Realimentar. Em inglês, feedback é a palavra que indica a resposta ao desempenho de alguém. E tem como característica principal ser um retorno produtivo, benéfico, na direção de promover o desenvolvimento. Por isso, todo feedback deve apontar o que deve ser mantido e o que poderá ser modificado.

 

No ambiente de trabalho, o feedback também é um motivador fundamental, porque e mostra se você está no caminho certo, se tem atingido o que esperam de você dentro da organização. Esse retorno sobre a sua performance e comportamento é uma ferramenta potente de gestão e deve se estimulado de uma maneira técnica e simples. Algumas regras são importantes:

 

  • Liderados necessitam de feedback periodicamente
  • Liderança também precisa receber feedback
  • Os comentários e avaliações a serem relatados devem estar baseados em fatos ou dados
  • Feedback é diálogo, não monólogo. Você abre espaço para uma conversa e, justamente por isso, não tem como saber o final
  • Construa seu feedback por etapas simples – elogie primeiro, sugira melhorias, reforce pontos positivos e outras características

 

A falta de feedback está intimamente ligada à queda da produtividade. Além da sensação de estar perdido, os profissionais buscam no trabalho o crescimento pessoal e evolução. A motivação é o que leva as pessoas a se engajarem e se comprometerem com o Negócio. Sem o feedback, a análise positiva ou negativa de seu desempenho, a orientação das atividades e comportamento das pessoas não pode ser entendida, muito menos produzir resultados coesos.

 

Além disso, existem duas formas de promover essa conversa:

 

  1. Feedback formal: agendando em data e hora determinadas, que consiste na reunião com o gestor e, nessa oportunidade, tem seus pontos positivos e de melhoria apresentados. Durante esse feedback serão reforçadas as medidas que vão resultar em mudanças de comportamento ou processos, assim como os pontos positivos do trabalho que vem sendo desenvolvido até ali.

 

  1. Feedback informal: é conversa que acontece de maneira mais corriqueira, no dia a dia. O momento do cafezinho, em que o gestor pede algum ajuste de conduta ou tarefa, ou ainda agradece e reforça algum ponto positivo. Um bom líder utiliza essa frequência justamente para manter a motivação e foco na produtividade, afinal, deixa claro que o trabalho está recebendo atenção.

 

Há diversos recursos para realizar o feedback hoje em dia, que incluem desde softwares de avaliação, até planilhas simples, que podem ser elaboradas de acordo com a necessidade. O importante é atentar sempre para a periodicidade e a constância necessárias para que essa ferramenta seja eficaz e traga não só bons resultados, como relacionamentos saudáveis para o ambiente de trabalho.

 

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