O White Belt é um nível de certificação do Lean Six Sigma.

A estrutura do Lean Six Sigma permite que os membros da equipe do projeto conheçam suas responsabilidades e expectativas, mesmo antes de um projeto estar em andamento. Esta estrutura traz uma base e estabilidade a cada novo projeto, dando aos participantes papéis bem definidos.

Ele faz isso usando um sistema de faixas, bem como o sistema usado em artes marciais.

O sistema de faixas é uma das razões pelas quais as equipes de projeto Lean Six Sigma podem trabalhar tão bem. Permite aos membros da equipe conhecer seu papel geral em um projeto e o que eles podem esperar.

Níveis de certificação

Com base no seu nível de treinamento e certificação, os funcionários recebem diferentes níveis de faixa, que desempenharão diferentes papéis no avanço do projeto. Os níveis de faixa tipicamente incluem:

  • Master Black Belt – Responsável pela manutenção do conhecimento técnico da metodologia na organização. Geralmente coordena o processo de desdobramento das metas, suporta tecnicamente o Black Belts, aplica treinamentos aos Green e Black Belts e realiza projetos de alta complexidade.
  • Black Belt – Executa projetos de escopo abrangente. Na maioria das organizações possui dedicação integral para atividades de melhoria, composta por suporte ao desdobramento de objetivos, condução de projetos e suporte técnico aos Green Belts.
  • Green Belt – Profissional que dedica parte de seu tempo (em média de 20-30% do tempo) as atividades de melhoria contínua e execução de projetos Lean Six Sigma, respondendo hierarquicamente a seu superior imediato (não existe relação hierárquica entre Black Belt e Green Belt, apenas relações funcionais no decorrer de projetos).
  • Yellow Belt — Profissionais treinados nos fundamentos do Lean Six Sigma para que possam dar suporte aos Green e Black Belts na implementação dos projetos. Executam projetos com escopo reduzido na área que atuam. Áreas Administrativas são áreas típicas para formação destes profissionais.
  • White Belt – Trabalha em equipes locais de resolução de problemas que suportam projetos Lean Six Sigma com uma compreensão inicial, mas sólida, de Lean Six Sigma. Executam projetos com mais escopo reduzido na área que atuam. Áreas ligadas diretamente à produção normalmente são focadas para ter estes profissionais.

Todos os rankings de faixa ajudam os projetos do Lean Six Sigma a melhorar a qualidade, incluindo o White Belt devido ao papel de conhecimento que ele desempenha. O White Belt é vital para o processo Lean Six Sigma por dois motivos principais. Primeiro, o White Belt conhece sua área de atuação como ninguém, e sabe onde melhorar e como melhorar. O segundo motivo é que o White Belt será parte integrante de outros projetos tais como projetos Green, Black e Master Black Belt.

O treinamento White Belt é um início ideal para profissionais que desejam se engajar em Lean Six Sigma como um meio de fazer melhor as atividades no trabalho.