambas serem pautadas na metodologia Lean Seis Sigma, muita gente confunde o Green com o Black Belt. Isso naturalmente é um equívoco, e você logo entenderá o porquê.

De modo geral falamos aqui das duas certificações mais procuradas dentro do Lean Six Sigma, no entanto, elas possuem diferenças claras entre si. A principal delas está relacionada ao papel dos profissionais no pós-curso.

De modo simples, portanto, podemos dizer que os Green Belts além de fazerem parte de projetos Black Belts, também conduzem seus próprios projetos voltados a sua área de atuação.

Obviamente esse tipo de profissional é fundamental para o sucesso da metodologia, no entanto, ele não tem as mesmas atribuições de um Black. O Black Belt é treinado em mais conceitos, métodos e ferramentas, e normalmente lidera projetos bem maiores que os Green Belts e em qualquer área da empresa.

Este último por sua vez, tem também um papel de Coaching dentro dos projetos de Six Sigma aplicados às organizações. Isso significa que, além do domínio sobre os processos relacionados ao métodos, eles devem liderar equipes distintas, incluindo de Green Belts.

Na prática, portanto, precisam dominar intrinsecamente a filosofia do Lean Seis Sigma para aplicá-la e orientar os profissionais quanto à sua aplicação nas etapas dos projetos.

O curso de Black Belt

Embora seja teoricamente uma certificação mais glamourizada, a verdade é que o curso de Black Belt não demanda uma prévia certificação em Green Belt. Isso porque, dentro da própria metodologia o aluno tem acesso ao conteúdo relacionado à “faixa verde” dentro da Lean Six Sigma.

Agora, em relação à carga horária e programação do curso, podemos dizer que varia entre 80 e 100 horas de aulas. Durante os processos, no entanto, o Black Belt terá de desenvolver ao menos um projeto real em campo e apresentar resultados mensuráveis.

Esse último fator é de suma importância para a conquista da certificação, já que demonstra a capacidade do profissional em aplicar a metodologia na prática.

Essa é a razão pela qual algumas organizações internacionais que vendem provas de certificação não são bem vistas no mercado. Elas não podem fornecer essa experiência de aplicação prática para comprovação de eficiência.

A validade da certificação Black Belt

o black belt
O Black Belt – Certificado

Falando sobre a validade da certificação, é válido salientar que até o momento nenhum órgão nacional ou internacional regula o reconhecimento dos certificados.

Na prática, portanto, não é possível garantir que uma certificação na área será reconhecida em todos os países.

Isso aumenta a importância de se recorrer a uma entidade bem estabelecida no mercado e com profissionais com experiência prática real em empresas. Dessa forma aumenta-se exponencialmente as possibilidades de trabalho para aplicação das competências adquiridas em diferentes regiões do mundo.

Considerando isso, portanto, segue o nosso convite para que você possa seguir esse caminho.

Conheça o curso Especialista Black Belt Online da GRADUS

Somos uma empresa especializada em metodologia Lean Six Sigma, e focada na formação de diferentes níveis de Belts focando na experiência prática.

Com mais de 20 anos de mercado, nos orgulhamos, portanto, da formação de mais de 3000 profissionais dentro de nossos cursos.

Você pode clicar aqui para conhecer agora mesmo o nosso curso de certificação Black Belt. Por lá estão disponíveis todas as informações necessárias para o ingresso nesse novo mundo de oportunidades.

Se preferir ainda temos as opções de cursos Green Belt, White Belt e Yellow Belt. Fique à vontade para escolher o que mais se encaixa no seu momento da carreira. Nos vemos do outro lado.

o black belt

o black belt

 

Comente