Curso gratuito online e seus benefícios para os alunos

O curso gratuito online também é conhecido como curso ead gratuito, e vem crescendo no mercado mundial a uma taxa grande, principalmente na área de melhoria contínua onde o Lean Six Sigma ganha destaque, mas também na área de Qualidade, nas empresas e nas universidades em geral.

Basicamente estamos falando de um tipo de treinamento onde o aluno compra, por exemplo, um curso que explica o “Seis Sigma” no site do fornecedor, onde poderá assisti-lo quando e onde desejar, no tablet, no laptop ou no celular.

Dependendo do site do fornecedor, o aluno poderá ganhar o privilégio de ter acesso vitalício ao treinamento, ou seja, enquanto o site existir o aluno terá acesso ao que comprou. E isto ainda vai um pouco além, pois normalmente há a possibilidade de download das aulas, dos vídeos e de todo material usado como anexo.

Acabou? Não, pois no caso da GRADUS, o aluno terá acesso direto aos instrutores via chat, e-mail, WhatsApp e se necessário for via SKYPE.

Como é feita então a certificação gratuita? Vamos pegar como referência o curso gratuito online “WHITE BELT” da GRADUS, onde zelamos pela qualidade do nosso material e ensino, e neste sentido temos 02 certificações: a primeira quando o aluno tira nota 7.0 ou maior ele tem direito ao certificado de participação; a segunda é chamada de certificação do curso, e exige a aprovação de um projeto pela GRADUS.

Uma pergunta que pode surgir é qual a diferença do curso presencial para o curso gratuito online. Bem, fizemos um levantamento e colocamos as principais características para cada um, lembrando que a decisão final sempre é do aluno em escolher um ou outro, pois há critérios pessoais que variam de pessoa para pessoa.

EAD curso gratuito online
Fonte: GRADUS, 2018

Claramente há vantagens e desvantagem em cada abordagem, mas é fato que o crescimento exponencial dos cursos EAD é uma realidade que esta apenas começando.

Um aspecto que sempre chamou a atenção das pessoas é a preocupação com a “qualidade” dos treinamentos online. Muito tempo atrás eu realmente acredito que os cursos ainda estavam em evolução, mas hoje em dia o mundo é globalizado e as informações são distribuídas numa velocidade alta, não importando se o conteúdo é real ou não.

Este mundo globalizado se traduz em reuniões virtuais entre vários países distantes, treinamentos em empresas via internet e muita informação que pode ser pesquisada e absorvida no mundo digital.

Empresas estão investindo muito para reduzir seus custos em capacitação, reuniões e seminários através da tecnologia de treinamentos online. Você pode estar se perguntando que estar numa empresa e fazer um treinamento destes é fácil, ou seja, basta ligar o laptop escolher uma aula e pronto.

A realidade é um pouco diferente, pois as empresas estão investindo em sistemas de avaliação do aluno que mede não somente a nota final, mas todos os movimentos, inclusive a velocidade do aluno em responder uma questão.

É a tecnologia sendo usada para garantir a máxima absorção do conteúdo pelo aluno.

E respondendo à pergunta inicial, vou responder com alguns projetos WHITE BELT e seus resultados:

Redução no tempo de carregamento de carretas em 40%: reduzido de 110 minutos para 59.

Redução de erros de montagem de cadeira executivas de 12 para 5: erros estão em 4.

Isto quer dizer que o aluno assistiu o curso gratuito online, absorveu os conceitos, ferramentas e a experiência do instrutor, e transformou tudo em uma melhoria.

Então sendo bem objetivo, a resposta é sim, acredito que curso gratuito online com certificado grátis têm sua contribuição comprovada não somente pelos projetos, mas também pelo crescimento profissional alavancado por eles.

Alertamos, contudo, que o leitor deve escolher muito bem o fornecedor do curso e avaliar todos os aspectos, principalmente a bagagem profissional de quem esta ministrando o treinamento.

Por que? Porque tem uma diferença gigantesca entre a teoria e a prática, e o melhor dos mundos para o aluno é ter instrutores bem vividos profissionalmente com a aplicação real da teoria e resultados para compartilhar.

A função de ajudar o aluno a entender a teoria e mostrar o que acontece na prática é do instrutor, pois este tem todas as condições de dividir com os alunos o que funciona, o que evitar e quem chamar.

White Belt

 

 

Comente