Games e Lean Six Sigma

O desenvolvimento de games é uma das formas mais exigentes de desenvolvimento de software, principalmente por causa da enorme quantidade de tempo e recursos que podem ser desperdiçados em um projeto mal gerenciado.

Não é raro ver os projetos falharem antes mesmo de atingir a data de lançamento, simplesmente porque o gerenciamento não conseguiu lidar com o grande número de tarefas e as múltiplas áreas que exigem sua atenção ativa.

Lean Six Sigma pode funcionar bastante bem neste ambiente dos games, e pode produzir bons resultados em um curto período de tempo.

Algumas pequenas equipes já começaram a descobrir isso, mas ainda veremos isso ser aplicado em uma escala maior.

O desperdício é um grande problema para os desenvolvedores de games

Muitos deles nem sequer percebem isso, pois ficam presos em um ciclo infinito de prototipagem e jogando com ideias que não funcionam, sem nunca aprender nada dessas experiências.

Não é uma jogada tão ruim continuar descartando ideias em que você trabalhou arduamente. Esse é apenas o ciclo natural do desenvolvimento do jogo. O problema é quando essas horas terminam completamente desperdiçadas porque você não desenha nada útil da situação. Por exemplo, você pode aprender a programar um determinado aspecto do jogo de forma mais eficiente, ou como organizar melhor o gerenciamento do projeto.

O fato é que perder uma oportunidade de aprender algo novo de uma experiência errada no design do seu jogo é um desperdício tão grande quanto usar seus recursos de forma incorreta. Na verdade, pode ser um dos maiores tipos de desperdício neste ambiente.

Lean Six Sigma pode ajudá-lo a pegar esse touro pelos chifres e garantir que os desperdícios sejam devidamente contabilizados e tratados. Isso pode tornar as coisas mais lentas no início, mas definitivamente levará a resultados muito melhores e mais produtivos a longo prazo.

Superabundância de recursos, uma armadilha perigosa

Outro tipo de desperdício comumente encontrado em situações de desenvolvimento de jogos é a superabundância de recursos. Isto é especialmente verdadeiro para o estágio de prototipagem de um jogo, que não foi planejado com bastante atenção, em primeiro lugar.

É importante limitar o uso de recursos da equipe para um mínimo necessário para atingir o próximo marco, caso contrário artistas, engenheiros de som e codific

adores inevitavelmente se encontrarão enredados em uma bagunça de uma selva de recursos e essa armadilha pode ser muito difícil de sair.

Outro aspecto importante de qualquer bom estúdio de desenvolvimento de jogos é a capacidade de melhorar uma ideia rapidamente, e iterar sobre o que aprenderam. Seus desenvolvedores devem ser capazes de se adaptar aos requisitos em mudança numa base praticamente diária, e Lean Six Sigma é uma das melhores maneiras de pavimentar o caminho para isso.

É claro, é uma outra história para garantir que esses requisitos realmente tenham sentido e que sejam adequados para o projeto em questão, mas isso está fora do escopo das metodologias básicas.

GAMES
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Em combinação com o que assinalamos acima, o uso do Lean Six Sigma em um projeto de desenvolvimento de jogos, também pode garantir que a equipe aprenda com seu trabalho passado e apresente esse novo conhecimento em seu trabalho futuro.

A comunicação é outra área que pode ser abordada com facilidade com a ajuda de metodologias lean, especialmente quando se trata de discussões com clientes que a empresa possa estar trabalhando.

Não se esqueça da natureza em rápida mudança do desenvolvimento do jogo, pois como dissemos acima, o pensamento lean pode ajudar seus desenvolvedores a alinhar seu trabalho com mudanças em rápida evolução sem ficar presos.

Qualquer desenvolvedor de jogos sabe que seu trabalho não termina quando o produto está concluído. Há muito mais trabalho para os próximos meses, especialmente se os problemas com a versão inicial forem descobertos.

O Lean Six Sigma pode ajudar a equipe a manter seu foco nos fatores que mais interessam aos seus clientes, e priorizar a reparação de problemas que ofereçam maior valor ao produto.

Esta é apenas outra forma de eliminar o desperdício, mas é mais específico para o setor de desenvolvimento de jogos. E com um bom domínio de metodologias e práticas lean, não só pode ser evitado, mas a empresa vai se destacar dos seus concorrentes na forma como ele lida com o suporte pós-lançamento.

Isto é especialmente verdadeiro se a empresa já planeja trabalhar em outro projeto e deve dividir seus esforços de desenvolvimento entre os dois.

Conclusão

O desenvolvimento do jogo é uma daquelas áreas em que não se espera realmente ver algo como o Lean Six Sigma aplicado e, no entanto, estamos começando a ver alguns exemplos bem-sucedidos, com mais certeza para os próximos anos. Faz sentido por múltiplos motivos, e também esperamos ver a indústria do jogo ter um impacto positivo na forma como evoluem metodologias lean e six sigma.

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