O que é Engenharia de Produção?

Temos recebido muitas perguntas sobre engenharia de produção e, diante de tantas dúvidas, separei nesse artigo informações que vão fazer com que nossos alunos entendam um pouco mais sobre o assunto.

A grade curricular de um curso de engenharia de produção é comum na grade de um curso de engenharia, e cumpre um papel importante para quem deseja ampliar a capacidade analítica e o raciocínio lógico para exercer essa profissão.

Isso por si só já vai segmentando a atuação possível no mercado deste profissional, e é sobre isso que vamos falar mais detalhadamente.

Engenharia Produção

Operações e processos de produção

Um engenheiro de produção pode atuar na área de engenharia de operações, e processos da produção. Ou seja, como gerir um processo produtivo e também o conhecido PCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Por essa atuação, o engenheiro de produção é quem tem o papel transmitir o que foi planejado e conectar a área produtiva aos recursos, dentro do tempo correto na operação.

O foco está no processo e o engenheiro de produção fará também a gestão da manutenção e da operação de maneira integrada para garantir o atendimento ao cliente.

Processos de fábrica, o layout e arranjo físico, que também são estratégicos para esse segmento, são atividades muitas vezes atribuídas ao engenheiro de produção.

Trataremos em outro momento do tema “engenharia de produção e salário”.

Logística

A segunda área de atuação seria a logística, que é reconhecidamente um dos pilares para a evolução econômica de países inteiros. Para entender isso, basta pensar que hoje as pessoas compram pela internet, ou seja, os processos de suprir necessidades estão intimamente ligados a este estudo e são observados no dia a dia. A área evolui nessa velocidade.  

Aqui, o engenheiro de produção contará com sua visão sistêmica para atuar de uma maneira ainda mais estratégica, já que ele entenderá os processos produtivos e a gestão da cadeia, a gestão de estoque – portanto dos custos – que precisam ser controlados.

O engenheiro de produção também faz o projeto e análise de sistemas logísticos, o transporte logístico, a logística reversa, dentre outras. É ele quem saber fazer a otimização dessas áreas e tudo que está ligado à cadeia de suprimentos, que permite com que a empresa execute seu processo produtivo.

Pesquisa operacional

O engenheiro de produção também pode estar focado em melhorias. Além de gerenciar e controlar, ele também está preparado para gerar resultados ótimos e de maneira contínua. Na pesquisa operacional estão envolvidos o estudo da programação, modelagem, simulação, otimização, processos estocásticos, análise de demandas, processos decisórios e inteligência computacional. A tecnologia deve ser usada ao seu favor e essa é uma competência que ele deve ter, além da atualização constante.

Qualidade e Melhoria Contínua

Nessas áreas, o engenheiro de produção vai aprender a gestão dos processos da qualidade e como usar o Lean Six Sigma para melhorar continuamente os processos. Além de serem estratégicas, essas áreas são extremamente demandadas pelo mercado.

Gestão de sistemas de qualidade, gestão de Área de Melhoria Contínua, planejamento e controle da qualidade, projetos de melhoria, normatização, auditoria, certificação para qualidade, organização metrológica da qualidade e confiabilidade dos processos e produtos.   

Aqui o engenheiro de produção está voltado para atender as necessidades do cliente, sendo ele interno ou externo.

Produto

A engenharia do produto ensina a criar, desenvolver, registrar a patente de um produto. Um engenheiro de produção também estuda a fundo os manuais de boas práticas, além do planejamento e projeto do produto, do início ao fim.

Organizacional

Aqui a engenharia de produção se funde à área de  gestão estratégica de uma organização, empresa ou instituição. Nessa área ele vai identificar e aprender como fazer a gestão de projetos, a gestão do desempenho (metas, indicadores, performance e KPIs), como criar redes de empresas, gestão da informação ( estratégica para as empresas), além de inovação e tecnologia. Aqui ele é o profissional apto a gerir o conhecimento, um pilar de sua atuação profissional.

Econômica

A visão financeira e a razão de ser de uma organização são objetos de estudo do engenheiro de produção, que saberá como gerar lucro, melhorias, receita e retorno aos acionistas. Gestão de custos, gestão de investimentos e a famosa gestão de riscos – mensurar os riscos diante das mudanças, estratégias, flutuações de mercado e tudo o que pode afetar internamente uma organização ou empresa.  

Trabalho

A engenharia de produção entenderá como o processo de organização do trabalho afeta os processos produtivos e como o ser humano (recurso) se relaciona com isso: projeto e organização do trabalho, ergonomia, higiene e segurança do trabalho.   

Sustentabilidade

Compromissos ambientais, sociais e uma evolução pautada pelo desenvolvimento da evolução na relação da empresa com os recursos. Além disso, essa área interfere até no próprio desenvolvimento da empresa sob esse aspecto, que está ligado ao trabalho do engenheiro de produção nessa área.

Educação

A educação em engenharia de produção estuda e trabalha o conhecimento. Esse é um dos ativos mais importantes da organização e faz com que o engenheiro promova uma adaptação das pessoas às mudanças.

Ele conduz a gestão desse conhecimento de modo que seja um diferencial da empresa e de modo que fique com os colaboradores e com a empresa. Estuda temas como: formação de um engenheiro de produção, desenvolvimento e aplicação de pesquisa, ética práticas pedagógicas, gestão e avaliação de sistemas educacionais e etc.  

Ou seja, o engenheiro de produção tem possibilidades extremamente grandes dentro de seu segmento, que também é diverso. Talvez um de seus maiores ‘trunfos’ seja o desenvolvimento da visão sistêmica, que contribui invariavelmente para que essa atuação, mesmo quando é específica, interfira melhorando processos e empresas.

Evoluir profissionalmente é uma jornada contínua, que se faz por meio do estudo e atualização. A GRADUS atua há décadas junto a profissionais dessa área e contribui ativamente com formações únicas, certificações internacionais e experiência prática.

Conheça aqui nossa plataforma e comece já a galgar os degraus que vão levá-lo a uma nova etapa.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.