Como preparar um currículo

Para quem acaba de se formar, preparar um currículo é um exercício útil e que acaba por ajudar a amadurecer a visão que a pessoa tem da própria trajetória profissional. Você deve contar uma história de maneira organizada, objetiva e que contenha as informações padronizadas sobre os cargos que ocupou.

É completamente compreensível e tranquilo elaborar um currículo a partir de um modelo encontrado em uma pesquisa na internet. Há milhares de redes sociais voltadas ao relacionamento estritamente para o mercado de trabalho. Por isso: pesquise, mas tenha uma ideia clara do que você deve selecionar a partir daí, sendo uma escolha sua.

Outro ponto é explicitar a formação profissional. Se existe algo publicado na rede, por exemplo: deve-se enviar o link para o entrevistador acessar, contextualizando o seu trabalho, a ser apresentado numa entrevista. Você pode, por exemplo, mostrar o link de algum artigo técnico, produzido por conta de uma graduação e etc.   

Preparar um currículo

 

Carta de Apresentação

A carta de apresentação é sempre um recurso interessante também. É como as recomendações profissionais em plataformas de compartilhamento de perfil profissional, por exemplo.

Mostrar pragmaticamente os anos que levou para concluir as etapas acadêmicas, assim as possíveis vivências no mercado nesse tempo, sem se estender demais.

Tenha um currículo e mostre seu perfil profissional online, já que será uma informação acessada naturalmente pelos recrutadores.

Cursos de línguas, cursos complementares, cursos de especialização, atualização e práticas mais focadas em comportamento como coaching e mentoria. Se tem informações como essas para compartilhar, o faça.

 

Nas entrevistas:

Não se atrase, vá à todas as entrevistas. Se você chegou a esta etapa, é importante mostrar a qualificação de seu repertório oralmente, em uma conversa. Pense que tudo deve ter coerência, tente controlar possíveis ansiedades, escute atentamente e vá estabelecendo um diálogo. É importante que processos seletivos assim como os recrutadores entendam que você sabe lidar com perguntas diversas.

Comente