Black Belt: o que é ser um especialista em Lean Six Sigma?

 “Entenda o que um Black Belt pode fazer e como ser um mestre em Lean Six Sigma pode impulsionar sua carreira profissional”.

Black Belt fazendo a diferença
Fonte: adaptado de SixSigmaEspanol, 2018

O que é um Black Belt?

É um profissional treinado na metodologia Lean Six Sigma, e tem como objetivo usar seu conhecimento para alavancar os resultados da área e da empresa onde atua, além de desenvolver outros profissionais.

O treinamento deste especialista tem duas partes bem definidas, sendo a primeira voltada as teorias e conceitos, e a segunda é prática, usando ferramentas e técnicas do Lean Six Sigma.

Também faz parte da função agir preventivamente para que os problemas não ocorram.

Em algumas empresas este especialista trabalha de modo integral (“Full Time“), e desta forma a função dele será desempenhar o papel de Black Belt, provendo também suporte para Green Belt e White Belts  no desenvolvimento de projetos importantes.

Resumido, o Black Belt é encarregado de planejar, coordenar, implementar e monitorar todos os projetos e atividades de melhoria contínua nas áreas sob sua responsabilidade.

Quais são as principais diferenças entre um Green Belt e Black Belt?

As diferenças residem na carga de treinamento e no escopo dos projetos. O Green Belt recebe 80 horas de treinamento e desenvolve projetos focados na sua área de atuação. Já o Black Belt recebe 80 horas quando já é um Green Belt, caso não seja a carga vai para 160 horas.

E não são somente horas que variam entre estes dois, mas também o volume de conceitos, teoria e ferramentas, que no Black é muito mais denso, como veremos em breve.

O escopo dos projetos Black Belt é maior e mais complexo do que os do Green. Um exemplo: o Green Belt pode fazer um projeto para aumentar a produtividade de um produto na máquina A. O escopo do Black seria aumentar a produtividade geral do produto A, que passa por 15 máquinas diferentes.

Para deixarmos a heterogeneidade entre os profissionais clara, foram elencadas mais algumas diferenças com base no treinamento Black Belt da GRADUS:

  • Conteúdo: é muito mais aprofundado, com mais conceitos de Lean Six Sigma e uso maior do Minitab;
  • Ferramentas:  inúmeras ferramentas estatísticas como DOE de Superfície, testes estatísticos Mann-Whitney, Mood Median, Regressão Logística e outras;
  • Escopo de Projetos: bem maior, pois com toda esta bagagem você concluirá projetos no prazo de 4 a 6 meses. Exemplo: aumento da eficiência de 50% para 90% de um produto em todas as máquinas;
  • Experiência: o instrutor compartilhará com você muito mais experiências e vivências práticas vividas;
  • Exercícios e Exemplo: serão mais de 250 exercícios e exemplos;
  • Estudo de Caso: dois estudos de caso seguindo o DMAIC;

Como funciona a certificação de um Black Belt Especialista?

Para obter tal certificação, o aluno precisa finalizar o treinamento, obter nota 7.0 ou superior no exame final, e entregar um projeto de melhoria concluído utilizando os fundamentos de Lean Six Sigma.

Após o envio do projeto, a GRADUS irá analisar e se aprovado seu certificado de especialista em Black Belt será enviado.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é crucial que o profissional fique cada dia mais “atualizado” para enfrentar problemas cada vez mais complexos e num tempo meno. Com o treinamento de Black Belt você poderá aplicar as ferramentas do Lean Six Sigma e assim:

  • Compreender e utilizar as técnicas de Lean, reduzindo e eliminando desperdícios ao longo da cadeia produtiva;
  • Conduzir e liderar projetos de melhoria contínua aplicando a metodologia DMAIC;
  • Detectar oportunidades de optimização dentro da companhia;
  • Ser capaz de utilizar softwares de estatística e de qualidade, como Minitab e Excel;
  • Dentre outras habilidades!

Como é o treinamento de Black Belt na Gradus?

O treinamento tem 05 módulos que explicarão:

  • a metodologia para o desenvolvimento de projetos de melhoria chamada de DMAIC;
  • as definições de Lean e Six Sigma;
  • ferramentas diferenciadas Design de Experimentos;
  • testes estatísticos variados: 1 Sample t, 2 Sample t, Anova, etc.
  • Entre outras, para que você possa melhorar processos, produtos e serviços por meio da identificação de causas raízes e implantação de controles eficazes de melhoria.

O foco deste treinamento é a parte prática, ou seja, não há a intenção de aprofundamentos estatísticos, mas sim, o conhecimento e aplicabilidade real de conceitos e ferramentas, que somadas a experiência prática da GRADUS, irá agregar valor para você.

Com este treinamento você será capaz de estruturar um projeto de melhoria contínua com escopo entre 4 a 6 meses, através das fases, conceitos e ferramentas do DMAIC, e também acompanhará o desenvolvimento de um projeto prático ao longo da evolução dos módulos

Lembrando que  o currículo além de ser acreditado pelo conselho internacional CSSC (Council for Six Sigma Certification), ministrado por Master Black Belt formado pela George Group de Dallas/Texas, contempla todo o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e está alinhado com a ISO 13053 – Six Sigma.

Como resultado de tudo isto, o seu aprendizado e desenvolvimento serão melhorados, propiciando uma forma melhor de enxergar e trabalhar as oportunidades, e por consequência criando mais atratividade para o mercado de trabalho.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.