20 dicas para melhorar e acelerar seu Desenvolvimento Pessoal

Além das empresas buscarem crescimento no mercado, as pessoas também buscam o desenvolvimento pessoal como forma de melhorar suas vidas e suas carreiras.

Desenvolvimento Pessoal

Identificar os seus próprios talentos e possibilidades, buscar autoconhecimento e se tornar numa pessoa melhor é um dos principais focos.

Por outro lado, esse processo de desenvolvimento pessoal pode ser buscado e atingido em qualquer idade, fase de vida e ciclo profissional.

Se desenvolver melhor como pessoa ajuda também na saúde, na convivência e na realização de projetos.

O desenvolvimento pessoal

Muitas pessoas acham que os desenvolvimentos pessoais acontecem somente depois de realizada grandes ações e projetos. Porém,os níveis de crescimento ocorrem no dia a dia de cada pessoa, de como você utiliza o seu tempo para gerar conhecimento, maturidade e definir melhores metas para a vida.

Ou seja, ressaltamos que esse crescimento se dá com pequenas ações realizadas no dia a dia. Mesmo sendo pequenas, as ações do dia a dia são poderosas e podem fazer muita diferença no decorrer dos meses e anos.

Dicas para o seu desenvolvimento

Dar uma caminhada, perdoar mágoas recentes e antigas, aprender uma nova língua, mudar de área profissional, cursar uma segunda faculdade, evitar assuntos desagradáveis, cuidar da saúde e entre outras dicas são fundamentais para o crescimento da pessoa, não somente na área material, mas também afetiva e mental.

A seguir, relatamos vinte dicas para melhorar e acelerar o desenvolvimento pessoal de maneira resumida e direcionada para a necessidade específica de cada um.

1 – Confie nos seus instintos

Perante uma situação que foge da lógica, a pessoa pode confiar em seus instintos. Muitas vezes,  mesmo que tudo pareça dar certo, mas você sente que não vai dar, possivelmente não vai. Confie nos seus instintos e na sua percepção.

2 – Não fique no mesmo lugar

Ficar parado é muito ruim. Ninguém evolui rápido estando parado no mesmo lugar, seja na mesma empresa, escola e até na mesma escola. Caso a pessoa se sinta presa, deve achar respostas onde você está e comece a achar maneiras de movimentar a sua vida.

3 – Círculo pessoal

Tenha um círculo pessoal positivo, e o proteja. É importante que esse círculo não seja corrompido. Se você permitir que atitudes ou pessoas tóxicas passem a fazer parte das pessoas mais próximas de você é difícil de remediar posteriormente.

Saiba quem você está trazendo para o seu círculo de amizade, principalmente, sobre o tipo de amizade e energia.

4 – Equilibre negócios com criatividade

Um trabalho pesado é sempre muito ruim a longo prazo. Lembramos que um indivíduo criativo e talentoso, porém sem senso de negócios é um expressionista sem rumo.

É importante ter sonhos e criatividade, porém é necessário ter estratégias e metas para serem alcançadas.

Por outro lado, um indivíduo que atua na área de negócios mas que não tem criatividade é apenas um tijolo ou uma caixa. É importante equilibrar os dois aspectos de potencialidade.

5 – Alimente seu cérebro

Desenvolvimento Pessoal

Calma, o seu cérebro não precisa aumentar de tamanho, mas de capacidade. É indicado ler jornais, bons livros e acessar bons sites e não ficar refém somente das timelines de redes sociais.

6 – Durma bem e na quantidade ideal

É preciso respeitar o cansaço e os ciclos de seu corpo. Geralmente, quando a pessoa está animada e realizando o progresso em um determinado projeto, ela passa a dormir menos por alguns dias.

Com o passar das semanas, ela pode ficar  esgotada ou doente, sendo importante se acalmar e dormir mais por alguns dias

7 – Aprecie as situações

É importante apreciar as pessoas, o trabalho realizado, os projetos e tudo de bom que o cerca. Procure apreciar tudo o que for possível incluindo os entes queridos, os amigos, o trabalho e tudo o mais.

Isso ajudará a manter aberto a receber mais e mais energia positiva.

8 – Transforme as fraquezas em pontos fortes

Sabemos que é importante ignorar as áreas nas quais você é ruim e valorizar as áreas nas quais você é boa. Por outro lado, trabalhar os pontos negativos em vocês e transformá-los em pontos de força ou de superação poderá ser bom para a evolução.

9 – Escolha uma coisa e faça-a todos os dias

Para fazer bem determinada coisa ou tarefa, faça todo o dia da melhor forma possível. As pessoas que possuem fortes elementos de disciplina sabem o valor em fazer uma coisa todos os dias.

Dessa forma, não estará melhorando somente numa coisa, mas em todos os elementos que englobam a atividade. Está praticando o hábito de ter bons hábitos. E evoluindo num determinado ponto ou atividade. Encontre algo que é significativo para você e o torne uma prática diária.

10 – Encontre um mentor

Caso tenha dificuldade para se auto orientar na vida, busque um mentor. Lembramos que o mentor não deve substituir suas vontades, mas orientá-las. Ele é quem você se conecta de uma maneira mútua.

É importante que exista uma conexão segura e honesta, com valor, respeito e orientação que valha a pena.

11 – Use um diário

Seja digital ou impresso, usar um diário para escrever as impressões dos dias pode ajudar a retirar o peso emocional da vida. Portanto, no final do dia, selecione reserve dez minutos para escrever em seu diário.

Perceba  as coisas que deram certo e olhe para as coisas que você pode melhorar no próximo dia ou novo período.

12 – Evite o excesso de mídia social

Sabemos que as redes sociais se tornaram parte da vida das pessoas, porém elas podem gerar malefícios ao quadro psicológico e social das pessoas.

Além de gerar proximidades e informação, as redes sociais podem criar um clima de comparação e competições pessoais desnecessárias. Afim de evitarmos esses “atritos” e comparações com outras pessoas, é necessário sabermos administrar nossos impulsos e emoções, saiba mais em como lidar com seu chefe.

O excesso de informação também pode fazer mal para a pessoa, principalmente, quando existe a mistura de fake news com hard news.

13 – Fortaleça a leitura de livros

Lembramos que a leitura de livros é fundamental para melhorar a percepção da pessoa. Se você não está lendo um livro a cada duas semanas, ou no mínimo, a cada mês, você não está lendo o suficiente.

Dependendo do ritmo de leitura, é importante ler bastante livros, isso ajuda a exercer o cérebro e gerar mais conexão de conhecimentos.

14 – Estude mais

Independente da profissão, é importante que o ser humano estude e saiba selecionar informações.

É importante estudar a área que você já pratica. Estudar o que se gosta também é importante, mas, por outro lado, identificar novas fontes de estudos e áreas novas pode ativar o cérebro a estimular novas conexões sadias.

O estudo em si pode ter diferentes objetivos, seja para cursar e concluir uma formação profissional, para passar num concurso público ou até mesmo ocupar o tempo.

15 – Use roupas adequadas

Desenvolvimento Pessoal

Além de usar roupas adequadas para a situação e ambiente, é importante que a roupa seja adequada para si mesmo. É real querer se vestir para o sucesso.

Lembramos que uma parte do desenvolvimento de si mesmo como uma pessoa começa com a forma como você se cuida e se apresenta.

Além da roupa é fundamental se gostar e se cuidar bem.

16 – Peça orientação de amigos

Caso esteja na dúvida sobre seus próprios caminhos, pergunte aos amigos mais sinceros e confiáveis sobre seus focos e metas.

Quando a pessoa está trabalhando demais e abaixo do que consegue, ou mentindo para si mesmo, ou até mesmo se tornando uma pessoa pior em relação a si mesmo e aos outros, é fundamental saber ouvir as pessoas certas.

17 – Reserve o seu tempo

Ter um tempo para si mesmo para suas atividades profissionais e pessoais é crucial para organizar a vida e o seu interior. Quando há muitas distrações, mais difícil será para você se concentrar nas coisas mais importantes no dia a dia.

A pessoa pode assistir televisão, ir ao cinema ou conversar no telefone, mas sem permitir que outras pessoas e outras atividades sejam excessivas em suas vidas.

18 – Ouça mais música

Para pessoas que estão sempre em movimento é indicado ouvir música, rádio informativo e até mesmo podcast. Ouvir algo bom ajuda a diminuir o tédio e manter parte do cérebro em atividade cognitiva positiva.

Somente em casos que exigem alta concentração é importante manter o silêncio e o isolamento ambiental.

O gosto musical pode variar, mas evite músicas agitadas caso queira e precise encontrar tranqüilidade e concentração equilibrada.

19 – Reveja suas prioridades e meça seu progresso

É importante revisar as suas prioridades, os pontos fortes e fracos e, sobretudo, revisar o progresso.

Nem sempre o progresso pode ser revisto através de números ou de maneira lógica. Mas, reveja se os seus sentimentos melhoraram se a sua saúde mental está positiva a partir das novas atividades que elegeu para o seu dia a dia.

Há quanto tempo você está lendo, estudando e praticando exercícios? A sua vida no contexto geral melhorou depois de realizar essas atividades?

Você se tornou numa pessoa melhor depois que selecionou melhor suas amizades ou depois que começou a preservar seus melhores amigos e relacionamentos?

20 – Acredite em si mesmo

É importante acreditar em si mesmo, sem excessos claro. Ter autoestima equilibrada sem transmitir arrogância ou senso de superioridade é importante para o desenvolvimento pessoal.

A pessoa precisa valorizar a si mesma para depois ter a capacidade de valorizar os outros e as diferentes situações.

O desenvolvimento individual e coletivo

Desenvolvimento Pessoal

Lembramos que quando as pessoas se desenvolvem individualmente, elas conseguem lidar com situações coletivas e formar um processo de evolução coletivo também.

Nos relacionamentos pessoais, familiares e sociais, por exemplo, é comum acontecer problemas na família, no casamento, com os filhos ou no trabalho.

Essas situações podem gerar brigas, raiva, ressentimento, mágoas e culpa. Podendo criar um peso negativo que você carrega por toda a vida e impede o seu desenvolvimento.

Nessas situações é importante lidar com o perdão, reconhecendo seus próprios erros e os dos outros. E como consequência, elevar seu desenvolvimento pessoal.

Selecione os melhores conhecimentos

Quando falamos em ler bastante, não queremos que escolha qualquer livro para qualquer situação. Afinal, se você procura um bom livro de auto ajuda, não adianta escolher um livro de negócios.

Além de ser uma necessidade, a leitura também é um hobby. A leitura  é um estímulo ao nosso cérebro e à nossa imaginação.

A leitura promove o autoconhecimento, a compreensão que pode criar novos estímulos, conhecimentos e conexões de aprendizado.

Proporciona a autorreflexão, geração de ideias e maturidade de raciocínio.

Ajuda no desenvolvimento pessoal e intelectual, mantendo o cérebro ativo e sempre jovem.

Reveja os objetivos

Os objetivos traçados no ano passado, foram atingidos? Eles ainda podem ser atingidos neste ano, ou precisam ser revistos e renovados?

É importante estabelecer metas para serem alcançadas. Por outro lado, é importante entender que esses objetivos não podem ser projetados a partir de um impulso passageiro, mas de uma necessidade.

Escolha as melhores metas, os melhores caminhos e as melhores decisões. As suas decisões devem ser tomadas apenas depois que você trabalha seus limites, conflitos e traumas internos, isso ajuda a renovar a perspectiva.

Não adie decisões positivas

É importante não adiar decisões importantes como ir ao médico, realizar caminhadas e exercícios, começar o curso de inglês e, entre outras decisões que não podem ser adiadas para o desenvolvimento pessoal.

Sobretudo, é necessário corrigir as perspectivas mal estruturadas, isto é, ideias pré-concebidas de que o retorno do que fazemos deve ser imediato. Evite o imediatismo.

Sabemos que adiar decisões e projetos é um dos piores males modernos, servindo como uma barreira para seu avanço pessoal.

É fundamental saber superar desafios e questões que lhe desagradam de maneira altiva. As pessoas podem terá sensação de que suas vidas não vão pra frente.

Independente dos fatores externos e internos, é importante buscar um movimento positivo. O movimento ativa o desenvolvimento, melhora o relacionamento e aproxima boas ideias.

Conclusão

Neste artigo buscamos apresentar as principais dicas para a pessoa encontrar o caminho do crescimento em sua vida. Por outro lado, cada um pode encontrar outras caminhos conforme as suas necessidades e desejos internos a favor de sua saúde e desenvolvimento pessoal.

Aprenda o que é Plano de Comunicação:

Desenvolvimento Pessoal

0

Desenvolvimento Pessoal

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.